Menu

Ameron terá que indenizar mãe que não conseguiu atendimento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Ameron Assistência Médica e Odontológica de Rondônia foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 3 mil, por má prestação de serviços. A decisão foi proferida pelo 1° Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco (1º JEC), que julgou procedente o pedido formulado pela cliente Geany Maria Brito de Matos.


A decisão, da juíza Lilian Deise, publicada na edição nº 5.563 do Diário da Justiça Eletrônico, destaca a responsabilidade objetiva da empresa, que teria falhado em garantir a disponibilização de atendimento pediátrico de urgência à filha da autora, dependente do plano de saúde contratado.

Publicidade

AMERON_02


ENTENDA O CASO


A autora alegou à Justiça que é titular de um plano de saúde da operadora reclamada, mas que esta teria deixado de prestar assistência médica pediátrica de urgência a sua filha de dois anos de idade (dependente) por ocasião de uma suposta infecção urinária e intestinal.


A parte autora alegou ainda que, ao procurar o hospital conveniado, teria sido avisada que os atendimentos estariam sendo realizados somente na Pronto Clínica, sendo que ao chegar à unidade designada foi informada de que não haveria nenhum pediatra de plantão, motivo pelo qual precisou buscar atendimento de urgência para sua filha junto a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).


Por esses motivos, a autora buscou a tutela de seus direito junto ao 1º JEC da Comarca de Rio Branco, onde requereu a condenação da Ameron ao pagamento de indenização por danos morais.


DECISÃO


Ao analisar o caso, a juíza titular do 1º JEC entendeu que a operadora de saúde reclamada incorreu em má prestação de serviço ao não garantir a disponibilização de atendimento pediátrico de urgência à filha da autora.


A magistrada também destacou a responsabilidade objetiva da Ameron em decorrência de sua condição de fornecedora de serviços, independentemente da existência de culpa, devendo a mesma responder pela reparação de eventuais danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua ação e riscos.


Lilian Deise assinalou ainda que os danos morais são “incontestes”, uma vez que a autora “sofreu abalos emocionais enquanto buscava atendimento para sua filha”, em decorrência da “flagrante frustração da expectativa (…) quanto à prestação do serviço de saúde contratado”.


Por fim, a magistrada julgou procedente o pedido formulado pela autora e condenou a Ameron Assistência Médica e Odontológica de Rondônia ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 3 mil por má prestação de serviço. A Ameron ainda pode recorrer da decisão.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido