Menu

Farmacêuticos realizam ação de combate ao mosquito Aedes aegipty

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Conselho Regional de Farmácia do Acre – CRF/AC, realiza no próximo sábado, dia 19, no Bairro Adalberto Aragão, em Rio Branco, a mobilização “Farmacêuticos em Ação”, de combate ao mosquito Aedes aegipty, que será desencadeada pela categoria em todo o Brasil por meio do Conselho Federal de Farmácia – CFF.


Os farmacêuticos e alunos do Curso de Farmácia da FAMETA, vão de casa em casa distribuindo panfletos explicativos para a população. Eles terão também um guia de bolso com informações sobre o mosquito, as doenças transmitidas por ele: zika, dengue febre chikugunya, além dos sintomas e formas de tratamento da doença, que serão repassadas à população. Agentes de Endemias da secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, SEMSA, vão reforçar o time do CRF\AC.

Publicidade

O bairro onde a ação será realizada foi decidido em reunião entre o presidente do CRF/AC, Tiaraju Mattos, vice presidente, Francimary Muniz, representante do Conselho Federal de Farmácia CFF, Artagnam Costa, diretor de Endemias da secretaria Municipal de saúde, José Ferreira Neto, representante da FAMETA, Robson Fujihara, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Isabela Sobrinho e Alexandre Tomazini representando a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária, realizada nesta quarta feira , na sede do CRF/AC. O Bairro Adalberto Aragão é um dos que mais concentram focos do mosquito.


farma_01


Na reunião também foi definida a capacitação de um dia, esta quinta-feira, 17, para os alunos da FAMETA, ministrada por agentes de endemias da SEMSA.


O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Acre- CRF/AC, Tiaraju Mattos, explica que o CRF/AC cumpre sua função cidadã de combater o mosquito que causa doenças “que são hoje um grande problema de saúde pública no Brasil”. Ele agradeceu o apoio das instituições parceiras na ação.


Para o diretor de endemias da SEMSA, José Ferreira Neto, a adesão de instituições como o Conselho Regional de Farmácia do Acre, é muito importante para o poder público, porque reforça o time de combate ao Aedes, como também “incentiva que outras instituições também busquem essa parceria, ampliando o combate ao mosquito”.


Esta não é a primeira ação do CRF/AC no combate ao mosquito Aedes aegipty. No dia 20 de janeiro desse ano, o CRF/AC realizou Um dia de Mobilização Contra o Mosquito no Senadinho, conseguindo levar a mensagem da prevenção para centenas de pessoas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido