Menu

Sebastião Viana pega empréstimo em dólar e vê a moeda despencar com pedido de prisão de Lula

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

crise_00


Bom dia! Boa tarde! Boa note!

Publicidade

O governador do Acre, Sebastião Viana (PT) é um dos políticos mais preocupados com o pedido de prisão do ex-presidente Lula (PT). Depois que o petista conseguiu aprovar um empréstimo de 150 milhões de dólares, ele assiste a moeda americana despencar na cotação, após a informação de que o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Lula no caso do tríplex do Guarujá. Parece até que “o líder maior”, como diz a secretária Concita Maia, entrou num inferno astral sem fim. Além de lidar com a cobrança de fornecedores, empreiteiras e empresas terceirizadas, agora também tem que torcer para o “pai do PT” não ser preso para o dólar continuar em alta.


A mobilização para impedir a prisão de Lula e manter o valor astronômico do empréstimo contraído pela administração petista do Acre já começou. Os dirigentes partidários do PT acreano estão panfletando algumas ameaças à moda Evo Morales, nas redes sociais. Eles avisam que podem reagir na base da força. É provável que o aguerrido exército de cargos comissionados de Sebastião Viana seja mobilizado para iniciar uma marcha rumo ao sul do país. O movimento esquentou ainda mais após a ameaça de demissão por não prestigiarem o “companheiro Gilberto Carvalho”. Ninguém quer perder o emprego, nem prejudicar os investimentos de nossa cadeia produtiva movida a empréstimos.


Amigos de Lula têm investimentos no Acre


AMIGOS_01
Neste salve-se quem puder que foi iniciado com o pedido de prisão do ex-presidente Lula, alguns companheiros resolveram soltar a língua. Nem mesmo os que ocupam cargos de confiança estão calados. Um exemplo foi uma conversa que este blogueiro teve com um membro do primeiro escalão do governo do Acre. Ele afirma que “os amigos de Lula têm investimentos financiados pelos bancos públicos no Acre. Veja o caso da Dom Porquito, empresa do Paulo Santoyo. Ele recebeu um financiamento de R$ 26 milhões do Banco da Amazônia. O empresário veio de São Bernardo, é um amigo de Lula, um exemplo é que o ex-presidente sempre esteve prestigiando este projeto”, diz o comissionado.


A fonte do blog falou ainda de um dos sócios do Complexo Industrial Peixes da Amazônia. “Dizem que é uma parceria público/privada o investimento realizado na Peixes da Amazônia, mas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o maior cotista do fundo, com participação de 80%. Neste caso o ex-presidente Lula também participou das inúmeras inaugurações das etapas que ficavam prontas. Um dos sócios do empreendimento é Jaime Brum, que além de ser amigo de Lula, é o idealizador do projeto. Quem você acha que indicou Brum? Estou cintando apenas dois exemplos, mas pode ter certeza, amigos de outros petistas em nível nacional também participam de investimentos”.

dono_01O político que derrotou duas vezes consecutivas a FPA

Os conflitos não estão acontecendo apenas nas fileiras do PT. Mesmo numa posição confortável, os partidos de oposição continuam se engalfinhando no Acre. O imbróglio mais recente aconteceu envolvendo PMDB e PSDB, partidos que brigam pela prefeitura de Cruzeiro do Sul. No meio de toda confusão, os envolvidos esquecem que o prefeito Vagner Sales (PMDB) exerce o direito legitimo de defender uma candidatura. Afinal, ele é o único político local que venceu a Frente Popular e o PT em duas disputas majoritárias consecutivas. Na disputa pelo primeiro mandato, Sales foi às ruas praticamente sozinho, enfrentando o candidato da FPA e Zila Bezerra, que disputava a reeleição.


Quando Vagner Sales lançou sua candidatura à reeleição, ele também enfrentou sérias dificuldades com a estrutura montada pelo governo do Acre, que defendia Henrique Afonso, candidato que contou com o reforço do programa Ruas do Povo. Na época, o governador Sebastião Viana (PT) apostou todas as fichas para vencer Sales, na pavimentação de ruas e no lançamento de obras como foi o caso da UPA e do frigorífico de peixe que ainda não foram concluídos. Portanto, o Leão do Juruá precisa ser respeitado. Afinal, além de Vagner Sales, qual foi o outro político de oposição que venceu duas disputas majoritárias contra a máquina da FPA? Mesmo ele não sendo candidato, sua escolha tem que ser considerada.


Espaço do leitor
ilusionista_01Prezado Ray,
Em suas atualizações, você sempre coloca o Acre como “a nossa querida capital mundial da economia sustentável, modelo para os EUA, Alemanha, China, França, Peru, Itália, Israel e Marte”. Depois de verificar arquivos de jornais, quero repassar ao blogueiro, que a indústria que processa carne de porco, conhecida como Dom Porquito, rompeu outras fronteiras. De acordo com a Agência de Notícias do Governo do Acre, ela “já tem contratos fechados com Hong Kong, Peru, Bolívia e Vietnã. A mercadoria será exportada por meio da BR-317, a Rodovia Transoceânica”. Estamos com status mais elevado do que nunca. Atualize sua lista de países que dependem do nosso modelo econômico.


Para completar, o governo informa que “contatos e prospecção de negócios estão sendo feitos com a China, Coreia do Sul, Cuba e Rússia”. Você tem razão quando afirma que o Acre pode salvar a economia Brasileira. Eu nunca vi um Estado pequeno, dependente de recursos de repasses federais, se destacar da forma que nosso estado se colocou no contexto de exportação de produtos para esta quantidade de países. Proponha no seu blog, que a capital federal seja transferida para cá. Proponha ainda que o governador ensine os gestores federais a fazer investimentos. Se ele conseguiu transformar o Acre numa potência mundial, com dinheiro de empréstimos, com a arrecadação do país chegaremos à lua.


Mensagem encaminhada por Scheila Abrão Lopes França.


Dica de filme
Para esquecer a crise política, moral e financeira, nada melhor que um bom filme. Esta dica é sobre o PT, partido que tem um modo de agir bem parecido, seja em Brasília, Cochinchina ou no Acre. O ex-presidente Lula conta com os préstimos da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB). A comunista deixou vazar um vídeo que o cardeal petista mandava as autoridades brasileiras enfiar naquele canto, o processo contra ele. No Acre, o governador Sebastião Viana (PT) conta com a secretária estadual de Políticas Públicas para as mulheres petistas, Concita Maia, que foi responsável pela mensagem que o governador ameaça demitir o comissionado que não prestigiar a presença das estrelas petistas.

Publicidade

estrela_01


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido