Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ex-prefeitos enrolados tentam driblar os processos judiciais e lançam novas pré-candidaturas

enrolados_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


As eleições municipais se avizinham e trazem de volta às urnas políticos acusados de improbidade administrativa, desvios de verbas públicas e até mesmo personagens que já foram condenados por corrupção pelos órgãos de controle, além de possuírem várias ações em tramitação no judiciário estadual. No interior do Acre, dois nomes chamam atenção por suas pretensões em voltar a um cargo executivo, como é o caso do ex-prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Vagner Santana Amorim (o Deda) e o ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal. Os dois ficaram conhecidos pelo número de processos que acumularam quando ocuparam cargos na gestão municipal num passando recente.

Anúncios


Francisco Deda e Nilson Areal protagonizaram diversos escândalos, os processos vão de dano ao erário, improbidade administrativa a enriquecimento ilícito. Um velho conhecido da Justiça que, mais uma vez, pede votos não em Rodrigues Alves, mas desta vez em Mâncio Lima, é Francisco Deda, ele lançou sua pré-candidatura no dia 23 de abril. Na sua rede particular de escândalos, o ex-prefeito tem condenações como a que aconteceu em 2014, quando o TJ Acre decidiu que ele teria que ressarcir ao erário de Rodrigues Alves no valor de R$ 1.497.029,71 mi. Em 2012, Deda foi condenado a 13 anos de prisão pela juíza de Direito, Admárcia Machado, por se apropriar de 50 caixas de leite em pó.


Nilson Areal não mudou de município para tentar ser prefeito novamente. Ele quer voltar ao poder na prefeitura de Sena Madureira, onde teve o mandato cassado por um período, voltando ao cargo e fazendo uma administração conturbada. Em 2013, a juíza da Vara Criminal de Sena Madureira, Zenice Mota, expediu o pedido de prisão preventiva contra o ex-prefeito do município, Nilson Areal. O pedido de prisão foi solicitado pela magistrada tendo em vista os indícios de autoria de improbidade administrativa e fiscal referentes aos 2 mandatos como prefeito (2005-2008 e 2009-2012). Areal também é réu em diversos processos que tramitam no Tribunal de Justiça do Acre.


Nos bastidores políticos de Sena Madureira, algumas pessoas afirmam que o passatempo favorito de Nilson Areal é a competição particular que ele estaria fazendo com a pré-candidata Charlene Lima (PV), uma forte concorrente nas eleições deste ano. As fontes do blog informam que ele “tem um recalque inexplicável com a candidata bonitona”. Já a publicitária acredita que é vítima de preconceito por ser uma mulher bem sucedida. Deixando a competição e os recalques de lado, o eleitor precisa observar quem tem uma trajetória limpa, antes de votar. A mesa dica repasso aos eleitores de Mâncio Lima para pesquisarem o passado dos postulantes ao cargo de prefeito.


Prefeitos realizam concursos e participam como candidatos


doutores_01
Anotem o que vou dedilhar meus três leitores: a esperteza, quando é demais, acaba engolindo o esperto. Em dois municípios do Acre, dois gestores municipais realizaram concursos públicos e concorreram como candidatos. Em Plácido de Castro, o prefeito Roney Firmino (PR) não só se inscreveu como também a esposa. Em Tarauacá, o prefeito Rodrigo Damasceno (PT) repetiu o ato e entrou na disputa por uma das vagas do concurso públicos que teria como objetivo contratar servidores para o município. E o princípio de impessoalidade que diz que a administração deve manter-se numa posição neutra foi deixado em segundo plano. Será que os concursos estariam funcionando como um seguro desemprego vitalício para os prefeitos quando deixarem os cargos?


Campanha pela criação da Bolsa artista


artista_01
O chororô é grande entres os artistas que reclamam da extinção do Ministério da Cultura no governo de Michel Temer (PMDB). Os artistas que se beneficiavam com os milhões de reais que os governos no PT colocavam em suas mãos, através da Lei Rouanet, estão inconsoláveis. Os intérpretes que receberam gordas quantias para seus projetos culturais e chegaram a assumir campanhas de defesa de Dilma Rousseff (PT) nas redes sociais e programas de TV, como Vagner Moura, agora dizem que não terão mais como difundir a cultura brasileira no exterior. Compadecido com este pobres trabalhadores que estarão mais distante de Paris, este blogueiro vai lançar a campanha pela criação da Bolsa Artista, um benefício para custeio de suas viagens e passeios fora do país.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido