Conecte-se agora

Centro de Atendimento ao Turista, antigo Bar Municipal, vira “casa” para moradores de rua no centro

Publicado

em

90ccf9bc-435b-4468-aff1-46ddd1db4e36Fechado há meses para reforma, o Centro de Atendimento ao Turista instalado no antigo Bar Municipal, na Praça Povos da Floresta, no centro de Rio Branco, foi transformado em “casa” de moradores de rua.

57977d0e-cbc8-4f28-9a35-51686ca26124Dois adolescentes, um de 17 e outro de 14, ambos usuários de drogas, comem e dormem no local há dois meses. No local há lençóis e até uma rede. Foi o que constatou nesta quinta-feira, 05, a reportagem de ac24horas.

À reportagem, eles afirmaram que tem o cadeado que dá acesso ao lugar. “Só a gente dorme aqui. Mais ninguém”, disseram.

Procurada, a secretária de Turismo do Estado, Rachel Moreira, informou que as atividades do centro de atendimento turístico foram transferidas para o Palácio Rio Branco e o Memorial dos Autonomistas. A princípio houve uma tentativa de manter a central de informações aberta, mas por falta de recurso para a contratação de serviço terceirizado o local acabou fechado.

Ela informou que não há serviço de reforma previsto para o local, ao contrário do que diz o aviso afixado na porta do prédio. A secretária também salientou que pediu ao Município a cessão de uso do espaço com a intenção de promover uma licitação com o objetivo de transformar o local em um ponto comercial nos mesmos moldes do antigo Café do Teatro.

“É um prédio da prefeitura que foi cedido pra Secretaria de Obras do Estado e era ocupado pela Secretaria de Turismo. Como nós não tínhamos dinheiro pra terceirizar o serviço no prédio nós pegamos os servidores e colocamos no Palácio Rio Branco e no museu do Memorial dos Autonomistas. Nós fizemos um pedido a prefeitura de Rio Branco pra que a gente pudesse fazer uma cessão de uso daquele espaço.”

c1fcf9ee-f5a2-4318-87a0-82344bc8eba3

Anúncios

Acre

116 mil acreanos não buscaram trabalho por causa da pandemia

Publicado

em

FOTO: GABRIEL JABUR

Os mais recentes estudos do IBGE indicam que, no Acre, a população fora da força de trabalho em setembro foi estimada em 354 mil pessoas, número que é 0,3% menor que o resultado de agosto.

Dos 354 mil fora da força de trabalho, 46,3%, ou 164 mil, gostariam de trabalhar, mas não buscou trabalho.

No entanto, o número que mais chama a atenção diz respeito ao grupo que não buscou trabalho devido à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, mas gostaria de trabalhar. São 116 mil acreanos, segundo o IBGE, que não foram atrás de trabalho temendo a Covid-19 em setembro.

No início da pesquisa, em maio, 36,2% das pessoas que, embora quisessem trabalhar não o fizeram alegaram que o principal motivo estava relacionado à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, esse percentual vem caindo mês a mês: em agosto, 34,1% das pessoas que embora quisessem trabalhar não o fizeram disseram que o principal motivo estava relacionado à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, e agora em setembro, esta proporção caiu para 32,9%.

Continuar lendo

Acre

Ponto facultativo do Dia do Servidor é transferido para sexta (30)

Publicado

em

O governo do Estado do Acre, por meio do decreto 7.043, transferiu o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público celebrado na quarta-feira, 28 de outubro, para a próxima sexta-feira, 30. A decisão é tomada conforme os termos da Lei n° 2.126/2009, que permite transferir para as sextas-feiras todos os feriados estaduais que caírem nos outros dias úteis.

Com a mudança, os servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do estado terão um feriado prolongado de quatro dias, tendo em vista que segunda-feira, 2 de novembro, é feriado nacional de Finados.

Funcionarão normalmente os serviços de atendimento nas unidades de saúde e no Hospital das Clínicas, incluídos os Serviços de Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, internação, centro cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Central de Agendamento de Cirurgias e Hospital Dia.

As demais atividades serão retomadas na próxima terça-feira, dia 3 de novembro.

Continuar lendo

Acre

Gladson volta a fazer mudanças em cargos importantes no governo

Publicado

em

O Diário Oficial desta quarta-feira, 28, mostra que o governador Gladson Cameli continua disposto a fazer mudanças em cargos importantes dentro de seu governo.

Entre nomeações e exonerações, foram 15 substituições de cargos comissionados promovidas pelo gestor. Alguns nomes ocupavam posições estratégicas dentro do governo.

Uma das mudanças é a coordenadoria da Defesa Civil Estadual. Antes ocupada pelo Tenente Coronel Edem Santos, o cargo agora vai ter a condução do Tenente Coronel Bombeiro Eudemir Bezerra.

O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) também tem uma mudança importante. Leilson Gonçalves da Costa foi exonerado do cargo de Diretor Executivo Administrativo e Financeiro. Em sua vaga, assume Luzelândio Freitas Pinheiro.

O Departamento Estadual de Água e Saneamento (DEPASA) também tem novo Diretor Executivo. Rodrigo de Aquino Meireles foi exonerado e assume Ítalo Almeida Lopes.

Outras duas mudanças importantes acontecem na Secretaria de Produção e Agronegócio (SEPA). Suhelen de Souza Alves, foi exonerada do cargo de Chefe de Departamento de Produção Familiar da secretaria e Lúcio Cezar Da Cunha foi demitido do cargo de diretor. Para ambos, não houve nomeação de substitutos.

Continuar lendo

Acre

Governo homenageia familiares de servidores mortos pela Covid-19

Publicado

em

O governador Gladson Cameli homenageou nesta terça-feira, 27, os profissionais da saúde que atuavam na linha de frente da Covid-19 e acabaram morrendo com a doença. As homenagens ocorreram no Pronto-Socorro de Rio Branco.

“Tive a honra de participar da homenagem aos servidores do Pronto-Socorro realizada nesta terça, 27, em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado dia 28”, disse o governador.

“Foi um momento de valorização dos nossos servidores da saúde, verdadeiros heróis nessa pandemia. Também foi uma manhã de muita emoção ao entregar homenagens aos familiares de profissionais da saúde que infelizmente perderam a luta contra a Covid19”, completou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas