Menu

Imagem de Jamyl fica abalada com prisão de homens de confiança

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Existem pontos que precisam ser bem situados no escândalo de compra e venda de casas na “Cidade do Povo”. Foi belo e técnico o trabalho do Delegado Roberth Alencar, que chegou às prisões dos mais importantes assessores da Secretaria de Habitação. O governador Tião Viana merece ser citado positivamente porque não se limitou a mandar a abrir uma sindicância interna, mas colocou nas mãos da polícia para apurar tudo sem protecionismo. Creio na inocência do secretário Jamil Asfury, mas sua situação está abalada com a prisão de seus dois homens de extrema confiança na SEHAB. Não sei se é boa sua permanência. Nada disso tira a beleza e funcionalidade do programa “Cidade do Povo”, no aspecto social. Mas mostrou que o órgão não tinha o mínimo de organização e que o secretário não detinha o controle do programa. Outro ponto é que tudo isso acabou com a credibilidade do setor de seleção e entrega das casas. Quem não recebeu vai atribuir o fato a não ter pagado ao esquema. Este desgaste é incontrolável. Não existe outra saída a não ser uma auditoria sobre os processos de cada casa entregue. É o que penso. É o que ouço na rua.


Cartas na mesa
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) pôs mais combustível no caso. Pediu que o Delegado Roberth Alencar tome os depoimentos das pessoas que foram demitidas da Secretaria de Habitação por conhecerem o esquema de fraude, sob o regime de Delação Premiada.


Ponta do iceberg
Para a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) o que aconteceu até aqui foi a ponta do iceberg, porque há casos em que pessoas era dadas como tendo recebido uma casa, mas que na verdade eram substituídas por outras pessoas, e ficavam no cadastro como beneficiadas.


Hora de entregar o cargo
Dentro do governo há um sentimento de desconforto com a continuidade do secretário Jamil Asfury no cargo. Ontem, o deputado Gehlen Diniz (PP), que elogiou a transparência do governador Tião Viana, pediu o afastamento imediato do secretário Jamil Asfury.


Pedido de partidário
O deputado Heitor Junior (PDT), que é do mesmo partido do secretário Jamil Junior (PDT), também defendeu da tribuna o seu afastamento do cargo até a conclusão da investigação.


Depoimentos que o envolvem
A coluna tem informações de uma fonte segura que existem depoimentos dentro do processo que incriminam o secretário de Habitação, Jamil Asafury. Não sei até que ponto são os supostos depoimentos e seu grau de credibilidade, mas se for como contou a fonte, ele ficará insustentável ficar no cargo.


Pisando em ovos
A secretária de Comunicação do governo, Andrea Zilio, nega que exista em curso algum movimento de afastamento do secretário Jamil Asfury, mas a coluna tem informações que existe um desconforto grande entre setores importantes do governo com sua permanência.


Golpe de mestre
Pode-se ou não gostar do ex-prefeito Aldemir Lopes, mas é um craque em artimanhas políticas. Conseguiu limpar o caminho na oposição para ser o candidato único a prefeito de Brasiléia. É bom também não o darem como boi morto se for mesmo disputar a prefeitura.


Mistério da meia-noite
O deputado Heitor Junior (PDT) diz que não conhece ninguém que teve a sua casa assaltada e teve os seus pertences devolvidos. Aproveitou para pedir um reparo à coluna de que não elogiou o sistema de segurança, que considera falho, mas apenas a contratação de policiais.


Uma explicação ao Heitor
Deputado Heitor Junior (PDT) também não conheço ninguém que teve os pertences roubados de sua casa devolvidos. Eu tenho uma tese das galáxias para explicar: talvez, os receptadores das centenas de assaltos às residências morem em Marte, é a única explicação plausível.


Ponto de larápios
Os estacionamentos da Maternidade e do Hospital da Criança viraram ponto de larápios. Raro o carro de um funcionário dos dois órgãos que ainda não foi arrombado. Agora se revezam como vigias. Denúncia feita ontem pelo deputado Raimundinho da Saúde (PTN).


Pancada às vezes resolve
Depois de ficar com calo na língua de tanto pedir a reposição de material para a unidade de próteses da Secretaria de Saúde, o deputado Raimundinho da Saúde (PTN) foi atendido pelo secretário Gemil Junior, que abriu uma licitação de emergência para a compra do que faltava.


Metade vai para a rua
O que se ouve de reclamações de policiais civis e policiais militares virou um mantra unânime de queixas contra a chamada “Audiência de Custódia” na justiça. Dizem que mais da metade que prendem vai para a rua no outro dia e ainda saem rindo da cara dos policiais.


Mete a chave e fecha para balanço
A SEAPROF virou tema ontem nos debates na Assembléia Legislativa. O órgão foi citado como estando em total abandono em Cruzeiro do Sul, com tratores e caminhões que poderiam estar ajudando o homem do campo, quebrados se deteriorando sob sol e chuva. Nil, com a palavra!


Eleger e com boa votação
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) sempre foi bem votado em todas as eleições que participou, por isso está jogando uma cartada perigosa: ou elege o filho João Paulo (PSDB) um dos vereadores mais votados de Rio Branco ou não ficará bem para o seu currículo.


Limpa gavetas
A presidente Dilma começou arrumar as gavetas. Admitiu aos assessores mais próximos que o seu afastamento pelo Senado é irreversível. Também arrumam as trouxas o ex-governador Binho e a Perpétua Almeida, que ocupam postos na Educação e Defesa, respectivamente.


Milhares de cargos
São milhares de cargos de confiança que militantes do PT e PCdoB vinham ocupando em órgãos do governo federal nas últimas duas décadas e que agora irão para o espaço sideral.


Endereço errado
Chegou um e-mail me fazendo uma série de perguntas sobre o motivo de tentarem emplacar a professora Socorro Nery, ex-candidata a prefeita do PSDB, como vice do Marcus Alexandre. Endereço errado. Enviem o e-mail para o Tião Viana, Ermício Sena, César Messias e companhia limitada.


Posição amadurecida
O deputado Eber Machado (PSDC) diz que não vai tomar nenhuma decisão sobre coligação antes de saber como ficará a situação nacional e os seus reflexos no Acre com as pesquisas. “Quero tomar uma posição que contemple o que pensa o meu partido”, explicou à coluna.


Quadro consolidado, em termos
Se a eleição fosse hoje a vereadora Fernanda Hassem (PT) seria a favorita para ganhar a prefeitura de Brasiléia. Apontam as pesquisas. Vamos ver como termina toda esta novela do impeachment e saber se com a saída da Dilma não virá uma avalanche nacional contra o PT.


Podem surgir novos nomes
A sugestão para que se dê aos envolvidos no escândalo da Secretaria de Habitação o benefício da Delação Premiada é válida, porque pode se chegar até a veia do processo de compra e venda de casas da “Cidade do Povo”.


Terá que chamar
Com a denúncia da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) de que pessoas foram demitidas da SEHAB porque sabiam dos esquemas de vendas de casas, não há como o Delegado Robert Alencar deixar de ouvi-las.


PTB fora
Há mais de vinte dias noticiei que havia um processo em curso para tirar o PTB da FPA, ontem aconteceu apenas a concretização. O PTB nacional é todo anti-PT, e o Acre não ficaria fora do foco. O PTB vai engrossar a oposição no Estado.


Novos dirigentes sairão hoje
O ex-deputado José Bestene (PP), a quem o senador Gladson Cameli (PP) deu a incumbência de escolher os novos dirigentes do PTB, no Acre, disse à coluna que os nomes serão escolhidos hoje. Logicamente, será alguém afinado com a oposição.


Pressão forte
A pressão agora é para que o deputado federal Paulinho da Força (SOLIDARIEDADE) tire o partido da aliança com o PT, no Acre. As coisas estão caminhando neste sentido. Quem está a frente das conversas é o deputado federal Wherles Rocha (PSDB). Não duvido que ocorra.


Um agravante
Para o caso do SOLIDARIEDADE há um agravante, consta do Regimento Interno que o partido não pode fazer coligação com o PT. Um problema para o presidente Junior Betão, que anunciou o partido na FPA. Ninguém é mais anti-PT que o presidente Paulinho da Força.


Outro furo
Vou adiantar outro furo: mais dois partidos nanicos que integram a FPA terão que deixar a aliança na próxima semana, as conversas fecham por toda a semana em Brasília. Com a perda do poder acaba a atração política. A história ensina isso com clareza.


O quadro pode mudar completamente
Caso se consolide a saída definitiva da presidente Dilma o quadro de alianças para as eleições municipais poderá sofrer uma brusca modificação no Estado. O PTB, dentro do contexto nacional, foi o primeiro a sair da FPA. O SOLIDARIEDADE é dado como certo pelos parlamentares federais da oposição. Mais dois outros partidos nanicos estão em conversa aberta em Brasília com políticos da oposição. Quando se tem o poder é uma coisa. Quando se perde o poder costuma-se perder também os partidos políticos aliados. Por tudo isso é muito cedo para se fazer qualquer conjectura como ficarão as alianças para a disputa da PMRB.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.