Menu

Pesquisar
Close this search box.

Dois candidatos da FPA disputarão a prefeitura de Sena Madureira

Jorge Viana: “não tenho candidato do peito”
Sobre nota da coluna em que o citou como tendo o prefeito de Feijó, Merla Albuquerque (PT), e o prefeito Mano Rufino (PSB), em Sena Madureira, como “candidatos do peito na sucessão municipal”, o senador Jorge Viana (PT) mandou um comentário, fazendo o contraponto: “quem tem um papel a cumprir como eu, não tem candidato do peito”. Cita ainda que, considera que Merla faz um bom trabalho, e completa: “se acertamos o candidato teremos chance de eleição”. Sobre Sena, admite que, Mano administra um dos municípios mais desafiadores e são legítimos os pleitos da Charlene Lima (PV), Alan Areal (PT) e do próprio Mano em querer ser o candidato da FPA à prefeitura de Sena Madureira. Fica assim feito o registro da sua posição. Não comentou, mas deve ter saído de Sena Madureira certo de que a FPA terá que ter dois candidatos, ouviu do Mano e da Charlene, que não recuarão.


Uma observação
Jorge Viana é sem dúvida uma das cabeças mais lúcidas do PT. Reconhecer que os prefeitos Merla Albuquerque (Feijó) e Mano Rufino (Sena Madureira) fazem uma boa gestão, nada a opor, mas, entre isso e serem candidatos com chance de reeleição, vai uma distância grande.


As pesquisas mostram
Todas as pesquisas realizadas até aqui indicam que, tanto o prefeito Mano Rufino (PSB) quanto o prefeito Merla Alburquerque (PT), não conseguiram transferir para o eleitor a imagem de bons administradores, aparecem mal situados. O que mostra que, não fizeram política.


Nomes preferidos
Em Feijó, o nome de maior preferência dentro da FPA (mostram os números) é o do ex-prefeito Francimar Fernandes (PT) e, em Sena Madureira, o da publicitária Charlene Lima (PV). Se mais na frente serão suplantados em novas pesquisas é outro papo. O quadro atual é este.


Não vai lhe enaltecer em nada
O deputado Werles Rocha (PSDB) erra em atacar o Tácio de Brito, pai do deputado federal Léo Brito, por dois motivos: não tem uma condenação por ilegalidade na vida pública e os ataques não acrescentam nada ao mandato. O debate tem de ser no campo político e não no pessoal.


Melhor não abrir a boca
O deputado federal Sibá Machado (PT) deveria se limitar ao discurso paroquial, pois, quando entra em temas complexos se complica. Comparar o Brasil aos Estados Unidos é comparar uma canoa furada e sem quilha a um transatlântico. Por isso, o pau que levou na mídia.


Sou descrente com a VOX POPULIS
Falam em uma rodada da VOX POPULIS sobre a eleição para a PMRB. Não brigo com pesquisas, mas fico cético com a Vox. Exagerou nos números nas duas últimas eleições para o governo. Deu Tião Viana ganhando no primeiro turno; e só venceu as duas apertadas, no segundo turno.


Cuidar do próprio quintal
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, tem se dedicado mais a percorrer os municípios, organizando o PR, quando deveria cuidar mais do seu quintal eleitoral. Eleição é eleição.


Meta factível
O presidente do diretório municipal do PR, médico Carlos Beirute, acredita que a aliança PR-PEN-PSC-PTC está sendo montada para fazer um mínimo de dois vereadores em Rio Branco. Pela forma profissional como está conduzindo a montagem, acho uma meta factível.


Mas, está embalada
A candidata a prefeita do Bujari, Zilmar Rocha (PP), pode até não ganhar a eleição, mas está entre os candidatos de mais chance, pela votação que já teve na última eleição para aquela prefeitura, por ser um nome leve, e pelo desastre que é a gestão do prefeito Tonheiro (PT).


Ainda não entenderam isso?
A candidatura do Iderley Cordeiro (PMDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul não pode ter a sua chance de vitória analisada individualmente, mas tem que se levar em conta que tem como aliado o prefeito Vagner Sales (PMDB), que já se mostrou um craque em eleições.


Podem se preparar ou serão engolidos
Os candidatos a prefeito de Rio Branco podem começar a se preparar desde já para os debates na televisão, a desenvoltura do Marcus Alexandre nestes debates, praticamente, sacramentou a sua vitória. Quem for com conhecimentos superficiais da cidade será engolido no confronto.


Não cantei a pedra?
Quando começou se formar, eu cantei a pedra nesta coluna que a “Frente Alternativa”, composta pelos partidos nanicos para influir na escolha da chapa majoritária da FPA que disputará a PMRB, não passava de blefe. Dito é feito, se desfez como um castelo de cartas.


Era tudo muito simples
Era um raciocínio muito simples, para trombar com o PT, os seus dirigentes teriam que entregar as centenas de cargos que possuem no governo e na prefeitura. Como é que você vai para o confronto político com alguém, a quem é ligado por favores?.


Com total razão
Ninguém pode tirar a razão das famílias que fecharam uma das ruas do centro da cidade, por terem sido despejadas, porque a Secretaria de Habitação não pagou os chamados “aluguéis sociais”. São todas elas vítimas da última cheia do Rio Acre. Alguém tem que resolver isso.


Projeto elogiável
Gostei do novo diretor do DETRAN, Pedro Longo, ter colocado como prioridade levar os motoristas a respeitar as faixas de pedestres. Aqui não se respeita nada. Nem os idosos que se postam para atravessar uma rua. Trata-se antes de tudo de educação, de respeito ao próximo.


Não conseguiu emplacar
O ex-deputado Élson Santiago bem que tentou, mas não conseguiu emplacar sua candidatura para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. A cúpula petista acabou optando pelo deputado Josa da Farmácia (PTN). Se quiser voltar à política terá que esperar as eleições de 2018.


Sem muita opção
O vereador Artêmio Costa terá que optar mesmo em ser candidato à reeleição pelo PSB, é perda de tempo entrar em algum dos partidos nanicos, que fecharam as portas para quem tem mandato.


É uma incógnita
Para viabilizar o seu nome a prefeito de Rio Branco, tornando-o competitivo, o tucano Francineudo Costa depende dele e, também, da cúpula do PSDB adotar para valer a sua candidatura. É uma incógnita! As rodadas de pesquisas que vão dizer da sua viabilidade.


Salada de contradições
A oposição é uma salada de contradições, em Brasiléia, onde não consegue se centrar numa candidatura única. O prefeito Everaldo Gomes ainda não declarou que não disputará a reeleição. O PP lançou candidato o vereador Joelso Pontes, mas o PMDB não se pronunciou.


Quer continuar manobrando
O ex-prefeito Aldemir Lopes, o manda-chuva do PMDB em Brasiléia, só quer apoiar o vereador Joelso Pontes se deixar o PP e filiar-se no PMDB. É explicável a posição do Aldemir, quer um prefeito do partido para se ganhar, continuar dando as cartas na prefeitura.


Vice do PT
O PT deverá indicar o vice do candidato a prefeito de Senador Guiomard, vereador Ney do Miltão (PRB). Nada mais natural que isso aconteça, já que o PT complementará a sua estrutura de campanha. Ney vem aparecendo em segundo lugar em todas as pesquisas.


Nada mais natural
Não vejo sentido nas críticas ao fato do governador Tião Viana ter ido prestar solidariedade ao presidente Lula. É do seu partido, amigo, e muitas das obras no Estado vieram de verbas liberadas quando foi presidente. Seria ingratidão não lhe ser solidário num momento difícil.


A Lei é para todos
Agora, quanto ao fato dos petistas protestarem contra o Lula estar sendo investigado pelo MPF, é bom lembrar que a lei foi feita para todos, e o ex-presidente Lula não é um ser de outro planeta. Que prove na justiça que sofre uma injustiça, ele é um cidadã como outro qualquer.


Sabia que seria triturado
Conversava ontem com um amigo petista que não entendia a razão do ex-deputado Geraldo Pereira (PT) ter terminado o mandato no seu melhor momento político e não disputar a reeleição, e recebi a explicação: “fez certo, não estava na lista de prioridades do PT, seria triturado”.


A questão não é ganhar a eleição para a PMRB
A eleição para a prefeitura da Capital terá uma gama maior de candidatos do que a eleição passada. Marcus Alexandre (PT), Francineudo Costa (PSDB), Eber Machado (PSDC), Carlos Beirute (PR), Eliane Sinhasique (PMDB), Tião Bocalon (DEM). É bom para a democracia, por ampliar o debate de idéias. O eleitor tem que ficar atento para o que vão falar os candidatos. Os que prometerem resolver todos os problemas da cidade, com a atual crise econômica, devem ser varridos para o lixo. A PMRB tem um orçamento e não vai fugir disso. Cuidado com os salvadores da pátria. A questão não é manter ou mudar quem está no poder, mas ter alguém que possa ser confiável. A crítica tem que vir nos debates, mas com solução alternativa, não cabe mais a irresponsabilidade. Não podemos entregar a cidade a qualquer um.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.