Conecte-se agora

Marcus Viana percorre ramais de Rio Branco para debater melhorias

Publicado

em

????????????????????????????????????

O prefeito Marcus Viana percorreu nesta sexta-feira, 6, mais de 80 quilômetros de ramais nos projetos de assentamento Benfica, Moreno Maia e Barro Alto para avaliar a situação dos corredores de escoamento de produção e acessos às escolas dessas comunidades. Em reunião com moradores dessas comunidades, o prefeito avaliou as atuais demandas e apresentou respostas às questões mais urgentes, como a cessão de máquinas para avançar na mecanização agrícola, piçarramento e melhoria de ramais, atendimento médico e transporte escolar.

Os secretários Jorge Fadell, Agricultura e Manoel Lima, de Articulação Comunitária e Social, acompanharam o prefeito juntamente com a secretária-adjunta de Saúde, Jesuíta Arruda, e a coordenadora de Saúde Rural da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) Rosangela Farias. Técnicos do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE) também estiveram presentes às reuniões realizadas entre prefeito e produtores rurais. Lideranças comunitárias da região, como Francisco Belo, o Piaba, morador da Vila Benfica e produtor no Moreno Maia.

No Moreno Maia, a reunião ocorreu na casa de farinha da Associação Paralelo de Produtores Rurais, localizada na confluência dos ramais Mariana e Paralelo. O presidente da associação, José Any, recebeu o prefeito e apresentou as demandas locais, muito mais relacionadas à melhoria de ramais, atendimento médico e transporte escolar. A secretária-adjunta da SEMSA, Jesuíta Arruda, anunciou um mutirão de saúde para o dia 12 de junho com a presença de médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais. O mutirão será realizado na Escola Capatará com distribuição de medicamentos aviados pelos médicos.

????????????????????????????????????

O secretário Jorge Fadell anunciou o envio de um trator de pneu para ajudar na aradagem de terras que estão preparadas para esse serviço. O trabalho do trator será coordenado pela associação de produtores. “O prefeito prometeu que viria até aqui e veio. Isso para nós é muito importante”, disse José Any.

Do Moreno Maia o prefeito seguiu para o Barro Alto, onde almoçou e reuniu-se com moradores e produtores da comunidade Cajazeira, localizada às margens do Riozinho do Rôla. O presidente da Associação Deus é Por Nós, Dário Gomes, apresentou as demandas levadas até ele pelos produtores, como melhoria da ponte do Andirá, recuperação de ramais, transporte de estudantes, e reorganização do atendimento em saúde na USF local. Atualmente, devido à oscilação da energia elétrica, não há como instalar condicionador de ar na USF, o que impede o armazenamento de vários tipos de remédios. Na reunião definiu-se que medicamentos básicos que não necessitem de determinadas temperaturas para se manterem válidos vão estar sempre disponíveis –a exemplo analgésicos, bastante procurados pelos moradores. O atendimento médico se mantém ás quintas-feiras. Na próxima quinta, a SEMSA levará à USF do Cajazeira um ginecologista.

O transporte estudantil, segundo garantiu o diretor de Transporte e Logística da SEE, Mário Reis, será normalizado em breve com a conclusão do pregão aberto pelo Governo do Estado para contratar transportadores para o Barro Alto. O DERACRE também garantiu que no próximo mês intensifica a presença de homens e máquinas para melhorar ramais da região. “Viemos ouvir as comunidades e apresentar um plano de trabalho para o verão”, disse Marcus.

Anúncios

Acre 01

Após pesquisa, prefeituráveis ressaltam que a campanha está apenas começando

Publicado

em

A divulgação da pesquisa de intenção de votos do Instituto Real Time Big Data, contratado pela TV Gazeta, foi o principal assunto das rodas políticas na capital. Com os números postos, os candidatos a prefeitura de Rio Branco comentaram o levantamento registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre que na simulação estimulada coloca Minoru Kinpara (PSDB), Socorro Neri (PSB) e Roberto Duarte (MDB) empatados tecnicamente.

Na frente nas intenções de voto da pesquisa com 23%, o ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara (PSDB) se disse feliz com o resultado. “Fiquei muito feliz com o resultado da pesquisa e lutarei com todas as minhas forças para honrar e dignificar a confiança da nossa população se for eleito prefeito. irei cuidar da nossa cidade e da nossa gente”.

Na segunda colocação com 20%, mas empatada tecnicamente com o candidato tucano, Socorro afirmou que o estudo retrata um momento. “Uma pesquisa retrata um momento. Estamos no começo da campanha e a pesquisa é positiva. Recebo os resultados com tranquilidade e gratidão”.

Apontado como o terceiro colocado com 16%, o emedebista Roberto Duarte diz que não briga com números. “Eu sempre disse que eu não brigo com números. Eu fico contente sobre essa pesquisa. Nós estamos em crescimento desde o início da nossa pré-campanha e eu acredito que agora na campanha nós vamos crescer muito mais porque a população está entendendo que nós somos a verdadeira mudança”.

Na quarta posição, com 9%, Bocalom foi mais ácido no comentário afirmando que só podia rir do levantamento e relembrou que já foi vítima de pesquisa. “A impressão que eu tenho dessa pesquisa é rir. Como eu já fui vítima de pesquisas muitas vezes, quem não se lembra em 2010, no sábado o IBOPE colocou o Tião Viana com 63% e eu com 37%. E o que que deu? Quando abriu as urnas deu 49,5% para o Bocalom. Ai quando foi em 2012, ai colocaram o Marcus Alexandre com 57% e o Tião Bocalom com 43%. Quando abriu as urnas, deu 49,5% de novo. Essas pesquisas na verdade não tem nenhuma credibilidade. A pesquisa que eu gosto é a pesquisa de rua, quando eu saio na rua, eu sinto isso. Eu ouço as pessoas, até os candidatos a vereadores de Rio Branco falam para gente que o nosso nome é o melhor nome”.

Na quinta colocação, com apenas 3%, Zen diz que respeita a pesquisa e enfatiza que a campanha iniciou agora. “Respeito a pesquisa. Não brigo com ela. A campanha começou agora. E nós vamos seguir fazendo uma campanha alegre, defendendo nossas ideias, junto dos moradores da nossa Rio Branco. No final, vai valer a vontade do povo, que para mim é soberana”.

Na penúltima colocação com 2%, o candidato do PSC, Jamyl Asfury, afirmou que a pesquisa não condiz com a realidade, mas que respeita o resultado. “Nós respeitamos qualquer decisão que seja do TRE e se essa pesquisa foi homologada por lá então tudo bem. Agora o que nós estamos vendo na rua é outra coisa. Os nomes que aparecem da pessoa que assumiu a dianteira, quando nós vamos para o dia a dia, olhando, falando com as pessoas, isso é bem diferente, mas o que vale para nós agora é caminhar, conversar com as pessoas. Deus tem nos abençoado muito, novas lideranças tem aderido a nossa proposta de mudança aqui para a cidade de Rio Branco. Eu tenho dito que quero ser prefeito para que Deus governo através da minha vida e é isso que nós temos feito”.

A reportagem tentou durante toda a tarde falar com o candidato Jarbas Soster, que aparece na pesquisa com apenas 1%, mas não obteve retorno da assessoria.

A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 800 pessoas e foi realizada no período de 23 a 25 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre sob o número: AC-03815/2020.

Continuar lendo

Acre 01

Ventania derruba três árvores em rua, carro, padaria e deixa nove em situação de risco

Publicado

em

A chuva e o vento forte que atingiu a capital acreana na tarde desta terça-feira, 29, derrubou ao menos três árvores e deixou outras 9 árvores em situação de risco a moradores. A informação é do Corpo de Bombeiros do Acre, que até às 15h40 recebeu nove acionamentos para vistorias de árvores em possível situação de risco e três acionamentos para corte de árvores que caíram devido à ventania.

Ninguém ficou ferido nas ocorrências. Em Rio Branco, o vento derrubou uma árvore sobre um carro no bairro Vila Ivonete, próximo ao horto Florestal. Outra atingiu uma padaria no bairro Irineu Serra. A terceira caiu no meio da rua, Loteamento Novo Horizonte.

O Corpo de Bombeiros garantiu que as equipes acionadas foram prontamente deslocadas para os locais das ocorrências.

Continuar lendo

Acre

Dos 7 candidatos a prefeitura de Rio Branco, somente dois são acreanos

Publicado

em

Com a definição das candidaturas a prefeito de Rio Branco, muitos eleitores perguntam sobre a origem dos 7 candidatos postos na disputa. O ac24horas fez um levantamento que mostra que do montante apenas dois são “acreanos do Pé Rachado”, ou seja, nasceram e se criaram no Estado.

Candidata a reeleição, Socorro Neri (PSB), que conta com apoio do governador Gladson Cameli é uma das acreana legítimas. Nascida em Tarauacá, ela que tem 54 anos faz parte de uma das famílias mais tradicionais da região.

Outro que também é acreano da gema é o deputado estadual Daniel Zen (PT), 40 anos. Natural de Rio Branco, o advogado e professor universitário milita no Partido dos Trabalhadores desde criança.

Além dos acreanos, dois candidatos tem origem no Estado do Paraná. Trata-se de Tião Bocalom, 67 anos, (Progressistas) que é natural de Bela Vista do Paraíso (PR) e o empresário Jarbas Soster, 50 anos, que nasceu em Alto do Piquiri (PR).

Nascido no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Roberto Duarte, 51 anos, candidato pelo MDB, é natural de Porto Alegre. Já o policial federal, pastor e engenheiro Jamyl Asfury de 47 anos nasceu na cidade de Parnaíba, no Piauí.

Já o professor e ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara, 51 anos, é de origem japonesa, mas nasceu em Itapaci, no interior de Goiás.

Continuar lendo

Acre 01

Ministro garante que DNIT já está elaborando projeto da ligação da BR-364 com o Peru

Publicado

em

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, garantiu nesta sexta-feira, 25, na cidade de Cruzeiro do Sul, que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já está elaborando o projeto básico da construção do trecho da rodovia que vai ligar o Brasil ao Peru, dando continuidade da BR-364 via Parque Nacional da Serra do Divisor. O anúncio foi feito durante o II Encontro Brasil/Peru – Avanços na Integração na tarde de hoje, no Sesc, onde a imprensa teve acesso restrito.

Além de Marinho, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também esteve no evento e assegurou a políticos e empresários locais que o Itamaraty também passará atuar junto ao governo peruano para acelerar a integração.

O senador Márcio Bittar, relator do Orçamento da União para 2021, apresentou um vídeo do DNIT sobre a elaboração do projeto executivo da obra da rodovia para licitar ainda este ano. Com relação à ponte da travessia sobre o Rio Juruá entre a BR-364 e Rodrigues Alves, Bittar assegurou que o governo do Estado está concluindo o projeto para licitar e incluir no orçamento da União do próximo ano.

“Eu sou o relator do Orçamento e vice-líder do presidente Bolsonaro no Congresso. Então não há a menor chance do Orçamento ser
aprovado sem o recurso da rodovia estar incluído”, assegurou o senador lamentando que o governo central peruano esteja agora criando dificuldades do ponto de vista ambiental para a aprovação da obra da estrada. “Temos inimigos do progresso no Brasil e no Peru. Do ponto de vista econômico, temos que estar virados para o oceano Pacífico e não para o Atlântico”, citou.

Sobre a ligação com Pucallpa, o governador Gladson Cameli disse que ficou surpreso com a celeridade do trâmite de projetos e andamentos. “Essa é a vantagem do governo Bolsonaro. Quando dá, dá, não tem enrolação. Agora vamos nos preparar para esse desenvolvimento que virá”.

A preparação da indústria e comércios locais para a ligação com o país vizinho e o restante do mundo via pacífico, lembrou o vice-governador Major Rocha, está bem adiantada por parte de instituições, como o Sebrae e Federação das Indústrias (FIEAC). “Essas instituições então dando suporte técnico para as empresas estarem aptas para aproveitar o novo momento que virá”.

Duplicação da AC-405 e melhoria da AC-407

Outro anuncio feito em Cruzeiro do Sul foi de recursos da ordem de R$ 45 milhões para a duplicação das rodovias estaduais, incluindo a AC-405, que liga Cruzeiro ao aeroporto. R$ 15 milhões foram garantidos por emenda do senador Márcio Bittar. “Essa obra é importante para os cruzeirenses, que já têm um lindo aeroporto”.

Cameli explica que o governo já tem R$ 40 milhões para duplicar a estrada até o aeroporto. E os R$ 15 milhões de Bittar serão empregados na duplicação até Mâncio Lima e para melhorias na AC- 407 até Rodrigues Alves.

Fazem parte da comitiva os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, senadores Márcio Bittar, Sérgio Petecão, deputados federais Mara Rocha e Alan Rick, presidente da FIEAC, Adriano Silva, presidente da Assembleia legislativa, Nicolau Junior e deputado estadual, Luís Gonzaga.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues, destaca que os cruzeirenses que cresceram ouvindo falar dessa integração “agora estão vendo tudo se tornar realidade e estamos todos muito felizes”, concluiu.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas