Menu

Vai abrir a janela para os políticos com mandato mudarem de partido

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nelson Liano


Passado o carnaval a política deverá esquentar nos próximos dias. Um fator importante que antecederá as eleições municipais é a janela que se abrirá para que os detentores de mandato possam trocarem de partido. Deverá ser promulgada no próximo dia 18 de fevereiro, em sessão conjunta do Congresso Nacional (Câmara e Senado), a Lei que permite, por 30 dias, a partir da promulgação, a mudança partidária. Assim deputados estaduais, vereadores e deputados federais poderão ir para as legendas que desejarem sem riscos de caírem na infidelidade partidária. Os cargos majoritários, governadores, prefeitos e senadores, a qualquer momento, podem fazer a troca sem perda de mandato. No entanto, os parlamentares que migrarem para os novos partidos não influenciarão nem nas cotas de distribuição do fundo partidário e nem para o tempo de rádio e televisão durante as eleições de 2016.

Publicidade

Efeito prático no Acre
No momento, não vejo como essa “janela” possa mudar muita coisa no Acre. O Governo do PT detém maioria absoluta na ALEAC e os deputados federais acreanos têm ligações fortes com seus partidos. Talvez alguns vereadores devam trocar de partido para irem às legendas teoricamente mais fáceis para tentar as respectivas reeleições.


Doce ilusão
Muitos candidatos a vereadores pensam que em partidos pequenos será mais fácil se eleger. Mas não é assim que a banda toca. Na Capital, por exemplo, as legendas precisarão em torno de 15 mil votos para eleger o primeiro vereador.


Caminho mais fácil
Então, ao contrário do que se imagina, a filiação nos partidos maiores, na realidade, torna as chances de eleição maiores. Partidos como o PT, PSB, PC do B, PMDB, PSDB, PR e PP possuem uma estrutura melhor para campanha e candidatos mais competitivos para alcançarem o coeficiente eleitoral.


Cobrança
Conversei esses dias com importantes lideranças da FPA de Cruzeiro do Sul. Eles querem que o deputado federal César Messias (PSB) esteja mais presente ao processo de escolha do candidato da coligação para disputar a prefeitura.


Se articulando
Também encontrei com o deputado estadual Josa da Farmácia (PTN). Ele está convicto em ser o candidato da FPA de Cruzeiro do Sul. Ele me contou que teve cerca de 5 mil votos na última eleição para estadual no município. Isso representou 13% do total. Um número significativo levando-se em conta o grande número de candidatos.


Zona rural
Josa mantém um trabalho de assistencialismo constante em Cruzeiro do Sul. Ele teve uma boa votação na zona rural, mas me disse que vai trabalhar ainda mais com os agricultores. Ribeirinhos e moradores da zona rural sempre garantiram a vitória do atual prefeito Vagner Sales (PMDB), em Cruzeiro do Sul.


Questão importante
Resta saber se Vagner irá conseguir transferir integralmente seus votos ao candidato Ilderlei Cordeiro (PMDB). Se isso acontecer, a eleição será um passeio. Mesmo porque Ilderlei também teve cerca de 10 mil votos para deputado federal em Cruzeiro do Sul.


Mais forte do que se imagina
Na opinião do Josa, o seu adversário principal será o Henrique Afonso (PSDB). Na realidade, na minha avaliação, ainda é muito cedo para se ter um quadro de Cruzeiro do Sul. Se a candidatura do Josa for confirmada seria interessante fazer uma pesquisa com os três candidatos para ver o quê o eleitor está pensando nesse momento.


Sem medo de debates
Josa tem dificuldades em discursar na tribuna da ALEAC. Normalmente faz a leitura de textos preparados pela sua assessoria. Por isso, perguntei a ele se participará de eventuais debates ao vivo entre os candidatos. Ele me garantiu que sim.


União carnavalesca
Se o PSDB e o PMDB vão marchar juntos na disputa da prefeitura de Rio Branco ninguém sabe. Mas durante um baile de carnaval promovido pelos tucanos no Clube dos Oficiais da PM, na Capital, lideranças dos dois partidos se juntaram para festejarem o carnaval.

Publicidade

Fotos e poses
A pré-candidata do PMDB, Eliane Sinhasique (PMDB), esteve presente. Também Francineudo Costa (PSDB) apareceu no baile carnavalesco. Márcio e Márcia Bittar (PSDB) foram uma espécie de anfitriões dos convidados de vários partidos de oposição. Muitas fotos entre todos para registrar o momento. Agora, se essa união acontecerá além da festa é uma incógnita.


Chance de ouro
Essa “janela” de troca de partidos que se abrirá em fevereiro é uma oportunidade para os detentores de mandatos escolherem a “casa” onde se sintam mais à vontade para fazer política. Deverá haver uma corrida para seduzir parlamentares. Os partidos querem se fortalecer e quanto mais representatividade legislativa melhor. Apesar da minha avaliação não prever muitas mudanças, mas podem ocorrer surpresas. Realmente essa “janela” deverá movimentar a política brasileira e acreana.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido