Menu

PT do Acre vai votar pelo fim da pensão para ex-governador

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tirando dois bodes da sala
As saídas do Jamil Asfury da direção da SEHAB e do Glenilson Figueiredo, o Nil, da SEAPROF não são uma simples arrumação no primeiro escalão, como foi passado nos textos oficiais. Com uma só lambada o governador Tião Viana está tirando dois bodes da sua sala. O Jamil, por estar altamente desgastado com o escândalo da venda de casas no programa “Minha casa, minha Vida”, que explodiu na sua gestão e contaminava o governo. E o Nil por não ter dado conta de tocar com sucesso a SEAPROF, que se mostrou grande demais para a sua competência. No seu lugar entrará o deputado Lourival Marques, que geriu com sucesso o órgão. Pesou também o fato da SEAPROF ser uma das poucas secretarias a ter verba garantida  e o governador quer que o valor seja administrado pelo ex-secretário Lourival. E com a saída do Jamil Asfury da SEHAB, o governador quer ver se recupera a credibilidade do órgão junto à opinião pública e aos cadastrados para ganhar casas no programas, descrentes depois dos últimos episódios. Foram os reais motivos. São motivos óbvios, ou então não haveria razões para as mudanças. Nada como dois bodes distantes.


Bem mais desativada
Mas, mesmo a SEAPRO tendo recursos garantidos, Lourival Marques não terá os mesmos valores que manuseava no primeiro mandato do Tião Viana, como, por exemplo, no programa de açudes. Hoje a SEAPROF está quase limitada a entregar mudas, bem mais desativada neste segundo mandato, fruto da crise econômica da Dilma, da qual o Estado não escapou.


A arrogância na porta
Jamil Asfury (PDT) volta a ocupar uma cadeira de deputado estadual, com o afastamento do titular, o deputado Lourival Marques (PT). Jamil vai acrescentar em qualidade nos debates do plenário. Nesse seu retorno poderia aproveitar e deixar a arrogância fora dos muros da Aleac. E também chega mais fraco para o embate com a oposição, porque tem um flanco aberto.


Começar explicando o rolo
A nova titular da SEHAB, Janaina Dourado, poderia começar explicando para a opinião pública a distribuição de cinco casas do programa habitacional para cinco pessoas da mesma família, denunciado pelo MPE, e que soa estranho, muito estranho, neste mar de incertezas. Certo, secretária Janaina?


Calado por resposta
Não pode chegar no cargo dando o calado por resposta para o caso denunciado pelo MPE.


Tião Viana fica fora
O presidente do PT, Ermício Sena, garantiu ontem à coluna que o PT vai votar a favor em plenário do projeto do deputado Gehlen Diniz (PP), que acaba com as pensões para ex-governadores. Só irá atingir os governadores que vierem assumir depois da aprovação. A pensão do governador Tião Viana fica mantida, por ter direito adquirido no primeiro mandato.


PT se redimindo
No governo Orleir Cameli, um de seus primeiros atos foi acabar com o pagamento de pensão aos ex-governadores. Jorge Viana assumiu e fez retornar a legalidade dos pagamentos.


Pauta positiva
Um dirigente do PT explicou ontem porque o partido vai votar a favor do fim das pensões para ex-governadores: “estamos tão em baixa, que temos de criar uma pauta positiva”.


Definição do STF
Quanto às pensões que são pagas hoje aos ex-governadores serão mantidas e quem deve decidir sobre a legalidade dos pagamentos será o STF, que já tem posição contrária ao benefício. Em vários Estados este tipo pensão deixou de existir por uma decisão do STF.


Zezé Gouveia nas mãos de Deus
Trabalhamos juntos no governo estadual como secretários. Foi uma das figuras mais competentes com as quais trabalhei. À primeira vista parecia ter empáfia, mas, ao contrário, era um grande piadista. Um bom companheiro! Coração grande! Como defeito ser flamenguista.  Que Deus conforte ao seu irmão querido Gouveião, de quem era inseparável, e toda sua família. Zezé Gouveia está nas mãos de Deus. Segura/nas/mãos/de Deus/ segura…..


Cabo-eleitoral forte
Rodrigo Forneck (PT) terá um cabo eleitoral forte na disputa para vereador de Rio Branco, o irmão e vereador Gabriel Forneck, que será o coordenador da campanha de reeleição do prefeito Marcus Alexandre. Aliás, boa parte da chapa petista é muito forte.


Bocalon não é empecilho
O ex-prefeito Tião Bocalon (DEM), que estava ontem pela Aleac, disse não ser empecilho a que a oposição tenha um único candidato à PRB. Nega que os partidos já tenham se reunido para discutir e bater o martelo a este respeito. E por isso não há como tirar agora sua candidatura.


Esta é a questão
O que vai pegar quando todos sentarem à mesa para conversar é que o PMDB quer chegar de prato feito, na base de que só discute o rabo da chapa para a PMRB, porque não abre mão da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) na cabeça. Aí não passa a ser discussão, mas imposição.


Erro brutal
Os dirigentes do PMDB cometem um erro brutal ao pensar que isolados podem derrotar o prefeito Marcus Alexandre, devido o péssimo momento político do PT. O PT está com a imagem na lama, mas o Marcus hoje tem luz própria, sua imagem não está tão colada ao PT.


Jonas lima
A depender do deputado Daniel Zen (PT) o novo líder do partido na Aleac será o deputado Jonas Lima (PT), o decano petista no parlamento. A outra opção seria a deputada Leila Galvão (PT), que está no primeiro mandato e não tem restrição à escolha de Jonas.


Solidariedade geral
Todos os discursos de ontem na Assembléia Legislativa registraram solidariedade contra os ataques sofridos pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB), por um ativo militante petista.


Alguém entende?
O que não dá para entender é que a Delegacia da Mulher não abre BO para registro de crime contra a honra, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) teve que fazer registro dos ataques que sofreu em outra delegacia. É um fato que causa muita estranheza.


Tão aguerrido como antes
O prefeito Marcus Alexandre explicou que o ponto facultativo decretado na prefeitura para a próxima sexta-feira é uma contenção de gastos, mas que não atinge o seu gabinete, que estará funcionando. Nega que esteja cansado e diz estar mais presente do que nunca nos bairros, e como sempre, chegando cedo.


Cena que poderia ser evitada
A cena de ontem de famílias que estavam acampadas na porta da Aleac, que dependem do aluguel social, foi deprimente. Não se sabe por que não ganharam casas pela SEHAB.


Atravessar a nado
Os dois motores da balsa sobre o Rio Acre que liga o bairro Sibéria ao centro de Xapuri estão pifados e o DERACRE não consertou. E para agravar, a balsa precisa de reparo. Ou os moradores usam canoas ou atravessam a nado. A denúncia é do deputado Antonio Pedro (DEM).


Apostando que a toinha gela
O deputado Gehlen Diniz (PP) está certo que a oposição terá no ex-deputado Mazinho Serafim (PMDB) o único candidato a prefeito de Sena Madureira pela oposição. Acha que assim que a candidatura do Mazinho estiver na rua; a candidata do PSDB, Toinha Vieira, sairá do páreo.


Não sei de onde tirou isso
Não consigo vislumbrar de onde é que o deputado Gehlen Diniz (PP) tirou que a candidata do PSDB, Toinha Vieira, irá correr da raia da disputa da prefeitura de Sena Madureira. Não apostaria muito nesta hipótese. Se o Gehelen não tivesse sadio, diria ser delírio de malária.


Distância grande
Que existe uma prática de setores do PT de tentar desmoralizar os adversários isso é real. Assim como não foi ético o ataque à deputada Eliane Sinhasique (PMDB) não é ético colocar o mínimo grau de responsabilidade no prefeito Marcus Alexandre. São fatos distantes.


De baixaria o povo quer distância
As figuras que cercam os candidatos a cargos majoritários têm que entender que não ganha eleição majoritária quem pratica mais baixaria durante a campanha, isso faz é tirar votos.


O que houve, gemil?
A UPA de Cruzeiro do Sul está com suas obras paradas há 3 anos. Era para ter sido concluída em 2013. E ninguém dá uma explicação. Com a palavra, o secretário de Saúde, Gemil Junior.


Quebrados, mas arrotando grandeza
As prefeituras de Epitaciolândia e Brasiléia estão quebradas, não há dinheiro para investimentos nas duas cidades. Não se entende como o prefeito Everaldo Gomes gasta dinheiro com carnaval fora de época e o prefeito André Hassem com a Expolândia.


A gula não deixa
Quem conhece muito bem o campo político de Brasiléia revelou à coluna que não será fácil o ex-vereador Manoel Prete (PSDB) ser o candidato único da oposição a prefeito e dá uma razão forte: “a gula do Aldemir Lopes para continuar mandando na prefeitura não deixa”.


Barbeiradas, mas acertos
O governo Michel Temer cometeu neste início algumas barbeiradas periféricas, mas tudo está a indicar que no principal, a equipe econômica, acertou em cheio, tanto é que só sofre críticas ideológicas. Henrique Meireles era o sonho de consumo do ex-presidente Lula para ser o ministro da economia da Dilma, mas ela preferiu colocar um bando de trapalhões, que levaram o Brasil à falência. Se Meireles – os mercados já reagem favoravelmente – conseguir com o ajuste fiscal ir começando a colocar o Brasil nos trilhos, se torna mais remota a chance da Dilma de voltar ao Planalto, onde não era nem para ter entrado.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.