Menu

Pesquisar
Close this search box.

Secretários de Meio Ambiente das Capitais participam de encontro em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Capital do Acre sedia nesta sexta-feira, 15, e no sábado, 16, o 15° encontro regional do Fórum Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais (CB27). As atividades ocorrem num hotel de luxo no Centro de Rio Branco (AC). Participam representantes de todos os Estados da região Norte e de todos as demais região do país.


Segundo a organização do evento, o intuito será de debater as perspectivas ambientais para a região, as mudanças climáticas e o combate ao desmatamento na Amazônia. Exemplos de ações realizadas na Capital acreana devem ser destacados e até levados a outros estados do País. Nesta fase, a coordenação dos trabalhos ficou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (SEMEA).

Anúncios


“Atualmente o CB27 se reúne uma vez por ano com todos os seus membros, o que denominamos de Encontro Anual do CB27 e ainda uma vez ao ano por Regiões do País com os membros daquela região e ainda os coordenadores de cada região, que denominamos de encontros regionais”, explica Silvia Brilhante, gestora da pasta municipal.


A secretária destaca também que visitas técnicas serão realizadas para apresentações de espaços do município. “Esse é um evento fechado, é um encontro técnico. Hoje, vamos debater os projetos e trocar ideias e práticas. Amanhã, sábado, vamos visitar, por exemplo, o Parque Chico Mendes e a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos. É de fato um troca de experiências”, completou Silvia Brilhante.


Para a representante da Fundação Konrad Adenauer (KAS), Marina Caetano, “com encontros como esse, espera-se que outros municípios aproveitem o que está sendo utilizado na cidade em que acontece a reunião. A ideia principal é que os secretários sejam descentralizados, e que não esperem apenas pelo governo federal. O intuito é que eles sejam independentes para criar projeto”, comenta a Coordenadora de Projetos.


encontro_01
AGENDA EXTERNA


No dia 16, serão realizadas visitas técnicas à Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco (UTRE), Parque Ambiental Chico Mendes e Biblioteca da Floresta. A secretária de Meio Ambiente de Rio Branco, Silvia Brilhante, é a anfitriã do encontro.


O QUE É


O fórum CB27 (27 Capitais Brasileiras, incluindo o Distrito Federal) foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20, em maio de 2012, como uma iniciativa do Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, que também está na Capital acreana.


O propósito maior do CB27 é a disseminação de conceitos e práticas de sustentabilidade entre as cidades. Várias experiências de todas as partes do Brasil mostram que, mesmo tendo realidades regionais diferentes, as capitais enfrentam desafios muito semelhantes.


A troca de experiências no sentido de se buscar soluções viáveis para os graves problemas enfrentados pelas cidades brasileiras como gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, uso racional de energia, adaptação às mudanças climáticas, bolsões de pobreza, dentre outros, tem alto potencial de acelerar o avanço nessa área por compartilhar práticas bem sucedidas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido