Menu

FPA debate produção e economia solidária em seminário de construção do Plano de Governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

FPA_03


O prefeito Marcus Alexandre abriu neste sábado, 23, a 3ª edição do Seminário de Construção do Plano de Governo da Frente Popular de Rio Branco para 2017/2020. O plano tem como mote “Nosso Novo Desafio”. Esta edição tratou do tema produção e economia solidária. Os dois encontros anteriores debateram educação, infraestrutura e mobilidade.

Publicidade

Técnicos, líderes comunitários, produtores rurais  e  os vereadores Gabriel Forneck, Líder do Prefeito na Câmara Municipal; Graça da Baixada e Ismael Muniz, estiveram presentes. Além deles, compuseram o dispositivo o superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Márcio Alécio; o deputado estadual Lourival Marques; o senador Jorge Viana e o secretário de Assistência Técnica e Produção Familiar, Glenilson Figueiredo.


Márcio Alécio criticou a condução da política nacional e disse temer perdas com o andamento da situação. “Não podemos perder conquistas. Os avanços vieram porque há uma politica que propicia a isso”, disse o superintendente do INCRA. O Líder do Prefeito na Câmara, Gabriel Forneck, que ajudou a organizar a terceira edição do seminário, expôs semelhante raciocínio: “nós sabemos que existem problemas mas também que avançamos muito”.


Para o presidente do Sindicato dos Extrativistas e Trabalhadores Assemelhados do Acre (SINPASA), Francisco Laerte, destacou o caráter do planejamento na sobreposição dos desafios. Para ele, “os desafios são gigantescos mas através do planejamento conseguiremos acertar”.


FPA_04


Outros líderes de produtores rurais, como o cooperativista José Augusto, também afirmaram convicção no planejamento para uma gestão melhor.


De seu lado, prefeito voltou a reafirmar que para a Frente Popular, o plano de governo não é um mero protocolo e que mesmo diante das intempéries é o norteador das políticas, programas e ações da Prefeitura de Rio Branco. O Plano de Governo levou a gestão a promover, como exemplos citados pelo prefeito, a reforma de três mercados e a consolidação de um velho sonho: a construção do Mercado do Peixe na CEASA. “São muitos os avanços mas temos de estar atentos para o que vem por aí”, pediu Marcus Alexandre acerca da aproximação do período eleitoral.


A coordenadora do Trabalho e Economia Solidária e o secretário de Agricultura e Floresta, respectivamente Edna Paro e Jorge Fadell, expuseram os avanços e desafios em suas áreas. A Coordenadoria Municipal de Trabalho e Economia Solidária (COMTES) mantém atualmente 68 empreendimentos atuando diretamente com 204 famílias; trabalha com oito hortas comunitárias que beneficiam 36 famílias e ministrou ao longo da gestão 57 cursos, oficinas e capacitações que atenderam a 1.160 pessoas –isso para mostrar alguns exemplos do trabalho realizado pela Prefeitura nessa área.


Para enfrentar as adversidades climáticas, econômicas e políticas, a Secretaria de Agricultura e Floresta (SAFRA) contou com vários parceiros, entre eles o INCRA, o Governo do Estado e alguns deputados. A mecanização agrícola, por exemplo, cresceu 100% na gestão de Marcus Alexandre e, na proposta de um novo desafio, deve seguir crescendo. Já são 32 feiras de bairro (10% a mais que o programado) e os programas de assistência e de aquisição de alimentos da agricultura familiar mostraram seu vigor favorecendo grandemente o pequeno produtor no Cinturão Verde de Rio Branco.


Nada menos que 40 kits de casa de farinha foram distribuídos e quase 30 toneladas de composto orgânico serviu aos horticultores e fruticultores do município –que passaram a contar com oito linhas de ônibus para ir e vir do campo para a cidade.


Em cada fim de semana, três partidos ficam responsáveis pela organização do evento que, além do que já foi debatido, tratarão de temas como saúde e saneamento, direitos humanos e políticas afirmativas, assistência social, meio ambiente e serviços urbanos e esportes e cultura.

Publicidade

Esta terceira edição do Seminário de Construção do Plano de Governo contou com a presença de representantes dos partidos PT, PCdoB, PSB, PDT, PV, PTN, PRP, PRB, PTB, PSL, PROS, PMB, PT do B, PHS e Solidariedade. (DA ASSESSORIA)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido