Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mesmo com preconceitos políticos do Acre são destaques na mídia nacional

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O preconceito do Sul e Sudeste do Brasil contra o nosso Estado é imenso. Tanto que inventaram aquela frase que “o Acre não existe”. Essa piada de mal gosto ganhou força ao longo do tempo nas redes sociais. Outra manifestação de preconceito foi quando há alguns anos um colunista da Revista Veja escreveu que “o Brasil fez um péssimo negócio ao trocar o Acre com a Bolívia por um cavalo”. Mas apesar de todo esse preconceito o Acre tem sido destaque na grande mídia brasileira. Os políticos acreanos tem merecido a atenção das corporações de comunicação do país. Dois dias seguidos matérias no Jornal Nacional da Rede Globo destacam o Acre. A trapalhada da mensagem disparada do telefone do governador Tião Viana (PT) ameaçando os cargos comissionados que não participaram de atos políticos do PT e, em seguida, as declarações do deputado federal Major Rocha (PSDB) contra o ex-presidente Lula (PT). No último final de semana a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) também teve uma fala em rede nacional, no mesmo telejornal, durante a Convenção do PMDB pedindo que o seu partido se afaste da aliança com o atual Governo Federal do PT. Sem falar nas participações constantes do então líder do PT, deputado federal Sibá Machado (PT), com as paranoias sobre “possíveis” intervenções da CIA no processo político brasileiro. A postura do deputado federal Léo Brito na Comissão de Ética da Câmara Federal no processo de quebra de decoro do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), também teve repercussão nacional. Sem falar no senador Jorge Viana (PT) que apareceu bastante quando da prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), por ter votado contra a quebra da imunidade do colega. A ex-senadora, ministra e presidenciável Marina Silva (Rede), há anos é destaque tanto da imprensa nacional quanto internacional. Mesmo que muitas vezes as manchetes sejam negativas, o fato é que um dos menores estados do país tem tido uma participação bastante ativa na mídia nacional. Nada mal para o Acre que, segundo os preconceituosos de plantão, nem existe.


Perdendo o bonde da história
O presidente Lula definitivamente não entendeu o seu papel na história. Durante oito anos foi “o cara”, segundo o presidente norte-americano Barack Obama. O seu governo realizou importantes transformações sociais no Brasil e Lula poderia ser atualmente uma liderança mundial. Mas as suspeitas do seu envolvimento com corrupção jogaram todo esse capital político na lama. Lula se debate simplesmente para não ser preso e a sua popularidade despencou.

Anúncios


Mudança de time
Se Lula tivesse se mantido fiel a sua origem humilde hoje estaria jogando no mesmo time de personagens históricos como o ex-presidente uruguaio José Mujica, Dalai Lama, Nelson Mandela e Gandhi. Mas a “tentação” colocou Lula num time muito diferente desses mitos da história mundial.


Sem condenação prévia
Acredito que nenhum cidadão deve ser condenado por antecipação. Mas o entorno do ex-presidente é uma lama só. Os indícios do seu envolvimento ou de fazer vistas grossas em relação ao que estava acontecendo são imensos. Alguém vai dizer que o maior escândalo de corrupção do Planeta envolvendo bilhões de dólares na Petrobras não existiu? O “Mensalão” não existiu? O dinheiro que passou nas contas pessoais de Lula e da sua Fundação não passaram?


Tiro de misericórdia
Lula se tornou a Rainha da Inglaterra do PT. Uma figura para comandar processos políticos paralelos com a sua influência e “popularidade”. Nunca se cogitou Lula voltar ao trabalho com um cargo no Governo. Agora, quando a Justiça tenta colocar as mãos no ex-presidente ele vai virar Ministro. Muito estranha essa história já que o Governo da presidente Dilma (PT) está no seu sexto ano. Na minha opinião esse é mais um ato “aloprado” do PT que não caiu nada bem para a opinião pública brasileira.


A hora de mostrar grandiosidade
Lula deveria estar acalmando a situação caótica brasileira. Se defendendo como qualquer cidadão das acusações contra ele. Sobretudo com humildade. Mas preferiu o guarda chuva jurídico de um ministério para ser “julgado” em instâncias superiores (STF). O “Pai dos Pobres” definitivamente não quer enfrentar a Justiça como qualquer ser humano mortal que luta no dia-a-dia para sobreviver num país de imensos contrastes e injustiças sociais. Lula preferiu o caminho dos privilégios e a história não irá perdoá-lo.


Até tu Jorge?
Na gravação que vazou do senador Jorge Viana com o amigo de Lula, o advogado Roberto Teixeira, o político acreano admite a atual baixa popularidade do ex-presidente. Quando o advogado sugere que Lula deveria andar o Brasil fazendo comício populares, Jorge Viana, desaconselha devido ao momento negativo do PT.


Confira o trecho
Jorge Viana disse ao telefone: “Não tem clima no interior do Brasil pra ele (Lula) vir, pra ele andar. Ele tem que fazer uma ação ao vivo chamando coletivas, isso é mais forte do que ele fazer comício, fazer coisa.. gente, o clima tá muito ruim contra nós, não há uma comoção. Ele tem que botar a família dele, fazer a defesa e virar a fazer”.


Salve-se quem puder
Uma coisa é inegável. Parece que Jorge Viana é um dos poucos políticos do PT a entender o momento muito negativo que o seu partido atravessa. Jorge tem feito a autocrítica dos sucessivos erros do PT tanto a nível nacional quanto no Acre. Mas tem sido uma voz no deserto. Bom político, Jorge sabe que se essa situação se agravar não terá mais uma reeleição tranquila, em 2018.


A honra é de todos
Quando um petista sofre com algum tipo de suspeita logo é evocado o ataque à honra de um pai de família, um cidadão honesto, etc e tal. Mas esses mesmos personagens não se furtam, muitas vezes, de pagarem para agentes desqualificados promoverem verdadeiras campanhas de destruição de reputações contra políticos adversários nas redes sociais e veículos de comunicação pagos com recursos públicos. Tenho um amigo no Juruá que costumava dizer sempre que os políticos do PT pensam que só eles têm honra, só eles têm família. Tenho assistido verdadeiras campanhas de difamações no Acre contra vozes que se levantam contra a oligarquia de poder que o PT criou no Estado. Simples adversários políticos que são transformados em “inimigos” mortais. O erro de alguns personagens do PT é a tentativa vã de aniquilar “inimigos”. Na maioria das vezes acabam fortalecendo os seus adversários. Só para citar alguns exemplos, o senador Gladson Cameli (PP) se elegeu debaixo de uma das campanhas difamatórias mais violentas que já presenciei. O deputado federal Major Rocha é outro alvo preferencial dos petistas, inclusive, na tentativa de envolver familiares do parlamentar no processo. Os ataques contra a pré-candidata à prefeitura de Rio Branco, Eliane Sinhasique, aumentam a cada dia. Sem falar no prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), na ex-deputada federal Antônia Lúcia (PR), no deputado federal Flaviano Melo (PMDB), entre tantos outros que enfrentam essa sanha de acusações e campanhas difamatórias. Nem mesmo alguns colegas jornalistas escapam dessa metralhadora giratória de destruição da honra e da moral. Portanto, não reclamem. É a lei do karma que gera uma ação seguida de uma reação. Alguns petistas estão sofrendo na carne aquilo que promovem há anos contra os seus adversários.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido