Menu

Escritor lança livro contando a história de Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

4fc33850-f367-4ae7-bfc6-920a74303640“Eu tirei dinheiro do bolso para confeccionar esta obra que é um apanhado dos fatos importantes que relatam como nasceu, cresceu e se desenvolve a Capital do Alto Juruá”, disse o auditor fiscal aposentado Raimundo Carlos de Lima, mais conhecido em Cruzeiro do Sul, como Dindola, ao convidar a população da capita para o lançamento de seu primeiro livro, que acontece nesta sexta-feira (22) às 17h, na livraria Paim, na rua Rio Grande do Sul, no centro de Rio Branco.


Segundo Dindola, seu livro é um relato fiel da história de Cruzeiro do Sul desde os idos de 1850 (antes de sua fundação), até os dias atuais. “Contempla a obra uma gama de informações e dados que podem constituir uma espécie de retrato do município, antes e depois de seu desmembramento para formar outros municípios vizinhos, e complementa outras que a antecederam. É um conteúdo vai interessar àqueles que pretendem melhor conhecer a Amazônia Ocidental”.

Publicidade

O escrito informa que o livro estará disponível em quatro livrarias de Cruzeiro do Sul. Raimundo Carlos destaca que vendeu mais de 200 exemplares do livro da sua cidade, no dia do lançamento. “As pessoas se interessaram em conhecer esta grande história que traz informações sobre as lutas para conquista da microrregião do Alto Juruá, frente ao nosso vizinho Peru e também sobre as lutas frente à Bolívia, no Alto Acre, na conquista do Território do Acre”.


é uma História que pode interessar a brasileiros de muitos pontos fora do Estado do Acre e aos acrianos em geral e, em especial, aos cruzeirenses, incluindo aqueles que residem fora de sua terra. Além dos registros pertinentes à História do Acre e da Amazônia Ocidental, outras valiosas informações foram acrescentadas, tais como dados e informações relacionados a fatos pitorescos e personalidades que não podem ficar à margem da história do Alto Juruá.


95b618dd-b870-47ce-b3a6-ddf7b2d28c18Embora o autor resida fora do Estado do Acre (em Cuiabá-MT), sua ligação com a cidade natal, Cruzeiro do Sul, e com o Estado do Acre é total. Visita-os, em média, uma vez por ano e há muito tempo vem coletando dados e informações históricas sobre o Acre e, em especial, sobre Cruzeiro do Sul, os quais resultaram na bela obra. “Foi uma pesquisa demorada que contou com a colaboração de familiares de pessoas que contribuíram com o crescimento do Juruá”.


O livro do Dindola está composto de 14 capítulos, independentes entre sí, o que significa que tais capítulos, após a leitura da apresentação, do prefácio e da introdução, podem ser lidos alternadamente, na ordem que mais interessar ao leitor, sem prejuízos à leitura. A apresentação do livro conta com a colaboração do desembargador aposentado Arquilau de Castro, um cruzeirense que desenvolve um projeto de preservação da memória do município.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido