Menu

Marcus Viana fala em Fórum Nacional de Meio Ambiente sobre os avanços e desafios da área

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Chame_chame_02


A etapa regional do Fórum Nacional de Secretários de Meio Ambiente das Capitais (CB 27) teve continuidade na tarde desta sexta-feira, 15, no Hotel Holliday InExpress. O evento foi aberto pela manhã com as boas-vindas da secretária de Meio Ambiente de Rio Branco, Silvia Brilhante, e pela tarde o anfitrião foi o prefeito Marcus Alexandre. “É um prazer recebe-los em nossa cidade”, disse ele aos secretários e gestores de Meio Ambiente. Na ocasião, o prefeito promoveu a adesão de Rio Branco ao Compacto de Prefeitos, uma coalização global de governos sub-regionais para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Publicidade

Marcus Alexandre fez uma síntese da história de Rio Branco para fundamentar os desafios que se apresentam quanto às mudanças climáticas: desde a fundação do 1º Distrito ao crescimento desordenado, os conflitos fundiários e disseminação de um novo projeto de desenvolvimento pautado pela sustentabilidade social e ambiental. Os eventos extremos tem sido desafiadores. Em 2015, lembrou o prefeito, Rio Branco viveu a maior cheia de seu principal manancial, o Rio Acre, quando o volume de água chegou a 18,40 metros, causando séria destruição em 53 bairros.


Para ele, as crianças, os estudantes do ensino básico são fundamentais na formação de uma nova consciência ambiental. “A vida me ensinou que qualquer coisa que a gente for fazer tem de respeitar o meio ambiente e o homem”, disse Marcus Alexandre. “Meio ambiente é parceiro e não adversário”, completou.


O objetivo do CB 27 é a disseminação de conceitos e práticas de sustentabilidade entre as cidades. “A importância deste encontro é que podemos compartilhar experiências e desafios”, disse Silvia Brilhante. Para ela, a troca de experiências é no sentido de se buscar soluções viáveis para os graves problemas enfrentados pelas cidades brasileiras como gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, uso racional de energia, adaptação às mudanças climáticas e bolsões de pobreza -e estes exemplos foram citados pelo secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Muniz, como inclusos no esforço de Rio Branco –e do Acre –no enfrentamento às mudanças climáticas. “São modelos muitos importantes estes que Rio Branco e o Acre desenvolvem”, disse Muniz, que é fundador do Fórum Nacional de Secretários de Meio Ambiente das Capitais.


O secretário de Meio Ambiente de Macapá, Jorge Souza, demonstrou interesse em levar para a cidade dele os exemplos positivos de Rio Branco, como o bom nível de saneamento básico e a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos, a UTRE. Em Macapá, só 3% da população conta com saneamento básico e ainda é utilizado o sistema de aterro controlado para o descarte do lixo produzindo na cidade. Já para Marina Caetano, gerente de Projetos da Fundação Konrad Adenauer, mantenedora do CB 27, essa troca de experiências é o objetivo principal dos encontros, na medida em que as soluções para os problemas ambientais podem ser comuns.


Na parte da manhã, o senador Jorge Viana também participou do Fórum. Para ele, encontros como esse realizado em Rio Branco são fundamentais para que as cidades consigam implantar um novo modelo de produção e consumo.  “Há que se achar um novo modelo para que as cidades não fiquem esgotadas do ponto de vista ambiental. A sustentabilidade deve ser buscada”, disse o senador.


O diretor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), João Paulo Mastrângelo, reafirmou a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Rio Branco e ressaltou o significado do Fórum para o desenvolvimento ambiental do Estado. “Por isso somos gratos em estar aqui participando deste encontro”, disse João Paulo.


O que é o Fórum CB 27?


O Fórum Nacional de Secretários de Meio Ambiente das Capitais, o CB 27, é formado pelos secretários de Meio Ambiente de todas as capitais brasileiras e tem por objetivo estimular na sociedade e na gestão pública a adoção de políticas municipais e planos de ação de mudanças climáticas que contemplem medidas de mitigação e adaptação. Além dos secretários de meio ambiente da região norte, estão em Rio Branco, os secretários de meio ambiente de Natal, Cuiabá e Rio de Janeiro, coordenadores das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Como convidados especiais participam do evento Magaly Medeiros, presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC); Eufran Amaral, Chefe-Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Igor Albuquerque, gerente da organização Mudanças Climáticas de Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI); Paulo Timm, diretor-geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e Estela Neves, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além dos parceiros listados, o CB 27 tem um parceiro desde sua primeira reunião em 2012 que é a Fundação Konrad Adenauer (KAS), a qual também participa do Evento.


O Fórum foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20, em maio de 2012, como uma iniciativa do Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido