Menu

Pesquisar
Close this search box.

“Só quem não foi furtado no Acre foi o governador que tem dezenas de policiais na sua segurança”

seguro_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


Abrindo a atualização de hoje com esta frase do delegado aposentado Walter Prado, que durante anos combateu a criminalidade nas ruas de Rio Branco, mas falamos do Xerife mais à frente. Primeiro quero fazer um relato da minha terça-feira (15), que foi cheia de surpresas. Algumas boas outras nem tanto. Vamos ao nosso bate-papo, meus três leitores. Como é de conhecimento público, os índices de violência dispararam no Acre, a nossa querida capital mundial da economia sustentável, modelo para os EUA, Alemanha, China, França, Peru, Itália, Israel e Marte, que apesar do pujante desenvolvimento econômico promovido pelos inúmeros empréstimos contraídos, vive aterrorizada com os roubos, furtos, arrombamentos e até arrastões, denunciados pelo deputado Gerlen Diniz (PP).

Anúncios


Daí vocês me perguntam: qual a solução para este fenômeno que antes atingia apenas as cidades grandes? Tenho uma opinião formada sobre a questão. Acredito que as autoridades de segurança deveriam ouvir a voz da experiência de pessoas que obtiveram sucesso na luta contra o crime, como é o caso do delegado aposentado Walter Prado. Num conversa descontraída com o Xerife, dos bons por sinal, ele disse que as instituições precisam se unir para vencer o crime. Pardo cita o exemplo o mutirão realizado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que analisou 3.568 inquéritos instaurados entre os anos de 2005 e 2015, que resultou em 1.051 denúncias, 364 em diligências e 39 audiências.


“Só quem não foi furtado ainda neste Estado foi o governador que tem dezenas de policiais na sua segurança. O Ministério Público deu o caminho para que muitos problemas sejam resolvidos na área de segurança. O procurador Oswaldo D’Albuquerque poderia realizar mais ações como o mutirão na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Desta forma reforçaria os trabalhos desenvolvidos na área de segurança pública. Não existe fórmula mágica, o que existe é trabalho sério e comprometimento. A união das instituições, deixando de lado as pequenas diferenças que muitas vezes resultam em boicotes, pode ser a solução para a violência no Estado. Se isso não acontecer, eu acredito que apenas o governador vai continuar fora dos índices galopantes”, diz Walter Prado.


 


Furnas_01
A investigação de um “perigoso bandido”
lava_01Bom, como falei lá no comecinho da atualização, fui surpreendido com algumas coisas que aconteceram na terça-feira (15). O que me deixou perplexo foi descobrir que depois de 44 anos de vida, sou considerado um perigoso bandido, que pode estar sendo investigado por lavagem de dinheiro e extorsão, pelas autoridades locais. Fiquei com medo de mim mesmo. Como é que estou a meu lado a tantos anos e não sabia que cometi estes crimes? Será que tenho um alter ego que sai por ai desafiando a lei? A verdade é que recebi esta informação através de um recado, logo nas primeiras horas da manhã, quando cheguei para cumprir meu expediente na cobertura dos trabalhados dos deputados na Aleac. Não vou revelar nomes para não comprometer determinadas pessoas.


“Ray, o fulano não sabia como fazer para esta informação chegar até você. Eu encontrei ele cedo no hall de entrada da Assembleia. Ele pediu para você tomar muito cuidado porque há uma investigação em curso, onde você é acusado de lavagem de dinheiro e extorsão”, este foi um pedacinho da mensagem que me deixou bastante preocupado e disposto a procurar ajuda médica, já que não tinha nem ideia de minha periculosidade. Brincadeiras à parte, quero informar que estarei ingressando com uma interpelação judicial para esta pessoa explicar a origem desta investigação e expor as denúncias que levaram à instauração deste suposto processo de lavagem de dinheiro e extorsão. Encarei o episódio como um tipo de intimidação que pode ter como motivo principal o meu trabalho.


 


metralhadora_01


sinha_01Efeito Delcídio
As revelações bombásticas da delação do senador Delcídio do Amaral (PT) suscitou muitas alfinetadas e piadas na Assembleia Legislativa. No início dos trabalhos, nenhum dos deputados do PT se encontrava no plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo deputado Eber Machado (PSDC), quando a deputada Eliane Sinhasique (PDB) foi chamada para discursar no seu tempo regimental no pequeno expediente, ela disparou: “ué, cadê os deputados do PT? Será que foi o efeito Delcídio? O líder do PT, o deputado Lourival Marques, entrou apressado e atrasado, gesticulando com uma folha de papel para mostrar que os petistas estavam representados na sessão. A peemedebista que defende o rompimento de seu partido com o governo Dilma, retrucou: “há sim, pensei que não vinham”.


André Hassem na mira do vereador Portela


pulo_01
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PR) está na mira do vereador Carlos Portela (PPS), que acusa o gestor municipal de tentar aprovar um golpe nos servidores municipais. O parlamentar destaca que depois de atrasar o envio do orçamento para ser votado na Câmara, Hassem pede que os vereadores aprovem que ele remaneje mais 30% do valor do orçamento, sem autorização do legislativo. “Isso é um absurdo, tira todo o poder dos vereadores, além de não sabermos o que o prefeito vai fazer com o dinheiro público, caso isso aconteça, ficamos sem força até para lutar com as categorias que estão com o salário defasado e sem previsão de aumento. O prefeito já tem com suas arrecadações próprias em média 15%, independente da Câmara, que ele pode remanejar”.


Portela destaca que, caso o pedido seja aprovado, André Hassem contará 45% de recursos para ser remanejado da forma que ele bem entender. “Significa que ele pode remanejar a metade do orçamento sem a câmara saber. E se ele usar para outros fins, como emprestar, pagar despesas pessoais e não devolver? O vereador não vai saber. No caso atual, o prefeito está com as contas desorganizadas, tirou dinheiro de algumas contas que não poderia tirar e tem dificuldade de repor ou de regularizar, pois tem contas que não se pode mexer. O André administra como se não precise prestar contas. O orçamento de Epitaciolândia é quase 30 milhões, fora os convênios, projetos e emendas parlamentares, imagine 30% disso nas mãos de quem não tem controle”.


Detona_01Sem medo de dizer a verdade
“Se não tiver mais investimento a partir de outubro a saúde para de funcionar. O dinheiro que entra, sai sem chegar na ponta para assistência do paciente”, disse o deputado Raimundinho da Saúde (PTN), ao revelar dados de um debate sobre o sistema de saúde pública que participou fora do Estado. O parlamentar afirma que, enquanto a maioria dos políticos defende partidos e seus filiados, o sistema de saúde pode entrar em colapso. “Quando nós parlamentares brasileiros estivermos defendendo bandeira partidária, o povo vai continuar sofrendo. Só observamos políticos defendendo a bandeira de seus partidos e pouco se preocupando com a população. O brasil não pode ficar à deriva, sem comando. Não podemos apenas defender partidos como está acontecendo”.


Espaço do Leitor


Honesto_01
Mais uma vez recebo a colaboração de um dos meus três leitores. Scheila Abraão Lopes França, encaminhou um e-mail para falar sobre a manifestação de apoio ao ex-presidente Lula, que vem sendo organizada pelo PT do Acre. Confiram a integra da mensagem: “Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Já que nunca sabemos quando você vai ler nossas mensagens, Ray Melo! Gostaria de falar sobre a organização da manifestação pró-Lula que é carinhosamente organizada pelo PT do Acre. Realmente, vai ser grandiosa esta manifestação, eles vão dispor de uma estrutura tão fantástica quanto os projetos que transformaram o Acre, em referência mundial. Pode ter certeza que vai ter ônibus, caminhões, veículos de passeio e até aviões para trazer a militância para Rio Branco. Eles não vão economizar no pão com mortadela para mostrar a grandeza deste evento que os milhares de comissionados terão a missão de arrebanhar outros milhares de petistas do interior para demonstrar força. Só não entendo a derrota dos petistas nacionais no Estado, apesar desta superioridade cantada em prosa e verso. Na última disputa o Aécio Neves bateu a Dilma com 63,68% a 36,32% dos votos”. Tudo indica que alguns “companheiros” não rezam 100% na cartinha do PT”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido