Menu

Tchê: “Socorro Nery de vice do PT seria uma vitória do Major Rocha”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do PDT, ex-deputado Luiz Tchê, disparou ontem contra a indicação da ex-candidata à PMRB pelo PSDB, Socorro Nery (PSB), como o nome à vice-prefeita na chapa do prefeito Marcus Alexandre. “Seria uma indicação que agradaria muito ao presidente do PSDB, deputado federal Wherles Rocha, de quem há bem pouco era a aliada e sobre quem teceu fartos elogios recentemente na imprensa”, enfatiza. Para Tchê , a indicação de Nery seria um ato desrespeitoso para os demais partidos da FPA, já que passa a impressão de que não tem ninguém qualificado para ser vice e vai buscar um nome do PSDB. Outro fato que cita para ser contra o PSB indicar a vice é que o partido trabalha, em Brasília, ativamente para derrubar a presidente Dilma. “Como é que o PSB quer derrubar a Dilma é vai ser premiado indicando a vice de Marcus Alexandre” ?. Isso será na visão de Tchê, um erro político grande dos petistas.


Remando com o povo
Ao declarar que votará a favor do impeachment da presidente Dilma, o deputado federal Alan Rick (PRB) apenas entra em sintonia com 69% do povo brasileiro, que é a favor de sua saída.

Publicidade

Ermício Sena chama Alan Rick de “golpista”
A reação do presidente do PT, Ermício Sena, foi de surpresa, mas muito dura, em relação ao deputado federal Alan Rick (PRB) ser a favor do impeachment da presidente Dilma: “a gente acreditava que o Alan Rick não era golpista. Se ele defender o impeachment, também se torna um golpista”. E a fala do Ermício vai além, com uma ameaça á permanência do PRB na FPA: “com a decisão dele cada partido da FPA poderá opinar sobre a situação do partido do deputado na coligação. Isso vai de cada partido”. Traduzindo para o popular: se os partidos da FPA entenderem, o PRB pode ser apeado da FPA por traição. Meu comentário pessoal: o Ermício Sena jamais teria feito tal declaração ríspida se não tivesse conversado e sido liberado pela alta cúpula do PT. É ser ingênuo demais dizer que foi uma observação individual. Como diz o ditado: “nem a pau, Nicolau!”.


Líderes evangélicos em peso
Alan Rick (PRB) fez uma revelação importante na sua declaração a favor do impeachment. A de que recebeu orientação para tomar a posição de Pastores Evangélicos de peso: Agostinho Gonçalves e Daniel Batistela da Igreja Batista do Bosque, de Dayse Costa da Igreja RENOVADA e do Luiz Gonzaga da Assembléia de Deus. Ou seja, o PT perdeu o espaço no meio evangélico.


Franco favorito
Eleição tem caminhos tortuosos. Só que numa eleição hoje, em quem tem de um lado Kiefe Cavalcante (PP) e do outro Merla Albuquerque (PT), na disputa da prefeitura de Feijó, o candidato do PP é franco favorito. É o que apontam todos os números, e com boa folga.


Birra que poderá custar caro
O candidato forte do PT seria o ex-prefeito Francimar Fernandes, querido em Feijó, mas a birra do senador Jorge Viana (PT) em ser a favor de que o candidato seja Merla Albuquerque (PT), a quem falta empatia popular, mesmo sendo um bom prefeito, pode custar a derrota do PT.


Sentimento unânime
Há um sentimento dentro da oposição, em Xapuri, que se não chegarem a uma candidatura única crescem as chances da vitória do ex-prefeito Bira Vasconcelos (PT), pelo fato de que, em qualquer eleição no município o PT parte com 20% do eleitorado. É um fato que pesa muito.


Que papagaio comeu o milho?
Não restou aos produtores a não ser sitiar o Silo da Secretaria de Agricultura, em Brasiléia, para forçar os responsáveis pela unidade a devolverem as toneladas de milho que sumiram do estoque. Até hoje os produtores são empurrados com a barriga. Que papagaio comeu o milho?


Estranho, tudo muito estranho
Além de não devolverem o milho dos produtores é tudo estranho, muito estranho, até hoje não se sabe como andam as investigações policiais (se é que existem) para descobrir quem surrupiou. Alguém deu sumiço, a quantidade desviada é grande para não ser notada.


Bem posicionada no jogo
A deputada Leila Galvão (PT) disse ontem à coluna estar descartada qualquer possibilidade de disputar a prefeitura de Brasiléia, já que a candidata Fernanda Hassem (PT) está com boa aceitação. Seu objetivo principal é seu tratamento de fertilização para ter um filho.


Topa, mas não acredita
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB), líder nas pesquisas para a PMRB na oposição, diz não ter nada contra a unidade da oposição e que o candidato seja escolhido por uma pesquisa, só não acredita que a idéia encontre eco. Não contesto, falta desprendimento aos dirigentes da oposição.


PHS contra
O presidente do PHS, Manoel Roque, liga para dizer que também é contra o PSB indicar o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre. “A posição contrária do PHS será clara nas discussões”, avisa. A escolha do nome do vice não pode ser um prato feito da cúpula, adverte.

Publicidade

Chuva de reclamações
O governo precisa ficar sabendo que o seu prestígio entre os comerciantes com o novo decreto que fixa antecipação do ICMS e outros arrochos não está bom. Ontem, fui abordado por alguns deles com queixas. O assunto também repercutiu na Assembléia Legislativa.


Malandragem explícita
Municípios vizinhos atendem os munícipes com consulta médica e mandam em carro contratado, os pacientes pegar os medicamentos nos Postos da Prefeitura de Rio Branco. É a mais pura malandragem, porque todo prefeito recebe verba federal para comprar remédio.


Desequilibra qualquer planejamento
Este tipo de malandragem desequilibra o planejamento da prefeitura de Rio Branco. O prefeito Marcus Alexandre está certo, ao determinar que só se atenda as receitas médicas geradas nos Postos de Saúde da PMRB. O líder do governo, Daniel Zen (PT), pontuou bem o problema.


Levando cidadania
Ao aumentar para 28 a frota de barcos para atender os ribeirinhos, trazendo a sua produção para a cidade de graça, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, pratica um ato de cidadania. É por isso que em toda eleição vem arrebentando de votos das áreas ribeirinhas.


Não apostem nisso
Não apostem que desta vez o PT derrote o prefeito Vagner Sales (PMDB) na disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul, com seu candidato Iderley Cordeiro (PMDB). Vagner é um craque em disputas municipais.


Melhor não se arriscar
Quem tiver carro pequeno melhor não se arriscar ir á Cruzeiro do Sul pela rodovia. Após a ponte sobre o rio Purus, em Manuel Urbano, são quatro quilômetros de atoleiros e crateras gigantes. Até os caminhões passam com dificuldade. E não raramente atolam.


O areal está blefando?
O ex-prefeito Nilson Areal, se filiou ao PR e apresentou uma chapa de 21 candidatos à presidente do partido, ex-deputada federal Antonia Lúcia. E se declarou como “candidato à prefeitura de Sena Madureira”. De quebra garantiu que nada o impede juridicamente.


Fora do barco
Quem me ligou nervoso foi o presidente do PHS, Manoel Roque, se dizendo “boicotado” em seus eventos por membros da Juventude do PT, e ameaçando tirar o seu partido da FPA.


O problema é ser difícil de ganhar
O problema do ex-prefeito de Porto Acre, Zé Maria, não é ser ou não ser limpo juridicamente, o seu problema maior é que se for candidato, dificilmente, conseguirá ganhar a eleição. Não são boas as lembranças quando o Zé  ocupou aquela prefeitura.


Placar do impeachment
Com a declaração de voto do deputado federal Alan Rick (PRB) a favor do impeachment da Dilma, o quadro ficou assim: são contra Sibá Machado (PT), Léo de Brito (PT) e Raimundo Angelim (PT). A favor do impeachment estão Flaviano Melo (PMDB), Jéssica Sales (PMDB), Major Rocha (PSDB) e Alan Rick (PRB). César Messias (PSB) é uma incógnita, o PSB é anti-Dilma.


Faz isso com o Acre, não!
O deputado federal Sibá Machado (PT) que já disse que por trás da “Lava-Jato” está a CIA, agora se superou em esquisitice paranóica, situou os que são a favor do impeachment como nazistas e os petistas como os judeus no holocausto. Se não o conhecesse, diria que é louco!.


Estrutura financeira
Poucos candidatos a vereador terão a estrutura financeira e a estrutura de apoio que terá o vereador Artêmio Costa (PSB) na sua reeleição. Não foi uma boa para os demais candidatos a vereador pelo PSB a sua filiação, porque será o primo rico da chapa.


Estratégia errada
Em conversa ontem com um dirigente do PP, este me revelou que a estratégia do ex-prefeito Aldemir Lopes (PMDB) de esvaziar a candidatura do vereador Joelso Pontes (PP) a prefeito de Brasiléia fracassará. “O Joelso não vai recuar para fazer os gostos do Aldemir”, garantiu à coluna.


Atinge em cheio
A candidatura do vereador Raimundo Vaz (PR) a prefeito da Capital atingirá em cheio os redutos do prefeito Marcus Alexandre no Calafate e bairros adjacentes, onde Vaz sempre foi bem votado. A sua entrada em cena acaba com a hipótese de não se ter segundo turno.


Maior derrotado
Com a candidatura do deputado Josa da Farmácia (PTN) a prefeito de Cruzeiro do Sul, o PT do município, tendo à frente o ex-prefeito Itamar de Sá (PT) foi o grande derrotado. Não queriam o Josa candidato de maneira alguma. Terão agora que lhe aturar.


Difícil de ser batido
Não é impossível de acontecer. Mas, não será fácil o PT derrotar o prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB), fato que até os seus adversários reconhecem, devido sua boa gestão.


Esperava a marola passar
O prefeito de Assis Brasil, Betinho (PR), comete um erro político brutal se disputar a reeleição, porque a tendência é sair bem pequeno das urnas. Deveria seguir o exemplo do prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, que sentiu que não ganharia e não será candidato.


Estado falido
A imprensa mostrou ontem o Rio de Janeiro como um Estado falido, sem dinheiro para bancar o funcionamento da Saúde, Educação, Segurança, e sem dinheiro para pagar os servidores. Se o Tião Viana não tivesse baixado um decreto apertando o cinto, o Acre chegaria no patamar.


Pode escapar do impeachment, mas não governa
Com o mercado persa que o governo federal instalou para a compra de votos contra o impeachment da Dilma e, conhecendo como a política funciona, com deputados federais fisiológicos, seu afastamento pode não ocorrer, mas a Dilma não governará, por falta de credibilidade. É muito difícil governar não tendo maioria no Congresso, com 69% de rejeição popular, o país em recessão, recessão econômica e descrédito no exterior. Só nos resta fazer com muito fervor esta oração: Senhor/nos livre da Dilma/ do Temer/do Renan Calheiros/ do Eduardo Cunha também. Amém. Se a oração não for atendida, coitado dos brasileiros.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido