Menu

Família Azul no Acre promove programação de conscientização na Semana do Autista

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Associação Família Azul do Acre (AFAC), que reúne pais e mães de pessoas com autismo, divulga a programação das atividades que vão marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, no próximo dia 2 de Abril.


9c635540-a894-43da-810c-18b2955f4f2f

Publicidade

Segundo o presidente da Família Azul, Arthur Leite, a programação é importante para dar visibilidade à luta desses pais em busca de melhores condições de atendimento e qualidade de vida para os autistas, e também para sensibilizar o Governo sobre a importância da regulamentação da chamada “Lei do Autista”, aprovada há um ano, que todavia não saiu do papel.


Para Arthur, ainda assim, há conquistas que precisam ser celebradas, como a promessa do prefeito Marcus Alexandre de centralizar o atendimento aos autistas no Centro de Saúde Barral y Barral enquanto ocorre a construção do centro especializado para atenção específica aos autistas, que deve ocorrer ainda esse ano.


7220da8e-1cd2-4613-a78a-d59a1aa2ed76


Hoje, cerca de 120 famílias são associadas da Família Azul, porém no Acre a estimativa é de que possam existir 11 mil pessoas com o transtorno, que é a média da população mundial, estimada em 1,4% da população.


A programação começa no dia 31 de março, às 8h no Colégio Dom Bosco, com a participação da Senhora Maria da Conceição, mãe do jovem autista José Vitor, formado em Direito e aprovado em concurso do Tribunal de Justiça sem concorrer por cotas.


Ainda no dia 31 de março, as crianças autistas irão participar do “Cinema Azul”, no Palácio da Justiça, às 19h.


Dia 01 de Abril será o dia da grande caminhada da Família Azul, que envolverá pais e filhos que fazem parte da associação visando mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades encontradas especialmente nas áreas de educação e saúde. A concentração para a caminhada será às 9h na frente do Palácio Rio Branco.


No mesmo dia, a partir das 13h, começa a parceria da Família Azul com o Via Verde Shopping, com montagem de stand com informações sobre autismo, onde haverá distribuição de folders e balões.


Também no Via Verde Shopping, às 19h, ocorre  Bate Papo sobre Autismo com as mães e pais e demais interessados.


No dia 02, a Família Azul estará durante todo o dia distribuindo folders e balões, no Via Verde Shopping, e às 18h haverá apresentação da Banda da PMAC, com a participação especial do garoto autista Yuri Mateus, de sete anos.

Publicidade

A programação encerra-se no domingo, 3 de abril, com um passeio de bicicleta que sairá da Concha Acústica a partir das 16h.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido