Conecte-se agora

Liga abre balcão de negócios em seu primeiro ato

Publicado

em

O primeiro torneio da Liga Sul-Minas-Rio, reunindo grandes clubes do futebol brasileiro dessas regiões, vendeu por aproximadamente R$ 5 milhões os direitos de transmissão à Globo – valor líquido a ser rateado entre os times envolvidos.

A emissora ainda pagará as despesas dos jogos dos visitantes (transporte e hospedagem) – se é que a emissora não fará permuta com cias aéreas e hotéis, oferecendo inserções publicitárias em troca de apoio para cumprir o acordo.

A chamada Primeira Liga pretendia vender os direitos de transmissão da competição por vinte vezes mais, que terá apenas cinco rodadas e acontece entre os meses de janeiro e março.

No entanto, com a possibilidade do projeto fracassar, optou-se pelo valor oferecido pela Globo – informou-se que a proposta da Esporte Interativo, concorrente da Globo nos direitos exclusivos de transmissão do torneio, ofereceu valor menor (a oferta causou estranheza pois a Esporte Interativo, pertencente ao grupo de mídia norte-americano Turner, trabalha para tirar o Campeonato Brasileiro da Globo com cifras consideradas elevadas).

Em um primeiro momento, o fato da Primeira Liga não dar bola à CBF e aos campeonatos estaduais promovidos pelas federações, e organizar sua própria competição, foi um passo e tanto – aproveitando a fragilidade vivida pela CBF, desmoralizada pelo grau de corrupção de seus dirigentes.

Mas o grupo foi aos poucos aderindo ao modelo balcão de negócios praticado há anos pela própria CBF. Dane-se o torcedor, estádios cheios, fidelização de fãs etc.

O negócio é exposição na TV, do jeito que ela desejar (algumas partidas serão à noite no meio de semana, naquele tradicional horário ingrato), e recebimento de mais algum troco com patrocínio de placas de publicidade nos estádios – sistema dependente da televisão para gerar retorno ao anunciante.

O que isso significa de mudança nos modus operandi do futebol brasileiro? Nada. O tripé do futebol continua capenga.

A televisão dá as ordens, e o faturamento via licenciamento de produtos e público nas arenas continua em segundo plano – ao contrário de países europeus líderes no esporte, onde essa trinca (direitos de TV, arrecadação de bilheteria e licenciamento) é bem equilibrada para manutenção dos clubes.

Pode ser que Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, dentro outros clubes que compõem a Primeira Liga, amadureçam as propostas com o tempo e pratiquem algo diferente do que vem fazendo a CBF.

Mas esperava-se atuação mais original da Liga no seu primeiro torneio.

Propaganda

Cotidiano

Federação e clubes definem tabela do segundo turno do Campeonato Acreano 2019

Publicado

em

FOTO: MANOEL FAÇANHA

Na próxima quinta-feira, 21, na Arena da Floresta, às 19 horas, Galvez e Atlético Acreano entram em campo em busca do título do primeiro turno do Campeonato Acreano 2019. Como não há vantagens e a decisão é em jogo único, terminando empatada a partida, a decisão vai para os pênaltis.

E o torcedor não vai ter nem tempo de perder o campeonato de vista. No sábado, já começa o segundo turno da competição com a realização de dois jogos no Florestão. Um dia depois, já acontece, na Arena da Floresta, o fechamento da primeira rodada.

Após a rodada inicial, a tabela do campeonato apresenta novidades nesse segundo turno. Para cumprir com o calendário e liberar os represantes acreanos para as competições nacionais em tempo hábil, acontecerão três rodadas ao longo da semana. A final do segundo turno está marcada para o dia 16 de abril.

Uma outra novidade na tabela são os dias da decisão do campeonato. Para fugir da concorrência do futebol na televisão, as finais do Campeonato Acreano 2019 serão disputadas nos dias 19 e 22 de abril, uma sexta e uma segunda-feira, respectivamente.

Confira a tabela:

FOTO DA TABELA: DUAINE RODRIGUES

Continuar lendo

Cotidiano

Atlético e Galvez vão fazer a final do 1° turno do Campeonato Acreano 2019

Publicado

em

FOTO: MANOEL FAÇANHA

Depois do Atlético Acreano ter conseguido a vaga para final, Galvez e Plácido de Castro entraram em campo na Arena da Floresta em busca do outro lugar na decisão.

Em um primeiro tempo bastante disputado, a emoção ficou para o final. Em dois minutos, aos 45 e aos 46, Ciel e Adriano marcaram e o Imperador foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.

Na segunda etapa, Plácido de Castro correu atrás do prejuízo e diminuiu, aos sete minutos, com Ismael em cobrança de pênalti. Leandro, aos 22, deixou tudo igual.

Só que três minutos depois, Adriano fez o segundo dele e deu números finais à partida. Vitória e classificação do Imperador.

A final do primeiro turno do Campeonato Acreano 2019 acontece na próxima quinta-feira, às 19 horas, na Arena da Floresta entre Atlético Acreano e Galvez.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.