Menu

Hemoacre esclarece mitos sobre doação para quem tem tatuagem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) está realizando captação de sangue durante as quartas e sextas-feiras, de 8 às 12 horas, em sua unidade móvel, na Rua Marechal Deodoro, centro de Rio Branco.


No local, os servidores esclarecem o mito de que pessoas com tatuagem não podem doar sangue. Segundo a enfermeira Quesia Nogueira, as pessoas com tatuagem podem doar sangue, de acordo com portaria do Ministério da Saúde (nº 2.712, de 12 de novembro de 2013), após 12 meses do procedimento.

Publicidade

O Hemoacre faz ainda uma verificação do local onde foi feita a tatuagem, para checar se está de acordo com as normas de esterilização.


“A tatuagem em si não altera em nada o organismo, mas é preciso verificar se a pessoa não adquiriu alguma doença infectocontagiosa que só aparece após certo período”, esclarece a enfermeira.


De acordo com a portaria, as pessoas que fizeram maquiagem definitiva ou colocaram piercing também devem aguardar por um ano para doar sangue.


A equipe responsável pela captação aproveita a ocasião para esclarecer outras dúvidas com relação aos impedimentos para doação.


Entre as causas que impossibilitam o procedimento está o fato de o interessado não ter feito um repouso satisfatório, estar estressado ou de jejum prolongado ou haver contraído hepatite depois dos 11 anos de idade


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido