Menu

Pesquisar
Close this search box.

Peruanos imploram transferência de tecnologias aplicadas pelo Acre na área de piscicultura

 


vendendo_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


Iniciando a atualização de hoje com uma perguntinha básica aos meus três leitores: vocês sabiam que o Peru é considerado um dos principais produtores de pescados em escala mundial? O detalhe é que nossos vizinhos não precisam escavar tanques, plantar milho para produzir ração, montar laboratórios de reprodução de larvicultura e alevinagem, pagar trabalhadores para cuidar dos peixes. Basta eles jogarem a rede que uma caprichosa ajuda da mãe natureza garante produção para exportação e consumo interno. Mas pelo visto eles não estão satisfeitos com esta pequena economia na produção e estão implorando transferência de tecnologias aplicadas pelo Acre na área de piscicultura.

Anúncios


A vontade de seguir o exemplo de desenvolvimento de cadeias produtivas, como a piscicultura, suinocultura e outras ações que transformaram o Acre na capital mundial da economia sustentável, modelo para os EUA, Alemanha, China, França, Peru, Itália, Israel e Marte, é tão grande que os peruanos encheram o governador Sebastião Viana de comendas para convencê-lo a ceder os fantásticos projetos desenvolvidos no Estado. Os peruanos não querem mais saber da forcinha da corrente oceânica que se desloca pela extensão do oceano Pacífico e joga os peixes praticamente dentro dos barcos. Os pedidos dos gestores do Peru se estendem ainda ao turismo, eles querem a cooperação do nosso governo.


Depois de muitos anos explorando o potencial turístico (acredito que de forma equivocada) que abrange a cultura, culinária, arquitetura e belezas naturais de encher os olhos, nossos vizinhos “entregaram cartas ao governo do Acre pedindo a assinatura de um termo de cooperação técnica para uma parceria mais efetiva na transferência de tecnologias e outras relações de comércio, envolvendo hortaliças e outras cadeias produtivas, inclusive o desenvolvimento do turismo na região”. Este apelo sinaliza que o nosso turismo vai de vento em popa. Fiquei tão maravilhado com o potencial do Estado que deixo a sugestão para instalar uma fábrica na ZPE para produzir geladeiras que serão vendidas para esquimós.


Roque_01Uma abelha esperta no comando do PHS
Roque, Roque, cuidado com o olho grande dos demais nanicos da Frente Popular. Democracia em excesso no comando do PHS poderá gerar o descontentamento do alto clero da coligação. Este aviso vai para o presidente do PHS, Manoel Roque, que vem deixando os diretórios municipais de seu partido livres para decidir o apoio de candidaturas majoritárias que ajudem no crescimento da legenda. Em Cruzeiro do Sul, o PHS poderá fechar apoio ao candidato indicado pelo prefeito Vagner Sales (PMDB). Em Rio Branco, as abelhinhas andam arredias, elas ainda não fecharam questão no apoio a Marcus Viana (PT). A única decisão é sobre o fechamento da chapa de vereadores. Cuidado com o Roque.


rolinha_01
O carnaval é sempre aguardado com ansiedade por alguns marmanjos. Principalmente os que gostam de roupas femininas. O petista Idézio Franck é um daqueles foliões que passa o ano inteiro elaborando cuidadosamente seu figurino para sair no bloco As Rolinhas do Coronel que invade as ruas de Brasileia. Este ano, ele não ousou, não vestiu sainha e sapatilha de bailarina, preferiu um vestido mais comportado. Idézio é esta moça de cabelos platinados à esquerda. Estava uma menina muito levada na festa do Alto Acre.


presente_01Curto e direto
Não vou me alonga nesta atualização. Afinal hoje estou comemorando mais uma volta ao redor do sol. Logo nas primeiras horas da manhã vou começar organizar meus copos americanos para esperar os amigos (copos americanos não são importados, mas aqueles que custam R$ 1,60 – que a gente costuma pedir uma dose na risca). Pensei em deixar uma mensagem longa para meus três leitores, mas meus pensamentos e ponto de vista podem incomodar muitas pessoas. Não quero problemas neste dia, quero apenas comemorar uma vida feliz, cheia de vitórias, conquistas e sempre preservando minhas opiniões. Obrigado pela leitura das atualizações que não são diárias, mas feitas para informar divertindo. Um feliz aniversário pra mim!


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido