Menu

Conciliando as vizinhas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Daniel Ribeiro


Naquela cidadezinha do interior haviam duas vizinhas que precisavam complementar a renda da família com trabalhos extras: Ana e Carla. Ana decidiu lavar a roupa de terceiros. Carla decidiu fritar pasteis. Ocorre que em um certo dia, Ana vai à casa de Carla para ter com ela dois dedinhos de proza.

Publicidade

Olha, Carla, você precisa encontrar uma forma de conter o cheiro da fritura dos pastéis, porque já é a terceira cliente que cancela a lavagem de roupa por conta do cheiro de pastel nas roupas que eu entrego.


Ana, não posso fazer nada! Tenho que sustentar minha família! Encontra outro lugar pra secar a roupa, porque não tem como mandar a fumaça ir pro outro lado da rua.


Dê seu jeito.


Não vou fazer nada.


O tempo fechou. Diversas outras discussões aconteceram. Os demais vizinhos estavam começando a escolher lado e apostar em quem “estava com a razão”. Menos o Seu João, conciliador da Câmara de Conciliação da cidade. Que morava na mesma rua e era cliente das duas. Um belo dia, Seu João lhes propõe ajudá-las a resolver aquela pendenga de uma maneira rápida, eficiente e em que a decisão tomada por elas fosse definitiva. Na semana seguinte estavam os três em volta de uma mesa redonda para decidir como preservar a política da boa vizinhança e manter o sustento das famílias. Depois de alguma discussão e a argumentação das duas. Entenderam que havia muito mais em comum entre elas do que se imaginava. As duas precisavam de dinheiro extra e tinham tempo e habilidades para trabalharem juntas e assim dobrar a capacidade de produção de qualquer uma das atividades que elas tinham. Decidiram se juntar na lavagem de roupas, pois o cheiro da fritura e o risco de manusear óleo quente era realmente algo que deveria ser evitado. Pondo fim à disputa e iniciando uma parceria lucrativa e amigável para ambas.


Diariamente histórias semelhantes a essa terminam em disputa judiciais, onde “ninguém sai ganhando”. A opção pelo uso de Métodos Alternativos de Soluções de Conflitos (MASC) é sempre o caminho mais curto para uma solução mais proveitosa. Isso pode estar acontecendo agora mesmo na sua casa, na sua empresa ou na vida de alguém que você conhece. Busque informações com seu advogado.


Semanalmente traremos a este espaço maiores informações sobre os MASC. Caso tenha dúvidas ou queira sugerir temas para abordarmos, entre em contato no e-mail daniel.ribeiro@cacb.org.br


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido