Menu

Os projetos “enrolados” do governo do Partido dos Trabalhadores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As investigações que prenderam dois diretores e algumas funcionárias da Secretaria Estadual de Habitação levantaram dúvidas sobre um dos principais projetos do atual Governo do Estado, a Cidade do Povo. Ainda que as irregularidades também estejam relacionadas a outros conjuntos habitacionais do projeto Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, mas executado pela SEHAB. Residências que deveriam ser direcionados para famílias que sofreram com as alagações em Rio Branco, negociadas de maneira fraudulenta, segundo as investigações. Mas existem outros projetos do atual Governo com problemas. O Ruas do Povo gerou a operação G7 por suspeitas da formação de cartel e irregularidades na execução das obras. Parte das vias do Ruas do Povo já se desmancharam com o tempo. O projeto não conseguiu pavimentar todas as ruas dos municípios do Estado, ainda faltam muitas. A promessa não foi cumprida. E a manutenção das ruas por parte das prefeituras, quase todas quebradas pela crise econômica, geraram mais problemas do que soluções. Outro projeto que foi vendido à população como “ouro puro” foi a Zona de Processamento de Exportação, a ZPE, em Senador Guiomard. A ideia original era um centro de produção para exportar a partir do Acre para países do Pacífico como Estados Unidos, Peru, China, Japão através da Rodovia Transoceânica. Criada em 2011, com investimento de milhões na estrutura do parque industrial, cinco anos depois, nenhuma empresa se instalou ainda na ZPE. A BR 364, na ligação entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, é outro projeto que não alcançou completamente os seus objetivos. Apesar dos R$ 2 bilhões investidos a estrada continua a ter problemas de trafegabilidade. A manutenção da BR 364 é uma eterna dor de cabeça. O projeto em parceria com o Governo Federal foi gerido um tempo pelo DERACRE, mas voltou às mãos do DNIT. No entanto, a trafegabilidade da BR continua a ser um sonho distante.


Mais ilusão

Publicidade

As cinco mil vagas para jovens que seriam oferecidas aos jovens acreanos na instalação de um Call Center em Rio Branco também não se concretizou. De fato a empresa Contax se instalou, mas segundo a Revista Exame, contabiliza prejuízo de R$ 1,5 bilhão. Claro que isso está relacionado ao grupo empresarial e não a unidade do Acre. Mas os empregos prometidos ficaram longe de serem gerados.


O ovo e a galinha


A maioria dos projetos citados são essenciais à infraestrutura. As inciativas positivas. Mas sofreram problemas nas suas execuções por problemas de gestão. E, por sua vez, esses mesmos problemas de gestões gerados pelo excesso de política. As questões eleitorais sempre a frente da realidade popular.


Sem perdas nem dano


O deputado federal Alan Rick (PRB) votou pelo impeachment da presidente Dilma (PT) e despertou a fúria de alguns petistas do Acre. Mas os seus indicados a cargos na estrutura do Estado não foram exonerados. Quem me deu a informação foi a deputada estadual Doutora Juliana (PRB). Segundo ela, o governador Tião Viana (PT) e Alan “estão de bem”.


Frustração


Chato ficou para alguns petistas que sonhavam com esses cargos. O PRB continuará na base de apoio do atual Governo do PT no Acre. Embora no plano nacional o PRB tenha votado de maneira unânime contra a presidente Dilma.


Animado


O deputado estadual Josa da Farmácia (PTN) não vê mais obstáculos à sua candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul. Ele está animado para participar da eleição. Os outros nomes propostos pela FPA parecem ter esmaecido.


Vices de confiança

Publicidade

Os dois principais pré-candidatos à prefeitura de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB), terão um desafio delicado nos próximos dias: escolher os seus vices. Só os critérios políticos não são suficiente. É preciso identificação entre o candidato e o vice.


O passado te condena


Em 2004, a então candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul, Zila Bezerra(PTB), formou chapa com o vice, Ilderlei Cordeiro (PMDB). Ganharam a eleição, mas o resultado foram quatro anos de incertezas e desconfianças. Um verdadeiro pesadelo para Zila que não podia piscar com medo do vice tomar o seu lugar.


Cavando problemas


O deputado federal Major Rocha (PSDB) espera o afastamento da presidente Dilma e a posse do vice Michel Temer (PMDB). Quando isso acontecer, ele me disse que irá ao DNIT para verificar as obras da BR 364. Também pretende fazer uma visita ao Ministério das Cidades para “assuntar” sobre o Ruas do Povo.


Reflexos eminentes 


Certamente os problemas para o Governo do Acre aumentarão com o PMDB no comando do Planalto. Não vão faltar deputados e senadores da oposição levantando questões relativas às execuções de obras no Estado. Mas se não houver problemas, tudo bem!


Republicano


O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) me garantiu que com Temer na presidência continuará ajudando as prefeituras e o Estado. Pretende utilizar a sua amizade e proximidade com o Temer para conseguir recursos. Sem discriminações, segundo ele.


Terceira via


A desistência do deputado estadual Éber Machado (PSDC) de concorrer à prefeitura de Rio Branco tem um beneficiário. O vereador Raimundo Vaz (PR) poderá ocupar esse espaço de terceira via. Isso se não se bandear na hora H para um lado ou outro.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido