Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em Rio Branco, professores de novas creches passam por capacitação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou a primeira formação para os professores da creche do Residencial Cabreúva, que será inaugurada na próxima semana.


29d11be0-ca20-45a3-83f8-b7ebca22b1ae


O objetivo é estimular a reflexão quanto à atividade docente, com foco nas especificidades da Educação Infantil, além de sensibilizar os educadores para o momento de acolhida das crianças e da comunidade.

Anúncios


De acordo com a Coordenadora da Educação Infantil da Seme, Maria da Conceição Borges Lima, “é um momento importante, quando podemos conhecer as concepções que os educadores trazem consigo e, coletivamente, elaborar um plano, uma rotina de trabalho para creche, em conformidade com a proposta pedagógica desenvolvida pela rede municipal de educação, onde as atividades são planejadas, executadas numa perspectiva sócio-interacionista, considerando que a criança aprende por meio da interação e das experiências que vivencia”.


Na formação, os educadores tem oportunidade de perceber o mundo a partir do ponto de vista da criança. “Num primeiro momento, a ideia é mergulhar no universo infantil, a partir de objetos, situações, que nos remetem a essa fase da vida. A partir dessa sensibilização, pensamos juntos como é possível desenvolver o processo de construção do conhecimento na infância e pensar a acolhida de alunos e pais de alunos”, explica a formadora da Seme, Márcia Loreto.


Uma das estratégias é fazer a acolhida em regime de escalonamento. Durante o primeiro mês, período de adaptação, as crianças são gradativamente inseridas no ambiente escolar. Primeiro permanecem por algumas horas, depois por um período, para então ficar o dia inteiro na unidade educativa.


Para uma das novas professoras, Luzia Moreira, a formação é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional. “Sempre trabalhei com crianças de 4 e 5 anos. Atender alunos da creche é um novo desafio. A formação nos ajuda a fazer um bom trabalho”, avalia.


Concluída a formação inicial para os educadores da creche do Cabreúva, a equipe de Educação Infantil da Seme iniciará a mobilização para formação dos profissionais que atuarão em pelo menos seis novas unidades a serem inauguradas no mês de março. O trabalho segue durante todo o ano com a orientação e acompanhamento pedagógicos de todas as unidades educativas da rede municipal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido