Menu

Mirabor vai tentar unir a oposição para as eleições em Tarauacá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador Mirabor Leite (PMDB) tem sido bem avaliado por recentes pesquisas no colégio eleitoral de Tarauacá. Ele tem se empenhado em projetar seu nome na disputa para a prefeitura com iniciativas como o seu Gabinete na Rua, na área urbana, e o gabinete aquático, que funciona num barco nas regiões ribeirinhas. O vereador tem ouvido os reclames e desejos de mudança da população do município e quer formular um projeto de governo exequível. “Estou há 23 anos no PMDB, nunca mudei de partido. Entrei na política para governar a minha cidade. Sou funcionário do INCRA e não tenho problemas financeiros. Meus negócios particulares são muito prósperos e quero imprimir esse ritmo de empreendedorismo na prefeitura de Tarauacá,” justificou.


80abe091-b2ad-4e3a-af37-566b98bf8bd6

Publicidade

Projetos
Mirabor vai apresentar durante as eleições dois projetos. “Quero incentivar a produção agrícola do município que gera riqueza e renda às pessoas. A cidade não pode inchar com a migração de trabalhadores rurais. Se os produtores tiverem como escoar e vender seus produtos não virão para a área urbana agravando mais os problemas sociais. Na cidade quero investir em saneamento básico e construir casas para os sem tetos,” afirmou.


Oposição propositiva
O vereador do PMDB faz questão de afirmar que não tem nada pessoal contra o atual prefeito. “O Rodrigo é uma boa pessoa e um excelente médico, mas não é um bom administrador. Tenho levado demandas da população e ele tem atendido algumas delas. No entanto, sinto que as pessoas esperavam mais da sua gestão. Acredito que com a minha experiência poderei ajudar. Nós não comungamos da mesma visão política, por isso serei candidato a prefeito de oposição,” garantiu.


Parceria possível
O PMDB já se uniu em Tarauacá ao PSDC, Solidariedade e PPS. Agora, Mirabor, está trabalhando uma possível união com a ex-prefeita Marilete Vitorino (PSD). “Esse diálogo poderá gerar uma chapa de oposição competitiva. Mesmo porque o PSD está unido ao PMDB nas eleições da Capital o que facilita,” salientou.


O quadro de Tarauacá
Pelos meus informantes Tarauacá poderá ter quatro candidatos. O atual prefeito, o candidato do PR que, por enquanto, é o ex-prefeito Vando Torquato (PR), que se tiver algum impeditivo jurídico deve colocar a irmã, Teca Torquato (PR). Além de Chico Batista (PDT) e o próprio Mirabor ou Marilete.


Confirmação
Algumas fontes minhas da FPA já tinham me dito que Rodrigo Damasceno não está entusiasmado para ser candidato à reeleição. Mas me disseram que a pressão em cima do jovem para continuar tem sido grande. O governador Tião Viana (PT) e os seus familiares não querem que Rodrigo saia da prefeitura.


Limpeza na FPA
Chico Batista e, eventualmente, o advogado Júnior Feitoza (PSB) devem ser convencidos a deixar a cabeça de chapa ao PT vigorar em Tarauacá sem outros partidos da FPA como concorrentes. Carioca vai jogar forte para deixar Rodrigo como candidato único.


A hora da política
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) passou 2015 afirmando que não era hora de tratar de eleição. Agora, as coisas mudaram e Marcus tem reservado algumas horas do seu tempo para cumprir agenda com aliados políticos o que é natural no ano da eleição.


Vice em questão
Segundo as minhas fontes, a questão do candidato a vice está em pauta. Marcus tem estudado a melhor maneira de contemplar os partidos aliados sem causar grandes traumas e insatisfações na sua coligação que disputará a reeleição.


Questão de concordância
Não sei se o atual presidente do PSDB, deputado federal Major Rocha (PSDB) vai concordar com a aproximação de Márcio Bittar (PSDB) com Bocalom (DEM). Os tucanos já lançaram quatro candidatos à prefeitura de Rio Branco. Socorro Nery já desistiu, sobraram outros três além da sondagens de novos nomes.


Diversidade de opiniões
Dentro do PSDB uma ala defende candidatura própria. Outra a aproximação com a candidata Eliane Sinhasique (PMDB) e uma terceira com Bocalom. Acredito que a opinião do Rocha vai ser preponderante para uma decisão dos tucanos.

Publicidade

Vices de peso
Em Cruzeiro do Sul os dois candidatos que devem polarizar as eleições, Ilderlei Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSDB) tem vices ideais. Zequinha Lima (PP) é um nome de prestígio no município. E o histórico de Idalina Onofre na política também a qualifica como uma boa vice.


Não é o que parece
Conversei com uma figura antiga e relevante da política de Sena Madureira. Ele não acredita que a FPA deixará a publicitária Charlene Lima (PV) ser candidata. Na opinião da minha fonte, a disputa será entre o atual prefeito Mano Rufino (PSB) e um candidato de oposição, no caso, Mazinho Serafim (PMDB), Gehlen Diniz (PP) ou Toinha Vieira (PSDB).


O objetivo de tanto movimento
A ex-deputada federal Antônia Lúcia (PR) está fazendo política em todos os municípios acreanos. Tanta movimentação não é para uma futura volta à Câmara Federal, mas para disputar o Senado, em 2018, segundo o que me informaram.


Trunfo
Acredito que essa informação proceda. Mesmo porque nunca tinha visto o deputado federal pelo Amazonas, Silas Câmara (PR), jogar tão pesado no Acre. É óbvio que se conseguir eleger a esposa para o Senado e se reeleger em 2018 ficará forte no Congresso Nacional seja quem for o novo presidente.


Questão de educação
Conversava esses dias com um amigo que torcia para essas investigações do Lava-Jato punirem não só os petistas, mas também os tucanos que se aproveitaram do esquema da Petrobras. Ele me falou algo que concordei. É preciso mais educação entre os nossos políticos e os partidos. Essa guerra de vida e morte que assistimos de ataques entre as facções políticas do país está passando dos limites. A esperança é que surja alguém até 2018 com um discurso e uma prática que contemple mais os anseios da população e não de determinados grupos políticos que estão “agarrados” com o poder.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido