Menu

Pesquisar
Close this search box.

Equipe de Saúde Fluvial realiza mais um atendimento pelos rios do município de Cruzeiro do Sul

Fluvial_05


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos ribeirinhos, devido aos longos anos de esquecimento, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) criou a Equipe de Saúde Fluvial (ESF), que percorre os principais rios do município, levando atendimento de saúde às comunidades ribeirinhas. Desde sua implantação, mais de 99 mil procedimentos foram realizados, entre consultas médicas, odontológicas, vacinação e atendimentos de enfermagem e exames de malária.


Idealizada por Sales, a Unidade Móvel Fluvial de Saúde, percorre todos os rios do município, com equipe de médicos, enfermeiros, dentistas e demais técnicos de saúde, realizando vacinação, exames de malária, leishmaniose, tuberculose, hanseníase preventivo, pré-natal, teste de glicemia e distribuição de medicamentos com prescrição medica. Até o próximo dia 7 de abril, o Barco da Saúde percorrerá todas as comunidades dos rios Valparaíso e Juruá Mirim. Ao total, 12 comunidades receberão a visita das equipes médicas. A previsão é que neste ano, a equipe faça mais de 8 mil atendimentos.

Anúncios


Ao assumir a prefeitura, Vagner Sales implantou o atendimento fluvial em saúde, em abril de 2009, cuja equipe varou os rios em pequenas canoas, levando pela primeira vez a presença do poder executivo nas comunidades mais isoladas do município. Nascia ali o projeto de levar a saúde mais perto de quem precisa e posteriormente surgiu o projeto e execução da Unidade de Saúde da Família Fluvial, que se tornaria, inclusive, modelo para outros atendimentos na região amazônica.


fluvial_04
De acordo com o coordenador do programa Marcos Sales, as dificuldades eram muitas: “No início nossa equipe passava entre 28 a 32 dias no interior dos rios. Eram momentos de muito aprendizado e de coragem passar um mês inteiro enfrentando perigos, mas a compensação era grande, porque víamos a satisfação e a alegria das pessoas que até então não recebiam nenhum tipo de assistência por parte do poder publico. Hoje graças ao trabalho realizado e acompanhamento adequado e ainda mais eficiência nos procedimentos, fazemos em no máximo 15 dias. E quem ganha sem dúvida é a população”.


Com dois atendimentos anuais em cada micro região, só em 2015, mais de 4.500 atendimentos foram feitos dentro das comunidades ribeirinhas de Cruzeiro do Sul. Para o Prefeito, Vagner Sales, “os desafios são muitos. Mas graças a Deus, temos conseguido avançar e consolidar o nosso trabalho na área da saúde, que nós definimos como prioridade desde o início da nossa administração. Agora mesmo estamos com toda nossa equipe móvel de saúde dentro dos Rios Juruá Mirim e Valparaiso. Essa equipe vai permanecer até o dia 7 de abril, levando o atendimento de saúde a nossa população ribeirinha. Nós estamos colhemos o bom fruto da semente plantada; estamos presente em todos os recantos do município, seja com postos de saúde, agentes comunitários espalhados pela cidade e interior, e ainda a nossa equipe de saúde fluvial que percorre rios e igarapés. Temos feito tudo para garantir que a saúde chegue mais perto de quem realmente está precisando” destacou o prefeito Vagner Sales.


fluvial_03


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido