Menu

Trabalhadores em educação rejeitam proposta do governo e negociações serão retomadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A proposta do governo de 23.48% de reajuste aos funcionários de escola e 19.75% aos professores foi rejeitada em assembléia da categoria, realizada no final da tarde desta quinta-feira (25). Os trabalhadores não aceitam a suspensão da VDP (Valorização de Desempenho Profissional), como sugeriu a Secretaria de Educação como condição para reajustar salários. O estado usa verba específica, na ordem de R$ 30 milhões anuais, exclusivamente para o décimo-quarto salário dos educadores. A VDP é instituída por lei e regulamentada em decreto.


3a30bd3a-4361-4af6-91d5-4549d5a4c565

Publicidade

Orientado pelos trabalhadores, o Sinteac irá retomar as negociações com o governo, em reunião agendada para a manhã desta sexta-feira (26). Os professores e funcionários pedem que o intervalo das parcelas seja encurtado, e exigem ganhos reais em 2016.


O governo argumenta que somente pode conceder reajuste utilizando os recursos da VDP, com percentuais iguais em janeiro de 2017, agosto de 2017 e março de 2018 para professores, e no caso dos funcionários, janeiro de 2017, setembro de 2017 e junho de 2018.


“É inaceitável”, opinou o vereador Manoel Lima (PDT), fundador do PT em Senador Guiomard, que se desfiliou do partido dos trabalhadores no ano passado. O professor Jorge Neto lembrou que “estamos sem reajuste há nove anos e a proposta governamental é uma vergonha”.


A presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, afirmou que a entidade vai seguir tentando sensibilizar o governo sobre a necessidade de reajustar salários em 2016. “Estava claro que a suspensão da VDP não seria aceita. Nós vamos tentar avançar nas negociações. Temos tempo para isso. Esperamos não ser preciso grevar. Isso só depende da deliberação dos trabalhadores”, disse ela.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido