Menu

Conheça os ‘padrinhos’ de cada um dos pré-candidatos que disputam a prefeito de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!


Hoje nós vamos esmiuçar quem são os padrinhos dos pré-candidatos na disputa pela cobiçada cadeira de prefeito de Rio Branco, nas eleições deste ano. Antes de mais nada, quero lembrar que nada está definido, que muita água ainda vai passar debaixo da ponte e nos esgotos a céu aberto dos bairros periféricos. Outro detalhe é que o município com maior número de habitantes é terra de ninguém, nunca houve uma eleição fácil na capital de todo os acreanos. Vejamos aqui meus três leitores… bom, a verdade é que tudo caminha para termos seis candidatos: Marcus Viana (PT), Eliane Sinhasique (PMDB), Éber Machado (PSDC), Bocalom (DEM), Carlos Beirute (PR) e Francineudo (PSDB).

Publicidade

PADRINHOS_01


Apesar de Rio Branco está parcialmente destruída, nos bastidores dizem que Marcus Alexandre, o atual prefeito que entrou na Justiça para anexar o sobrenome Viana (ele jura que não foi por causa de seus mentores, os irmãos Viana) mas em homenagem à esposa Gilcélia Viana, é o favorito. Seus padrinhos, são os cardeais do PT do Acre, o senador Jorge Viana e seu irmão, o governador Sebastião Viana. Além do poder de articulação da família Viana, o prefeito vai contar com a máquina pública estadual e a ajuda preciosa do exército de cargos comissionados nomeados nos últimos meses.


PADRINHO_02


“Alô, meu povo”, este é o bordão da radialista e deputado estadual Eliane Sinhasique (PMDB), que chegou com a intenção de ser a candidata que vai aglutinar os votos dos partidos de oposição. Digamos que não é uma missão muito fácil para “pequena”, mas como diz o secular ditado popular: “quem tem boca vai a Roma”, a peemedebista fala muito, ela promete ocupar cada esquina da cidade para defender seu nome. O padrinho da radialista mais cricri é o deputado federal Flaviano Melo, o guru do PMDB, o político que foi duas vezes prefeito, governador, senador e coleciona mandatos de deputado federal.


padrinho_03


Ele quer se firmar como o candidato que não é oposição e muito menos situação. O deputado Eber Machado (PSDC) quer acabar com a polarização entre os partidos de oposição e a Frente Popular do Acre. O baixinho promete uma campanha diferente, trabalhando com propostas e deixando os ataques e denúncias em segundo plano. Combustível para abrir caminho entre os dois principais blocos políticos não vai faltar, já que o padrinho do homem da “terceira via” é o empresário Machado, dono de alguns postos de combustíveis na capital, um quase magnata do petróleo na terra de Galvez.


Padrinho_04


Os eleitores que anseiam pelo insistente “novo” também estarão representados no quadro de candidatos a prefeito de Rio Branco. Além de “novo”, o pré-candidato Francineudo Costa (PSDB) é o legitimo representantes da periferia, ele nasceu na Baixada, uma das áreas mais populosas da capital, inclusive, ele foi um dos candidatos mais bem votados no seu reduto na última disputa estadual. O jovem tucano chegou com a missão de substituir a professora Socorro Neri. O padrinho de Costa é o birrento deputado federal Major Rocha, o político que capitalizou os votos de oposição com seus discursos duros contra o PT.


PADRINHO_05


Uma candidatura que vai depender do coração é a do ex-prefeito de Acrelândia, Tião Bocalom (DEM). Ele manifestou a mesma incansável vontade das disputas anteriores para colocar mais uma vez sua candidatura na rua, mas tudo vai depender do estado de saúde de sua esposa Beth Bocalom, que sofre com uma doença degenerativa. Bocalom acredita que a doença poderá estabilizar, caso aconteça, ele vem com força total para mais uma vez tentar comandar os destinos da capital do Estado. Bom, o padrinho do nosso eterno candidato é poderoso. Em conversas anteriores, o líder do DEM confidenciou que seu padrinho é Deus.

Publicidade

PADRINHO_06


Na pré-candidatura do médico Carlos Beirute (PR), podemos dizer que fé não vai faltar. Um político experimentado e figura carimbada em várias disputas eleitorais, ajudando blocos políticos em importantes conquistas. Se depender deste otorrinolaringologista os eleitores não sofrerão com as doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Para encarar o desafio de chegar ao executivo municipal, Beirute terá como padrinhos, a missionária Antônia Lúcia (PR) e o e pastor Silas Câmara (PSD), que veio ao Estado organizar o bloco político dos republicanos que prometem abalar nas eleições. Vai na fé, Beirute. Amém.


Amigos_02Não existe briga entre Irailton Lima e Raimundinho da Saúde
Preocupado com alguns boatos de bastidores, o deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN) ligou para este blogueiro. O sindicalista fez um pedido especial: “Ray, meu amigo me ajuda. Os servidores estão achando que estou brigando com o Irailton”. O motivo foi a charge do secretário com uma garrafa de vinho com a foto de Raimundinho. Já que este blogueiro desenhou de uma forma que ninguém entendeu, vou tentar explicar escrevendo mesmo. O significado da charge é o seguinte: mesmo durante as festas de fim de ano, o deputado Raimundinho da Saúde, esteve presente nos momentos de alegria de Irailton, reivindicando uma data para a reabertura das negociações dos benefícios dos servidores. Espero que a explicação escrita tenha ficado melhor que o desenho. Se ninguém entendeu também estou novamente desenhando.


O povo fala
A nossa atualização de o povo fala de hoje é de um morador da Rua Buriti, no bairro Conquista. O leitor disse que não tem problema em revelar seu nome. As fotos foram encaminhadas por João Rodrigues de Alencar. “Bom dia, meu caro Ray, estou enviando as fotos da situação da rua Buriti, que apesar de ser localizada próximo de vias pavimentadas, nunca recebeu qualquer benefício da prefeitura ou deste tal programa Ruas do Povo. Como você pode observar nas fotos, nos últimos dias colocaram um asfalto engana besta na entrada da rua, mas ficou nisso. Encaminho ainda uma foto de um beco aqui próximo, onde os moradores convivem com um valão de esgoto a céu aberto. Pensa num cheiro horrível. Retratamos apenas uma pequena parte dos problemas do bairro Conquista”.


fala_01


A caravana do PR


PR_00
Os dirigentes do Partido da República (PR) estão organizando uma caravana para percorrer o interior do Acre neste final de semana. A presidente dos republicanos, Antônia Lúcia, juntamente com o deputado federal Silas Câmara e os prefeitos que assinaram filiação ao partido cumprirão agenda nos municípios de Manoel Urbano Urbano, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa. Além de fechar alianças com alguns candidatos a prefeito, os dirigentes do PR pretendem fazer novas filiações e oficializar pré-candidaturas majoritárias, entre elas a de Chicarlos, que deverá concorrer à prefeitura do município de Feijó. Em Cruzeiro do Sul, o PR deverá declarar apoio ao pré-candidato Ilderlei Cordeiro, do PMDB.


Musiquinha para os parlamentares pés de valsa
O blog de hoje traz um clip que vai agradar o gosto musical do senador Jorge Viana e do deputado federal Léo de Brito. Os petistas costumam fazer apresentações e deixar boquiabertos os frequentadores do forró do Senadinho, no centro de Rio Branco, com seus dotes de dançarinos. Acredito que esta letra vai de encontro ao ritmo favorito dos pés de valsa Brito e Viana. Aumentem o som, afastem os móveis e se esbaldem com mais esta megaprodução da música brasileira que não cansa de revelar brilhantes talentos.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido