Menu

Planeta Mercúrio poderá ser visto passando em frente ao Sol nesta segunda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O planeta Mercúrio será visto, a olho nu, passando em frente ao Sol, durante toda a manhã e parte da tarde desta segunda-feira, (9).


O fenômeno é como se fosse um pequeno eclipse do Sol. Durante mais de 7h, o planeta Mercúrio estará na frente do Sol. Será visto como uma bolinha preta cruzando o Sol no sentido quase horizontal para um observador situado no Acre, em Rondônia e no Amazonas, pois nessa região, a visibilidade será melhor pela parte da manhã.

Publicidade

Todo o Brasil poderá ver tal fenômeno que é chamado de trânsito de Mercúrio, ou seja, o planeta vai transitar na frente do Sol para os observadores da Terra.


Pelo horário de Rio Branco, segundo o site O Tempo Aqui, o planeta começará a cruzar o Sol, às 6h 12min, e sairá da sua frente, às 13h 43min. Por volta das 10h, ele estará no meio do caminho, ou seja, será visto quase no centro do Sol, porém um pouquinho abaixo.


No entanto, jamais olhe diretamente para o Sol, pois a claridade extrema poderá lhe causar prejuízos irreparáveis à sua vista. Observe o fenômeno utilizando proteção escura adequada, que escureça bastante o brilho do Sol, mas não deixe de ver esse fenômeno imperdível no céu de todo o Brasil.​


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido