Menu

Marcus Viana vai entregar a 8ª creche da gestão em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

creche_01


O prefeito Marcus Alexandre inspecionou nesta terça-feira, 26, os detalhes finais da construção da creche do Residencial Aroeira, na Regional do Calafate. O secretário de Educação e vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, acompanhou o prefeito juntamente com líderes comunitários e representantes da regional. “É a oitava creche que estaremos em breve entregando a comunidade”, lembrou o prefeito.

Publicidade

A previsão é que a unidade esteja em funcionamento no fim de maio, abrigando 220 crianças, sendo 120 de 2 e 3 anos no sistema  creche, e 100 crianças entre 4 e 5 anos, na pré-escola. A Educação Infantil em Rio Branco deve orientar-se pelos Referenciais Curriculares propostos pelo Ministério da Educação e Cultura para a primeira infância.  Trata-se de um conjunto de regras que ditam como a criança deve ser acolhida nas creches públicas. O ambiente deve respeitar e atender as necessidades da criança. A proposta pedagógica para a faixa etária dos 2 aos 5 anos também é diferenciada.


Nesse contexto, todas as unidades educativas da rede municipal de Rio Branco são criteriosamente observadas. A construção do espaço físico obedece a projeto padrão que prioriza conforto e segurança das crianças a serem atendidas. Todo o trabalho, da obra à montagem e funcionamento do espaço é acompanhado pela Prefeitura e equipes de gestão e recursos da Secretaria Municipal de Educação. “É uma obra muito bonita e pelo que vemos bastante adequada para as crianças”, disse o vereador Antônio Morais. “Quando esta creche estiver funcionando teremos 3,9 mil crianças nos centros de ensino da primeira infância na nossa cidade”, completou Márcio Batista.


Creche_02
As creches construídas em Rio Branco contam com apoio do programa Brasil Carinhoso, principal financiador desses estabelecimentos que foi lançado pela presidente Dilma Rousseff em maio de 2012. Seu grande objetivo é beneficiar em torno de 2 milhões de famílias que tenham crianças de até 6 anos em sua formação, com creches e pré-escolas.


O modelo de creche proposto pelo Brasil Carinhoso é moderno e confortável, atendendo as crianças de modo adequado. O projeto arquitetônico contempla 2 Salas  para creche 1 de capacidade para 16 crianças, com berçário, fraldário, banheiro e solarium; 2 salas  para creche 2 com capacidade para 16 crianças, com sala de repouso, banheiro e solarium; 2 salas  de creches 3 com  capacidade para 24 crianças, com sala de repouso e solarium; 2 salas pré-escola com  capacidade para 48 crianças, com solarium; banheiros para alunos, adaptados a portadores de necessidades especiais, com escovódromo, vestiário para funcionários, com sanitário e vestiário, administrativo: Recepção, sala dos professores, secretaria com almoxarifado e diretoria; espaço de uso comum: refeitório, sala de leitura/multiuso, sala de informática, sala Técnica, Anfiteatro, Pátio Coberto, Playground e Estacionamento, além de ambiente de serviços lavanderia, despensas, cozinha com buffet.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido