Conecte-se agora

Temer vem ao Acre referendar candidatura de Eliane Sinhasique

Publicado

em

Conversei com o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) sobre a visita do vice-presidente Michel Temer (PMDB), a Rio Branco, no próximo dia 19. O parlamentar destacou que um dos objetivos principais da vinda de Temer será endossar a postura do partido que nunca se coligou regionalmente com o PT. Nesse sentido, irá dar apoio explícito à candidatura da deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) à disputa da prefeitura de Rio Branco. Flaviano destacou ainda que Temer irá também apoiar os outros candidatos peemedebistas do interior do Estado, que deverão participar da agenda com o vice-presidente. A viagem de Temer faz parte da sua agenda de visitas aos diretórios dos estados para conseguir votos dos convencionais e continuar como presidente nacional do PMDB.

As capitais é que contam

Claro que todos os partidos querem eleger o máximo de prefeitos, em 2016. Mas na realidade as 27 capitais do país é que determinam a “força política” de cada partido. Tudo indica uma polarização na disputa em Rio Branco entre o PT e o PMDB.

Dobradinha à vista

O ex-deputado estadual Mazinho Serafim (PMDB) tem aprofundado as conversas com a ex-prefeita de Sena Madureira, Toinha Vieira (PSDB). A dobradinha entre os dois para disputar a prefeitura do município está mais perto de acontecer do que se imagina.

Parceria 

Mazinho tem ainda mantido uma ótima relação política com o deputado estadual Gehlen Diniz (PP). Se Mazinho, Toinha e Gehlen estiverem no mesmo barco ficará difícil para a FPA manter a prefeitura. Por enquanto, os candidatos apoiados pelo Governo do PT são o atual prefeito Mano Rufino (PSB) e Charlene Lima (PV).

Em busca do tesouro

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), está em Brasília tentando viabilizar recursos. Um dos projetos principais da sua gestão será o Shopping Popular para abrigar os camelôs da cidade. Nos bastidores esse projeto é considerado essencial como “cavalo de batalha” para a disputa da reeleição.

Chapas de vereadores é a chave

Numa eleição muito disputada, como imagino que será a de Rio Branco, o partido que tiver uma boa chapa de vereadores larga na frente. Afinal são eles que caminham pelos bairros e levam os nomes dos seus candidatos à prefeitura.

Surpresa para todos

Algumas lideranças do PT ficaram surpreendidas com indicação do deputado estadual Josa da Farmácia (PTN) à prefeitura de Cruzeiro do Sul. O sucesso ou o fracasso da empreitada será debitado diretamente na conta do governador Tião Viana (PT).

Quem vai pagar a conta? 

Um dos problemas comuns a todos os partidos nas próximas eleições será a falta de recursos. Com as empresas sob vigilância para doarem recursos aos candidatos pelas caixas 2,3,4, mil tudo vai ter que ser no oficial. Quem souber fazer campanha com pouco dinheiro terá vantagem.

Jogo certo

O PSD poderia ter duas boas candidatas a vereadoras na Capital. Lene Petecão (PSD) está fazendo um bom mandato. Se a suplente de deputada federal Marfisa Galvão (PSD) entrar no jogo, o partido poderá aumentar a sua bancada na Câmara da Capital. É aquela história quanto mais votos, mais eleitos.

Fuga

Recebi uma informação que os problemas vividos pelo prefeito do Bujari, Tonheiro (PT) estão fazendo militantes da FPA mudarem de lado. Não estão indo para a oposição, mas se filiando ao PC do B, que poderá apresentar um nome para a disputa da prefeitura, em 2016.

Ainda no jogo

O jovem advogado de Tarauacá, Júnior Feitosa, me confirmou que será candidato à prefeitura. Deverá, em breve, deixar o PSB para se filiar em outro partido de oposição. deve ir para o DEM. Assim Júnior estará fugindo das determinações de manter Rodrigo Damasceno (PT) como candidato único da FPA no município.

Na trilha do Vegetal

O filho do antigo político cruzeirense, João Zuca, deverá seguir os passos do pai. Renilson Freitas (PSB) será candidato a vereador em Cruzeiro do Sul com o apoio de parte dos irmãos da União do Vegetal. O outro candidato do grupo espiritualista deve ser o atual vereador Carlinhos (PMDB). Resta saber se o secretário de obras Amauri Sinhô (PMDB) também será candidato.

Força material

A União do Vegetal, costuma emplacar ao menos um vereador em Cruzeiro do Sul. Na atual legislatura teve dois, Sinhô e Carlinhos. Renilson terá o apoio do PSB, já que dizem que o atual vereador Anísio Correia, não será candidato.

Cabeça do casal

Até pouco tempo a candidata à prefeitura do Jordão pelo PMDB seria a vereadora Zeina Melo (PMDB). Mas parece que o seu marido, o ex-prefeito de Tarauacá, Espiridião Júnior (PMDB), acha que é o momento dele. Resta saber se a esposa será obediente.

Mulheres unidas

Segundo me informaram a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) tem mais simpatia por Zeina. Afinal, o apoio dos deputados do partido contam muito mais na hora H. E o Júnior não teve boa votação em 2014 para deputado estadual.

Simplicidade é importante
Na minha avaliação tem três fatores que são preponderantes para uma boa gestão numa prefeitura. Manter as ruas transitáveis, uma política eficiente para o recolhimento do lixo e os postos de saúde funcionando. Não são grandes obras que influem na avaliação dos moradores de uma cidade. Mas realmente fazer o simples, às vezes, não é muito fácil. Principalmente em relação as ruas. Alguns prefeitos se livraram de ter que pavimentar as vias dos seus municípios por conta do programa do Governo, Ruas do Povo. Mas como muitas dessas pavimentações foram feitas no estilo “meia boca” os problemas aumentaram ao invés de diminuírem.

 

 

 

 

Propaganda

Coluna do Nelson

MDB e PDSB devem travar uma “briga” intensa por secretário da ALEAC

Publicado

em

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.