Conecte-se agora

CPI do Futebol não vai ao ataque

Publicado

em

Na primeira reunião este ano da comissão, o requerimento de informações bancárias e fiscais da Klefer e de seu proprietário, Kleber Leite, não foi apreciado. Desde pelo menos o início de novembro do ano passado que a CPI coloca em votação este pedido e nada acontece.

A Traffic é outra empresa que mantinha relações comerciais com a CBF no item direitos de transmissão de competições esportivas, que curiosamente também ninguém na CPI quer saber sua movimentação financeira. Nem requerimento existe na comissão pedindo quebra de sigilo da empresa.

O detalhe é que o dono da Traffic, J. Hawilla, encontra-se em prisão domiciliar nos Estados Unidos por conta de operações ilegais em acordos internacionais de direitos de transmissão. Ele é um dos principais delatores do caso.

Jamil Chade, jornalista que lançou o livro “Política, propina e futebol”, mostra em seu trabalho que o pagamento de suborno na Fifa com direitos de transmissão, foi um dos principais motivos de enriquecimento ilícito de dirigentes – João Havelange é que começou a prática de monopolizar as transmissões das emissoras de televisão em cada País, para ter maior controle da propina, mesmo que a concorrência resolvesse pagar mais pelos direitos.

O “Caso Fifa”, investigado pelos Estados Unidos e a Suíça, começou por aí: contratos entre canais de TV e patrocinadores e a entidade máxima do futebol, com suspeita de desvio de dinheiro de ambos os lados. A Conmebol e a CBF fizeram o mesmo por anos a fio.

A Klefer e a Traffic foram intermediárias desses acordos entre as entidades sul-americana e brasileira e os canais de televisão monopolistas.

A CPI, porém, continua se centrando em audiências públicas e na investigação de dirigentes ligados à CBF e empresas que orbitavam na esfera da confederação, porém fora do âmbito já provado pelas autoridades norte-americanas como o centro do problema de corrupção no futebol – e que até motivou a criação da Comissão no Senado.

Não que não seja importante uma devassa geral na CBF, mas é surpreendente como a CPI é negligente com um ponto nevrálgico dos escândalos no futebol.

 

 

 

 

Propaganda

Cotidiano

Federação e clubes definem tabela do segundo turno do Campeonato Acreano 2019

Publicado

em

FOTO: MANOEL FAÇANHA

Na próxima quinta-feira, 21, na Arena da Floresta, às 19 horas, Galvez e Atlético Acreano entram em campo em busca do título do primeiro turno do Campeonato Acreano 2019. Como não há vantagens e a decisão é em jogo único, terminando empatada a partida, a decisão vai para os pênaltis.

E o torcedor não vai ter nem tempo de perder o campeonato de vista. No sábado, já começa o segundo turno da competição com a realização de dois jogos no Florestão. Um dia depois, já acontece, na Arena da Floresta, o fechamento da primeira rodada.

Após a rodada inicial, a tabela do campeonato apresenta novidades nesse segundo turno. Para cumprir com o calendário e liberar os represantes acreanos para as competições nacionais em tempo hábil, acontecerão três rodadas ao longo da semana. A final do segundo turno está marcada para o dia 16 de abril.

Uma outra novidade na tabela são os dias da decisão do campeonato. Para fugir da concorrência do futebol na televisão, as finais do Campeonato Acreano 2019 serão disputadas nos dias 19 e 22 de abril, uma sexta e uma segunda-feira, respectivamente.

Confira a tabela:

FOTO DA TABELA: DUAINE RODRIGUES

Continuar lendo

Cotidiano

Atlético e Galvez vão fazer a final do 1° turno do Campeonato Acreano 2019

Publicado

em

FOTO: MANOEL FAÇANHA

Depois do Atlético Acreano ter conseguido a vaga para final, Galvez e Plácido de Castro entraram em campo na Arena da Floresta em busca do outro lugar na decisão.

Em um primeiro tempo bastante disputado, a emoção ficou para o final. Em dois minutos, aos 45 e aos 46, Ciel e Adriano marcaram e o Imperador foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.

Na segunda etapa, Plácido de Castro correu atrás do prejuízo e diminuiu, aos sete minutos, com Ismael em cobrança de pênalti. Leandro, aos 22, deixou tudo igual.

Só que três minutos depois, Adriano fez o segundo dele e deu números finais à partida. Vitória e classificação do Imperador.

A final do primeiro turno do Campeonato Acreano 2019 acontece na próxima quinta-feira, às 19 horas, na Arena da Floresta entre Atlético Acreano e Galvez.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.