Menu

Arrastão Contra o Aedes faz varredura nos bairros Abraão Alab e Mascarenhas de Morais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito Marcus Viana coordenou nesta segunda-feira, 7, mais um Arrastão de Combate ao Aedes aegypti nos bairro Abraão Alab e Mascarenhas de Morais. A operação contou com a presença de cerca de 250 homens e mulheres das secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e Serviços Urbanos (SEMSUR), Exército e Corpo de Bombeiros. Os dois bairros estã entre os que registraram grande índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus – e foi no Abraão Alab que se registrou o primeiro caso de zika no Estado do Acre. O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, e o vereador Clézio Moreira, acompanharam o Arrastão.


88b63afb-5dcb-404d-99fb-bffd66279bc3

Publicidade

O prefeito e as equipes percorreram residências e imóveis comerciais em busca de focos do mosquito que vem assustando o mundo inteiro. As três doenças são adquiridas através da picada do Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. A única forma de evitar as três doenças é combatendo o inseto, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. A dengue e a chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a dengue se destaca pelas dores nos corpo, a chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a zika tem como característica uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo. “Todo mundo tem que ficar atento”, alertou a professora aposentada Raimunda Rodrigues da Silva, moradora da Rua Dr. Ary Rodrigues, no Abraão Alab. Marcus Alexandre parabenizou Raimunda pelo cuidado que ela tem com o quintal onde mora.


Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias. De posse dessas informações, os grupos percorreram todo o bairro como também localidades vizinhas, visitando imóvel por imóvel. Além da inspeção nos quintais, em busca de vasilhas e objetos que possam acumular água, os quais acabam servindo de criadouro para o aedes. As equipes aplicaram larvicidas em caixas d’água que ficam no solo e orientaram os moradores os sintomas das três doenças e quanto às formas de evita-las.


134b34bc-253a-4a60-9ef4-e945b1cd7072


O vereador Clézio Moreira é morador do Abraão Alab e nesta semana seu pai, de 90 anos, recebeu diagnóstico de infecção por dengue. A região, além da alta infestação da larva do mosquito, já teve confirmados três casos de dengue e um de zika vírus – mas o trabalho dos agentes junto aos moradores é intenso. “Nós contamos muito com a comunidade”, disse o prefeito.


São mais de 70 mil imóveis atendidos pelo Arrastão desde o começo do ano. As ações entraram em nova fase, ampliando o número de bairros listados como prioritários de 20 para 32.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido