Menu

Pesquisar
Close this search box.

Maioria das bancadas de PTB e PSD votará pelo impeachment

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A bancada do PTB decidiu nesta quarta-feira (13), após reunião na Câmara, que votará a favor da continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A decisão foi anunciada pelo líder em exercício do partido, deputado Wilson Filho (PB). Segundo ele, a orientação da liderança na votação em plenário será pela instauração do processo.


Também nesta quarta, o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), afirmou que vai orientar a bancada para votar favoravelmente ao impeachment. O PSD, atualmente, detém o comando do Ministério das Cidades.

Anúncios


Segundo Rosso, há ampla maioria no PSD em defesa processo de afastamento. Não haverá punição aos que votarem contra o impeachment, explicou.


PTB
O líder afastado do partido, deputado Jovair Arantes (PTB-GO) foi o relator do processo na comissão especial que analisou o caso na Câmara. Ele recomendou, em parecer, a continuidade do processo contra a presidente Dilma Rousseff.


A bancada do PTB na Câmara dos Deputados conta com 19 parlamentares em exercício e, de acordo com Wilson Filho, 15 se declararam favoráveis ao impeachment da presidente.


“De forma unida, o PTB chegou ao entendimento que o Brasil vive a pior crise política e econômica dos últimos tempos. O Brasil não tem mais como se reerguer com este governo. O PTB decidiu encaminhar o voto sim, até porque nós temos o deputado Jovair Arantes, e acompanha o relator”, disse Wilson Filho, após a reunião.


Apesar da decisão, a bancada ainda não decidiu se haverá o chamado “fechamento de questão”, quando há punição para os deputados que votarem contra a posição da legenda.


No entanto, a orientação favorável ao impeachment pode influenciar deputados indecisos. O deputado informou que uma nova reunião, marcada para esta quinta-feira (14), deve decidir se fechará questão ou não pelo impeachment.


Votos do governo
Logo após a entrevista do líder em exercício do PTB, o deputado Sílvio Costa (PT do B-PE), vice-líder do governo na Câmara, elogiou a postura do partido por reconhecer a “verdade” de que tem quatro parlamentares que votarão contra o impeachment.


O parlamentar também disse que o governo está convencendo outros três deputados petebistas a mudarem de posição e votarem em favor do governo. Sílvio Costa disse ainda que, de acordo com as contas dos governistas, 203 deputados devem votar contra o afastamento de Dilma Rousseff.


“Nós temos 203 votos, vamos dizer que 10% não honrem o compromisso. 203 menos 10%, não vai ter impeachment”, disse o vice-líder do governo. Sílvio Costa, no entanto, não quis divulgar a lista de 203 deputados que votarão contra o impeachment. “Eu não vou discutir a estratégia do governo para os jornais”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido