Menu

Pesquisar
Close this search box.

Procurador Coordenador da Operação Lava Jato vem ao Acre no dia 26 para evento acadêmico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O procurador da República Douglas Fischer, um dos coordenadores da Lava Jato, a temida operação que pôs na cadeia políticos e empresários acusados de participação em um esquema de propina via Petrobras,


maxresdefault


Ele será um dos palestrantes do II Fórum de Direito Penal e Processo Penal da FAAO, que acontece entre os dias 26 e 28 de deste mês, no auditório da instituição em Rio Branco. O procurador profere a palestra de abertura, no dia 26.

Anúncios


Em alguns momentos da operação, Douglas Fischer foi destaque na imprensa ao dar declarações e ao explicar, por exemplo, como se dão as delações premiadas.


Ao falar sobre a prisão do senador Delcídio do Amaral em novembro do ano passado, o procurador disse, em entrevista ao jornal Zero Hora,  que após ouvir os áudios em que Delcídio tentava obstruir a Operação Lava Jato observou “que havia outros interesses por parte do senador, e por isso o Ministério Público teve que lançar mão de uma medida excepcional”.


Entre as atribuições do procurador Douglas Fischer está o da recuperação do dinheiro desviado da estatal brasileira. Até 2015, graças ao trabalho realizado por sua equipe, o MPF já havia contabilizado um montante de mais de 500 milhões desviados da Petrobras a partir de delação premiada.


O procurador também teve papel fundamental na construção da peça de acusação contra o ex-ministro José Dirceu. Foi ele quem escreveu um estudo de 20 páginas para o então chefe do Ministério Público Federal Roberto Gurgel, em 2012, fornecendo o que, na visão do MPF,  foi a solução processual para que Dirceu, o comandante do mensalão, fosse condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha. O estudo mereceu elogio público do então chefe do MPF.


Quem é Douglas Fischer


ouglas Fischer é natural de Três de Maio, tem 18 anos de carreira e atuou durante muitos anos na procuradoria regional da 4ª Região, sediada em Porto Alegre. Ele é mestre em Instituições de Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e também deu aulas de Direito Penal e Direito Processual Penal. Atua hoje como coordenador da Assessoria Jurídica do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. (Extraído do Zero Hora).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido