Menu

Pesquisar
Close this search box.

MPAC inaugura sistema de inteligência para combate ao crime organizado no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) vem fortalecendo sua atuação em conjunto com os órgãos de segurança pública para combater ao crime organizado. Foi desenvolvido um sistema que permite acessar, de maneira rápida, eficiente e segura, informações sobre integrantes de organizações criminosas.


894cfbab-b827-40ec-aff6-8a5e0f941cbf


Trata-se do sistema RETINA, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MP, que consiste em um banco de dados para abrigar informações sobre membros de organizações criminosas, como também, de pessoas envolvidas em crimes violentos, entre os quais, latrocínio, roubo e tráfico de drogas.

Anúncios


Nesta terça-feira, 23, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, assinou acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Polícia Civil. Com isso, as duas instituições firmaram o compromisso de compartilhar a ferramenta.


A promotora de Justiça Marcela Ozório, coordenadora do NAT, explicou que o sistema começou a ser desenvolvido no ano passado, sendo uma ação prevista no projeto Observatório de Análise Criminal. Por meio dele, será possível conhecer o perfil do criminoso, sua área de atuação, os crimes com os quais ele tenha envolvimento, entre outras informações.


“É um banco de dados para consulta e geração de resultados, como relatórios de análises, determinar operações, atividades de represssão e prevenção, que vai contribuir para a tomada de decisões”, acrescenta.


O MPAC vai instalar o sistema em todos os locais indicados pelo Departamento de Inteligência da SEPC que, por sua vez, assumiu o compromisso de compartilhar as informações do Sistema IDNET, que é uma base de dados de impressões digitais da Polícia Civil, garantindo, assim, rapidez aos procedimentos investigatórios sob responsabilidade das duas instituições.


União de forças
Ao assinar o acordo de cooperação, o secretário da Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, destacou que a conjugação de esforços é determinante para o combate ao crime organizado. “É sempre importante manter as parcerias, e não apenas estabelecê-las, mas fortalecê-las. O combate ao crime organizado tem essa característica: todas as instituições precisam estar unidas para dar uma resposta firme”, destaca.


Seguindo a mesma linha de pensamento, o procurador-geral pontuou que as ações coordenadas sempre surtem efeitos mais satisfatórios. “O trabalho integrado só vem a potencializar as ações de combate ao crime organizado. Hoje, o MP e a Secretaria da Polícia Civil dão mais uma demonstração de que estão unidas para garantir a tranquilidade e a paz social”, afirma.


Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal, a procuradora Patrícia Rêgo lembrou que o sistema desenvolvido é fundamental para o trabalho das instituições que farão uso da ferramenta. “Vai possibilitar gerar relatórios que serão instrumentos capazes de pautar a atuação não apenas do MP, mas também dos gestores da segurança pública”, diz.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido