Menu

Convênio possibilita reativação da indústria de palmitos da Bonal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um convênio de R$1,4 milhão entre o governo do Estado, comunidade e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) possibilitou a reativação da indústria de palmitos do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Bonal (PDS), em Senador Guiomard. O anúncio foi feito no último sábado pelo governador Sebastião Viana, que esteve no local cumprindo agenda junto com o secretário de Produção Familiar, Nil Figueiredo.


2ff7fa5a-a3b5-41f5-bb9b-126146959f2a

Publicidade

Aliando o trabalho comunitário, a indústria produzia de três a quatro mil potes de palmito de pupunha por dia. Trinta pessoas trabalhavam diariamente e quase todas as 208 famílias forneciam a iguaria.


O empreendimento começou na década de 1990, dois anos depois de Raimundo Alves, presidente da Cooperativa Agroextrativista Bom Destino, chegar ao Assentamento. Ele relembra os números do empreendimento e espera que agora a retomada seja ainda maior: “Esse é o primeiro passo para reerguer esse projeto, com o apoio dos governos federal e estadual. Hoje é uma festa poder ver essa nova fase da indústria. A gente estava com a produção parada, vendendo o palmito terceirizado e perdendo muito dinheiro. Com a produção sendo aqui, agregando valor, o resultado vai ser muito melhor”, diz.


Criado em 2005, o PDS Bonal tem uma produção forte também na extração do látex, que é enviado para a fábrica de preservativos Natex, de Xapuri.


409d4619-d2ef-4f07-9d28-ed91febf0ab8


Para o secretário de Produção, Nil Figueiredo, outra boa notícia é a abertura do ramal que vai facilitar o escoamento da produção.


“A abertura dos quase 30 quilômetros de ramal vai facilitar o escoamento da produção. Junto com a reativação da indústria, vai incentivar os trabalhadores rurais a voltar a produzir, fortalecendo e motivando a comunidade”, diz o secretário.


No evento, foi celebrada ainda a entrega de 12 quilômetros de melhoramento do ramal, kits com blusa e computadores para a escola – entre as quinze melhores do estado -, apoio para crédito rural, anúncio de investimentos em pequenos negócios, como costura e corte de cabelo, além da entrega de um trator, por meio da Seaprof.


“Isso é construir um ambiente de libertação econômica para as famílias da Bonal. A gente conseguiu avançar muito em quinze anos. O caminho é o trabalho. Se estivermos de mãos dadas, vamos ver todos esses trabalhadores vencer. Estamos avançando na construção da cidadania”, afirmou o governador Sebastião Viana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido