Menu

Vareda é o segundo prefeito do Acre a conseguir pagar o décimo quarto salário dos professores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 


VAREDA_01Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Publicidade

No Acre, apenas duas das 22 prefeituras conseguiram pagar o abono salarial dos professores, também conhecido como 14o salário. Uma das prefeituras foi a de Porto Walter no Vale do Juruá. A segunda foi a de Capixaba, administrada por Otávio Vareda (PR). Estou redigindo esta nota, porque encontrei Vareda, no centro de Rio Branco, na manhã de terça-feira (2). Ele me abordou e perguntou porque o blog do Ray nunca fez sequer uma notinha de sua administração, mesmo de forma irônica. Com um jeitão simples, mas autêntico, Vareda disse que gosta quando os jornais publicam fotografias onde ele aparece de chapéu e óculos escuros, “sem mostrar meu 38 na cintura (risos)”.


Já que o governo do Acre considera um “extraordinário feito” a realização de um curso de formação de operador de telemarketing para de 3 mil pessoas, porque não tratar da mesma forma a façanha de Vareda conseguir pagar o 14o salário para 121 professores da rede municipal de ensino em plena crise financeira e com todos os cortes no Fundo de Participação dos Municípios? O prefeito relata que realizou uma reunião de sua equipe com a diretoria do Sinteac Capixaba, para comunicar o pagamento do abono salarial de R$ 1,6 mil que será pago aos professores da rede pública municipal ainda no mês de fevereiro. “Não foi fácil, mas o prefeito deve valorizar quem forma cidadãos”.


Otávio Vareda falou das dificuldades de administrar um município pequeno, precisando conviver com a incerteza nos valores dos repasses constitucionais que no caso de alguns municípios acreanos estariam sendo confiscados para pagar dívidas trabalhistas herdades de administrações anteriores. “É preciso ter sangue no olho. Não pense que os prefeito estão tendo vida fácil, somos obrigados a refazer nossas contas todos os meses. Nunca temos a certeza do que poderemos receber de FPM – mas precisamos dar uma resposta positiva aos munícipes. Anote aí pra mim: o prefeito Vareda pagou o décimo quarto salário a todos os professores concursados da rede municipal de ensino”.


Chama a gaga de Ilhéus


mensagem_00
Sem comparecer novamente à sessão de abertura do ano legislativo, o governador Sebastião Viana nem se deu ao trabalho de designar a vice-governadora para ler a mensagem governamental. Como “presente” à Aleac, indicou dessa vez a procuradora-geral do Estado Maria Lídia para a tarefa. Presente de grego, diga-se. Todos sabem que a leitura dessa nota é enfadonha e cansativa, mas Sebastião se superou. Os populares nas galerias custavam a acreditar que se tratava da procuradora-geral do Estado na tribuna da Casa do Povo, de tão ruim que é sua oratória, com várias derrapagens no português e pausas para beber água, mesmo tendo um discurso pronto apenas para ler.


Entre os presentes, as piadinhas se multiplicaram. Um deles saiu com a seguinte tirada: “seria melhor o governador ter designado a Solange, a Gaga de Ilhéus, pelos menos iríamos rir”. Nem mesmo a “turma da tesoura”, formada especificamente por membros do primeiro escalão do governo, passou a mão na cabeça da procuradora. Enquanto ela se perdia nos megaprojetos apresentados na mensagem governamental, representantes do TCE e TRE tricotavam na mesa de autoridades. Teve gente que tapou os ouvidos. Teve gente que trocou o plenário pelo Salão Azul. Que maldade! Os únicos que não tiveram do que reclamar foram os jornalistas, presenteados com cadeiras confortáveis pelo presidente Ney Amorim.


video
play-sharp-fill


Tribunal de faz de conta


naluh_00
A presidente do Tribunal de Contas do Acre, Naluh Gouveia, sinaliza que cansou das enfadonhas e burocráticas cerimônias políticas. Ele que na época de parlamentar tratava o TCE como “tribunal de faz de conta”, enviou o conselheiro Ronald Polanco para representá-la na sessão solene de abertura do ano legislativo. Se ela foge da política, o mesmo não se pode dizer do procurador Cristovam Pontes. Depois que ele assumiu o cargo de diretor-presidente do Deracre, parece que tomou gosto pela política. Pontes está com pinta de que vai arriscar uma vaguinha no parlamento. Durante o evento ele ficou ao lado do deputado Jenilson Leite (PCdoB) num papo interminável. Aliás, parecem irmãos. Nos bastidores, algumas pessoas comentam que Cristovam não se elege nem para presidente de bairro.


PEIA_01Oposição sadomasoquista
Lançar candidatura, fazer barulho e blefar com nomes que não possuem densidade eleitoral é um direito democrático de cada partido, mas no caso das legendas de oposição ao PT no Acre, o caso é de quase sadomasoquismo. Acostumados a apanhar nas urnas, eleição após eleição, os líderes partidários parece que gostam da dor da derrota. Eles não assimilam as lições, continuam divididos e pulverizando candidaturas. O PSDB apresentou três pré-candidatos a prefeito de Rio Branco e afirma que terá candidatura própria, o PMDB tem uma pré-candidatura que vem se consolidando desde o ano passado, o DEM sinaliza que Bocalom poderá ser pré-candidato e o PR também tem pré-candidato.

Publicidade

eber_01Uma proposta diferente
Quem faz questão de passar longe do samba do crioulo doido da oposição é o pré-candidato a prefeito, Eber Machado (PSDC). Ele continua conversando muito com os moradores dos bairros da capital, colhendo ideais para construir o projeto que ele classifica “como via alternativa para os eleitores de Rio Branco”. Machado destaca que no período eleitoral pretende mudar a velha fórmula de fazer campanha dos bloco de oposição e situação. “Eu não quero usar o pouco tempo de campanha para apontar erros e trocar acusações. Estamos trabalhando uma plataforma de debate de propostas. A população não sonha com projetos mirabolantes, ela quer uma estrutura básica que funcione”.


Nova campanha do blog


campanha_01
Atendendo a centenas de pedidos, e-mails, ligações, cartas, bilhetes, telegramas, zap zaps, sinais de fumaça de amigos e dos meus três leitores, este blogueiro resolveu entrar numa nova campanha denominada “deixe seu marido beber neste carnaval”. É um apelo ao bom senso das esposas para que liberem seus maridos para tomar uma geladinha sem que eles passem pela violência de serem retirados da rodinha de amigos. Esposas, analisem, é constrangedor quando vocês chegam e ficam batendo o pé com os braços cruzados e aquela carinha de poucos amigos. Sem falar que a despesa familiar pode aumentar com o tratamento do trauma. Viver sem medo também é um direito nosso.


TV_01O Poder Legislativo está no ar
Surgiu a oportunidade do eleitor avaliar seu representante na Assembleia Legislativa do Acre. Está no ar a TV Aleac. A partir deste mês, sintonize o canal 24.2 para saber se o seu deputado faz parte da bancada dos mudinhos, (aqueles que nunca falam) ou realmente faz jus ao seu voto, usando a tribuna e apresentando propostas que melhorem a qualidade de vida do povo. A novidade foi implantada pelo deputado Ney Amorim (PT). Ele quer aproximar o poder da população. Todas as sessões ordinárias serão transmitidas na íntegra, com debates, votações e os discursos dos parlamentares. Eu, particularmente, estou ansioso pelos discursos do André da Droga Vale e do Wendy Lima.


Frase do dia
“Não existe sistema de saúde tão resolutivo quanto o do Estado do Acre, basta observar os números dos demais estados”
do líder do governo, Daniel Zen (PT).


 


retorno_01Animado para voltar à política
O ex-deputado estadual Helder Paiva está animado para voltar à política. Nas últimas eleições estaduais ele não se candidatou. Aos amigos, ele revelou que tinha perdido o encanto com os rumos que a vida pública tinha tomado no Acre. Agora, Helder Paiva quer recomeçar a vida política concorrendo a uma das cadeiras na Câmara de Vereadores de Rio Branco. “Eu quero recuperar a essência de fazer a política próximo da população e dos movimentos. Sei que os desafios são grandes, já que temos bons quadros em diversos partidos, mas acredito que ainda tenho muito a contribuir para melhorar a maneira de fazer política em Rio Branco e no Acre”. Paiva já colocou o pé na estrada em busca de apoio.


zap_00


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido