Menu

Pesquisar
Close this search box.

Deputados acreanos debatem o impeachment da presidente Dilma

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os ecos do momento político turbulento que o Brasil atravessa repercutem em todo o território nacional. Na ALEAC, deputados estaduais da base governista e da oposição opinaram, nesta semana sobre o assunto do momento, o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).


Assista ao vídeo com diversos parlamentares acreanos polemizando a questão do impeachment e da legalidade do processo. A enquete marca ainda a volta dos vídeos à coluna Política é Assunto Popular.

Anúncios


video
play-sharp-fill


Procura-se um vice


Calça justa para o prefeito Marcus Alexandre e a FPA a escolha do candidato a vice na chapa que disputará a eleição de 2016. Muitos partidos desejam ocupar o lugar que atualmente é do PC do B, mas que dificilmente continuará sendo.


Pode ser até da oposição


Ficou estranho o nome da professora universitária Socorro Nery ter sido cogitado a vice da FPA, na Capital. Alguns dirigentes partidários da FPA ficaram muito insatisfeitos. Afinal, até pouco tempo Socorro era a pré-candidata à prefeitura do PSDB. Avaliaram assim: “chegou agora e já vai sentar na janela?”


Ideologia?


O mais estranho é Socorro Nery sair do PSDB diretamente para o PSB. Em poucos meses mudou radicalmente a sua ideologia política. PSDB e PSB estão em extremos opostos ideologicamente falando. Um partido de democracia social de direita para um socialista de esquerda. Mas pode ter sido uma epifania divina de Socorro, ou algo parecido.


Escolheu errado seu super-herói


O PSDB investiu bastante para manter Socorro Nery nas suas fileiras. Sem dúvida, a professora universitária qualificaria o debate das eleições. Mas devem estar se “coçando” para saber os motivos da mudança radical de Socorro.


Erros e acertos


O PSDB é um dos principais partidos de oposição do Acre. Portanto, quando se filiou ao partido Nery deveria estar insatisfeita com os rumos do PT no poder na prefeitura e no Governo do Estado. Tanto que colocou seu nome a disposição para ser candidata a prefeita. Agora, não deve estar mais…


Plano B do Petecão


O senador Petecão (PSD) tentou montar uma chapa com Márcio Bittar (PSDB) e Bocalom (DEM) para disputar a eleição em Rio Branco. Bittar rejeitou, mas Petecão continua a procura de um grupo político para ele apoiar na disputa e se fortalecer à reeleição em 2018.


Manobras

Anúncios


Conversei com o Petecão. Ele me disse que agora o plano B é tentar unir o PSD, o PP, o PSDB e o DEM. Vão colocar alguns nomes e fazer uma pesquisa. Os dois que estiverem melhor serão aclamados candidatos a prefeito e vice. Me disse que pode ser surja ainda até algum nome novo.


Conversas ao pé do ouvido


O presidente do PP acreano, José Bestene, também tem conversado com Petecão. Bestene tem dois nomes do partido para apresentar, Vanda Deni e Allison Bestene. Resta saber se essas conversas têm a concordância do senador Gladson Cameli (PP), que sempre afirmou apoiar Eliane Sinhasique (PMDB).


Água e óleo


Para que Petecão arraste o PSDB para a sua aliança terá que convencer o deputado federal Major Rocha (PSDB). Na minha avaliação, a atuação de Petecão e de Rocha são completamente distintas e em direções opostas. Mas como em política tudo pode acontecer…


Renovar ou acabar?


Se a oposição do Acre não se “emendar” o PT vai continuar dando as cartas no Estado ainda por muito tempo. Mesmo com a decadência do partido a nível nacional. Com a ajuda dos “brilhantes” articuladores oposicionistas o PT tem muito a comemorar.


Do PSOL para o PMDB


O ex-pré-candidato a prefeito de Rio Branco pelo PSOL, Rondiney Dourado, mudou de casa. Se filiou ao PMDB e será candidato a vereador. Conversei com o professor universitário formado em administração e direito sobre os motivos da mudança de partido.


RONDY_01
AC24horas – Por que você que estava como pré-candidato a prefeito no PSOL resolveu sair do partido


Rondiney Dourado: – Eu estava sofrendo retaliação por estar participando dos movimentos Fora Dilma, Fora PT e houve uma determinação da direção nacional do PSOL de que os militantes não participassem. Mas ouvindo o clamor do povo e ouvindo o meu coração eu fui pras ruas, fui me manifestar, fui me solidarizar com as pessoas que não aguentam mais os governos do PT.


AC24horas: O PSOL no Brasil inteiro é um partido supostamente de esquerda, aqui no Acre parece que têm uns setores mais conservadores. Isso é verdade?


Rondiney Dourado: Não digo nem tanto conservadores. Eles têm uma linhagem muito boa com a direção nacional. Eu entendo que o que eles pregam, na verdade, serve de válvula de escape para quem era do PT. O PSOL é uma espécie de PT número 2 ou PT suplente, aonde os descontentes se filiam ao PSOL e mantém quase as mesmas linhas de pensamentos. Fiquei surpreso por que eu pensei ser um partido independente, mas não tem muita coisa de independente não, sofre ingerências ainda, infelizmente.


AC24horas: Por que que você resolveu se filiar ao PMDB?


Rondiney Dourado: Por vários motivos. Mas primeiro é um sentimento e um reconhecimento científico de que foi o antigo MDB, à época, que lutou contra a Ditadura Militar, fez todo esse papel para hoje nós termos o direito à democracia.


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido