Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Vagner Sales lança primeiro edital de incentivo à cultura de Cruzeiro do Sul

CULTURA_02


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Cruzeiro do Sul lançou passa a integrar um grupo seleto de menos de 5% dos municípios brasileiros que cumpriram todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Cultura e lançou seu primeiro edital de incentivo à cultura. O evento aconteceu na noite de terça-feira (5), na sede da Associação Comercial. O prefeito Vagner Sales (PMDB) atendeu ao apelo das pessoas que movimentam a cultura do município.


Representantes de grupos e entidades culturais participaram do evento que muito consideram histórico e coroamento de uma luta que foi protagonizada pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, o professor Aldemir Maciel. “Foram oito longos anos de sucessivas idas e vindas a Rio Branco e Brasília, leis, decretos e, finalmente, vemos nosso êxito coroado com o lançamento deste edital”, destaca.

Anúncios


Segundo Maciel, “só quem faz cultura no nosso município e amargou as dificuldades de conseguir apoio para realizar seus eventos, sabe o que isso representa. A prefeitura está fazendo uma liberação de 70 mil reais dos próprios recursos para dar início a este trabalho de financiamento dos projetos culturais, num valor máximo de 5 mil reais por pessoa ou instituição”, destacou.


O Secretário de Cultura, professor Zequinha Lima afirmou que esse foi um trabalho construído a muitas mãos: desde o professor Ivo Galvão e Neto Vitalino que responderam pela cultura até este momento em que a Secretaria estabelece um marco cultural para a cidade deixando um legado a todos que trabalham pela cultura em Cruzeiro do Sul.


CULTURA_03
“Eu estou apenas há oito meses a frente da secretaria e esse processo acontece há oito anos. Tudo que nós fizemos foi dar continuidade e atuar junto ao Prefeito para que todos os procedimentos finais fossem cumpridos e nós, finalmente, pudéssemos estar aqui, lançando o nosso primeiro Edital de Cultura. Temos realizado um trabalho em conjunto com as categorias, com o Conselho que representa os artistas e a própria sociedade. Com esse edital, seguramente nós teremos até dezembro, pelo menos, dois ou três projetos mensalmente sendo desenvolvidos no nosso município”, afirmou o secretário.


O prefeito Vagner Sales afirmou que esse é um momento histórico para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a própria comunidade. Ele destaca que a Prefeitura, apesar da crise financeira que passa o país, já está disponibilizando para este ano, 70 mil dos próprios recursos, para garantir o financiamento dos projetos.


“Nós hoje temos uma Secretaria atuante que conseguiu aglutinar toda a gama de fazedores de cultura em torno de um objetivo comum. Através do professor Zequinha Lima que deu um grande impulso e do próprio Presidente do Conselho Municipal é que nós temos hoje uma Secretaria credenciada junto ao Governo Federal para receber os recursos do Ministério da Cultura. É um avanço muito grande e isso só se deu graças ao carinho, incentivo e motivação de toda a equipe que abraçou a causa e hoje vê esse trabalho coroado de êxito”.


Ao final da solenidade o Prefeito anunciou que, tendo em vista o cumprimento dos prazos eleitorais, com o afastamento do titular da pasta da cultura, Zequinha Lima, que deverá concorrer a um cargo eletivo, o professor Aldemir Maciel, será empossado no cargo, fato que agradou a grande massa cultual presente na Associação Comercial.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido