Menu

No Acre, ministro Juca Ferreira lança mobilização contra a dengue, o zika e a chikungunya e defende aborto de feto com microcefalia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

dengue_01


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, defendeu, neste sábado, 13, durante o lançamento da campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, no Acre, a opção do aborto em casos de feto com microcefalia.

Publicidade

“Não tem uma posição de governo. Eu pessoalmente acho que tem que ser revista a rigidez em relação ao aborto porque você não pode obrigar uma mãe, uma família, uma mãe ter um filho com microcefalia. Eu pessoalmente sou favorável a uma revisão das regras atuais para que a mulher possa optar por um enfrentamento desse tipo. Essa é uma posição pessoal. O  governo ainda não tem uma posição sobre isso”, disse.


O lançamento da campanha aconteceu na Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova, no 2º Distrito de Rio Branco. Estavam presentes o prefeito da capital acreana, Marcus Viana(PT), e o governador do Acre, Sebastião Viana (PT).


Até o mês de fevereiro o Acre registrou 106 casos suspeitos do vírus zika. O maior número de casos suspeitos é de Rio Branco, 105 casos, e apenas um no município de Brasiléia. Todos que atenderam aos sinais e sintomas de caso suspeito seguem em investigação epidemiológica e laboratorial.


Sobre os casos de microcefalia, de dezembro de 2015 a janeiro de 2016, foram notificados 19 casos da doença na Maternidade Bárbara Heliodora, na capital acreana, sendo que todos estão em investigação epidemiológica e laboratorial para confirmação ou descarte.


Em relação a dengue, dados do Ministério da Saúde revelam que no Acre são 53,40 casos para cada 100 mil habitantes. O estado é o oitavo no ranking em incidência da doenças para cada 100 mil habitantes. Embora seja alta a incidência, ano passado no mesmo período, o Acre ocupava o primeiro lugar da lista com 217, 5.


O levantamento revela ainda que o Acre registrou 429 notificações até a terceira semana de janeiro e nesse ranking é o 18º estado do Brasil. Em janeiro de 2015, apenas nas três primeiras semanas, foram mais de 1,7 mil notificações.


Dengue_03


Sebastião e Marcus Viana pedem mobilização 


Ao lado ministro Juca Ferreira, o governador Sebastião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, pediram a mobilização de todos no combate ao Aedes aegypti. O governador disse que “temos que celebrar que o Acre ainda não tem casos de zika confirmados e isso é uma vitória porque talvez sejamos o Estado que mais investiu em saneamento básico no país. E temos que compartilhar responsabilidades, porque cerca de 70% dos casos de transmissão das doenças acontecem nos quintais, então que todos façam sua parte”.


Marcus Viana disse que “desde dezembro, quando o protocolo de combate foi estabelecido pelo Ministério da Saúde que nós nos unimos no combate a essas doenças. E estamos contando muito com o apoio da população que nos bairros tem recebido bem os agentes de endemias em seus quintais”.

Publicidade

O governo divulgou que no Acre 1.743 homens do Exército darão auxílio a campanha em 10 cidades.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido