Menu

Polícia prende invasores de fazendas produtivas no Amazonas e suspeita que políticos do Acre estariam estimulando a ocupação de propriedades

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

IMG-20160223-WA0043


Uma ação conjunta desencadeada pelas polícias militar e civil do Estado do Amazonas, denominada Operação Iquiri, prendeu 18 homens que realizavam marcações de lotes para invadir uma área de reserva legal da fazenda Palotina, no km 104 da BR-317 – sentido Rio Branco/Boca do Acre. As operações estariam sendo realizadas para coibir o número de invasões de fazendas e áreas de propriedade da União que estão acontecendo no Estado vizinho.

Publicidade

As policiais trabalham com a possibilidade de possível participação de políticos do Estado do Acre, que estariam por trás das ações organizadas do invasões, apoiando financeiramente e estimulando a ocupação de propriedades particulares. Durante a operação, o agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cosmo Capistano da Silva, foi preso com um GPS realizando marcações de áreas de terra que invasores que saíram do Acre iriam ocupar no Amazonas.


Segundo informações dos agentes que participaram da Operação Aquiri, o objetivo das ações preventivas teriam como base as denúncias de invasão de terras, a prática de crimes ambientais, como caça de animais silvestres e destruição de floresta primária e posse ilegal de armas de fogo em em uma área próximo da Floresta Nacional do Iquiri, uma Área de Proteção Permanente (APP), protegida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).


IMG-20160223-WA0042
Os policiais que participaram da operação tiveram dificuldades para chegar ao local do acampamento dos invasores que é de difícil acesso. O início da viagem foi realizado de caminhonete, com auxílio de um trator e o trecho final foi feito a pé até a margem do igarapé Malocão, onde havia um acampamento improvisado com barracas de lona. No local foram encontrados 18 homens. Um dos invasores portava uma espingarda sem registro que foi apreendida.


O líder dos invasores seria o agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cosmo Capistano, que foi preso realizando marcações da área que os invasores com um GPS. Nos últimos meses, proprietários de fazendas na divisa do Acre com o Amazonas entraram na Justiça com diversos pedidos de reintegração de posse de terras que foram invadidas com apoio de centrais sindicais e políticos supostamente ligados ao PT, que financiam os movimentos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido