Menu

Marcus Viana percorre ramais de Rio Branco para debater melhorias

????????????????????????????????????
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

????????????????????????????????????


O prefeito Marcus Viana percorreu nesta sexta-feira, 6, mais de 80 quilômetros de ramais nos projetos de assentamento Benfica, Moreno Maia e Barro Alto para avaliar a situação dos corredores de escoamento de produção e acessos às escolas dessas comunidades. Em reunião com moradores dessas comunidades, o prefeito avaliou as atuais demandas e apresentou respostas às questões mais urgentes, como a cessão de máquinas para avançar na mecanização agrícola, piçarramento e melhoria de ramais, atendimento médico e transporte escolar.

Publicidade

Os secretários Jorge Fadell, Agricultura e Manoel Lima, de Articulação Comunitária e Social, acompanharam o prefeito juntamente com a secretária-adjunta de Saúde, Jesuíta Arruda, e a coordenadora de Saúde Rural da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) Rosangela Farias. Técnicos do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Acre (DERACRE) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE) também estiveram presentes às reuniões realizadas entre prefeito e produtores rurais. Lideranças comunitárias da região, como Francisco Belo, o Piaba, morador da Vila Benfica e produtor no Moreno Maia.


No Moreno Maia, a reunião ocorreu na casa de farinha da Associação Paralelo de Produtores Rurais, localizada na confluência dos ramais Mariana e Paralelo. O presidente da associação, José Any, recebeu o prefeito e apresentou as demandas locais, muito mais relacionadas à melhoria de ramais, atendimento médico e transporte escolar. A secretária-adjunta da SEMSA, Jesuíta Arruda, anunciou um mutirão de saúde para o dia 12 de junho com a presença de médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais. O mutirão será realizado na Escola Capatará com distribuição de medicamentos aviados pelos médicos.


????????????????????????????????????


O secretário Jorge Fadell anunciou o envio de um trator de pneu para ajudar na aradagem de terras que estão preparadas para esse serviço. O trabalho do trator será coordenado pela associação de produtores. “O prefeito prometeu que viria até aqui e veio. Isso para nós é muito importante”, disse José Any.


Do Moreno Maia o prefeito seguiu para o Barro Alto, onde almoçou e reuniu-se com moradores e produtores da comunidade Cajazeira, localizada às margens do Riozinho do Rôla. O presidente da Associação Deus é Por Nós, Dário Gomes, apresentou as demandas levadas até ele pelos produtores, como melhoria da ponte do Andirá, recuperação de ramais, transporte de estudantes, e reorganização do atendimento em saúde na USF local. Atualmente, devido à oscilação da energia elétrica, não há como instalar condicionador de ar na USF, o que impede o armazenamento de vários tipos de remédios. Na reunião definiu-se que medicamentos básicos que não necessitem de determinadas temperaturas para se manterem válidos vão estar sempre disponíveis –a exemplo analgésicos, bastante procurados pelos moradores. O atendimento médico se mantém ás quintas-feiras. Na próxima quinta, a SEMSA levará à USF do Cajazeira um ginecologista.


O transporte estudantil, segundo garantiu o diretor de Transporte e Logística da SEE, Mário Reis, será normalizado em breve com a conclusão do pregão aberto pelo Governo do Estado para contratar transportadores para o Barro Alto. O DERACRE também garantiu que no próximo mês intensifica a presença de homens e máquinas para melhorar ramais da região. “Viemos ouvir as comunidades e apresentar um plano de trabalho para o verão”, disse Marcus.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido