Menu

Pesquisar
Close this search box.

Michel Temer faz elogios às ações de Sebastião no combate ao Zika

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vice-presidente Michel Temer visitou, na manhã desta sexta-feira, 19, em Rio Branco (AC), a escola pública José Sales, que fica no bairro Universitário. Lá, o peemedebista participou, ao lado do governador Sebastião Viana, do ato de Mobilização Nacional da Educação – Zika Zero. Ao menos 350 pessoas acompanharam a agenda do político.


20160219091334

Michel Temer visita escola pública de Rio Branco e faz elogios às ações de combate ao Zika – Foto: João Renato Jácome

A atividade da qual Temer participou no Acre é uma ação semelhante à ocorrida no último sábado, 13, quando o ministro da Cultura, Juca Ferreira, viajou ao estado para ratificar o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.
Como nos demais estado do país, em solo acreano as atividades envolveram também professores, diretores, reitores de universidades e de institutos federais, agentes de saúde e da vigilância sanitária, além de militares das Forças Armadas.

Anúncios


Num discurso rápido, o vice-presidente falou acerca das ações que o governo dele e da presidente Dilma Rousseff têm desenvolvido nas últimas semanas. Para Temer, “agora só se ouve falar de combate à Zika”. Michel destacou a importância do envolvimento dos profissionais da educação no combate ao mosquito que pode causar um dos problemas de saúde pública mais falados nos últimos tempos: a microcefalia.


“Com a mobilização que estão fazendo aqui no Acre, o mosquito não vai ter coragem de entrar. Aqui, o Zika vírus não vai vir. Tem que olhar – e eu digo isso às crianças- a caixa d’água, o quintal. Essa campanha, determinada pela presidenta Dilma Rousseff, tem tido resultados extraordinários.. Esse é um trabalho não apenas do Acre, mas do Brasil”, comentou o sub-chefe do Executivo federal.


Segundo o governo do Acre, só nos casos de dengue a redução nas notificações é de 70%, caindo de 3.374 casos no ano passado para 1.321 no mesmo período, computado entre 03 e 30 de janeiro. O Estado ainda não tem registro de casos de febre chikungunya e do vírus zika confirmados, mas as notificações da chikungunya chegam a 80, número menor que os de zika, que chegam a 100 desde dezembro do ano passado.


Os resultados classificados como positivos pelo poder público foram lembrados por Sebastião Viana. Para o governador, “a Dengue se revela conta a saúde brasileira”. O petista acredita que a população não pode deixar que os criadouros existam nas comunidades. “O governo brasileiro tem propagado esse combate. O mosquito não pode mais do que uma nação. O nosso Brasil vai vencer tudo isso, e vamos evitar uma nova entrada da febre amarela no Brasil”, disse o governador do Acre.


Ao participar ontem do programa “Bom dia, Ministro”, transmitido pela TV NBR, o ministro da Educação disse que a prevenção é a melhor alternativa contra o Aedes aegypti. Segundo Aloizio Mercadante, a mobilização das redes pública e privada de ensino fará a diferença no combate à proliferação do mosquito.


“Só na rede pública, são mais de 200 mil escolas. Através da sala de aula, podemos manter informadas a juventude, as crianças, e elas levarem para dentro de casa uma nova atitude. O dia é para todo mundo parar e refletir, mas vai ter que ser uma campanha permanente. Todo mundo tem que gastar 15 minutos por semana para não deixar nada de água parada dentro de casa”, disse o ministro durante o programa, que é produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido