Menu

Na entrevista do governador a araruta teve seu dia de mingau

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Perpétua vai à guerra


A segunda guerra mundial revelou estrategistas militares fabulosos como o general alemão Rommel, o general americano Patton, o general inglês Montegomery, entre outros. Mas, a partir de agora o Brasil não terá mais inveja no campo da inteligência militar. Estamos por cima da carne seca, com diz o ditado. A ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) acaba de ser nomeada pela Dilma como “Secretária da Defesa”, uma espécie de conselheira para assuntos militares. Novidade! Conheço a comunista como uma parlamentar federal muito atuante, mas não neste ramo. O Estado Islâmico que não ouse dar as caras pelo Brasil. Se vier ele, se lasca! Se provocarem, a nossa especialista em segurança nacional, Perpétua Almeida (foto), ela vai à guerra! E se o Evo Morales se encrespar ela toma Cobija e bota o Edvaldo Magalhães de interventor. Desde já sou candidato a correspondente de guerra no front boliviano.


Araruta teve seu dia de mingau


O batalhão de assessores de comunicação do governo fez algo interessante, a última entrevista com o governador Tião Viana. A idéia foi boa. Mas, com perguntas só feitas por jornalistas em cargos de confiança, ficou muito oficial. Entrevista tem de ser provocativa.


Crescem na provocação


Políticos como Jorge Viana e Tião Viana crescem na provocação e não no Vovô viu a uva.


A cara do Brad Pitt


Sobre uma foto postada pelo deputado Jenilson Lopes (PCdoB) se sentindo o clone do cantor sertanejo Xororó, chegou o e-mail: “o deputado Jenilson está mais parecido com um boliviano colha, do que com o Xororó”. Quanta maldade! Liga não, Jenilson você é a cara do Brad Pitt!


Acusações consistentes


O prefeito do Bujari, Tonheiro (PT), não tem muitas explicações a dar ao seu favor no processo de CPI que corre na Câmara Municipal pedindo a sua cassação. São fortes os motivos do relatório da CGU. E como não construiu uma base parlamentar, só tem um vereador ao seu favor.


Virou rotina


Virou rotina o prefeito de Assis Brasil, Betinho, ficar com as contas bloqueadas por não pagar o parcelamento de dívidas federais. Nem o repasse do ICMs que é destinado pelo Estado pode receber, o que o deixa sem condições de pagar a folha salarial. Culpa da sua natural inércia.


Desculpas esfarrapadas


A justificativa agora é que o governo demorou repassar o valor institucional da parcela do ICMs. Conversa fiada. Com a prefeitura inadimplente não adiantaria nada o valor cair ou não cair na conta. É o tipo de situação que o Betinho não vai resolver mudando de partido.


Avaliação política


A avaliação que os prefeitos estão fazendo para não entrar no PR é que em 2018 o grande protagonista da eleição presidencial será o PSDB, com a candidatura de Aécio Neves, o PR será um mero complemento. Por isso o recuo na decisão inicial de deixarem o PSDB.


Vida nada fácil


Os prefeitos do interior não terão vida nada fácil na acmapnha deste ano ao buscarem a reeleição. Todos se elegeram atacando os ex-prefeitos, taxando-os de incompetentes, e muitos estão fazendo uma administração tão ruim ou pior que os seus antecessores.


Fazendo campanha


Quem tem recebido candidatos a vereadores em sua casa é o Coronel PM Ulisses, numa articulação antecipada para ser candidato a deputado estadual em 2018. És temprano, Coronel!


Novo mandato


Não foi uma vereadora opaca, por isso acho que a Lene Petecão (PSD) tem cacife para tentar um mandato completo de vereadora, já que cumpriu um mandato-tampão, na vaga da ex-vereadora Eliane Sinhasique (PMDB), que se elegeu deputada estadual.


Jogadas no rio Acre


O Roque, presidente do PHS, ligou dizendo não haver vaga para o ex-deputado Helder Paiva ser candidato a vereador na eleição municipal de Rio Branco. Justificativa:  “joguei as fichas de filiação do PHS no Rio Acre”.


Procurando problemas?


O ex-deputado Walter Prado (PROS) já cumpriu vários mandatos, não disputou a última reeleição por problemas de saúde, tem a vida financeira estabilizada, e considero uma tremenda burrice ser candidato a vereador da Capital, que nada lhe acrescentaria.


Nome novo


Alguns empresários articulam o nome do diretor do Hospital Regional do Juruá, Marco Lima, como opção para ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. É ligado ao deputado federal César Messias (PSB). O certo é que o tempo avança e a FPA não definiu a sua candidatura.


Filiação é livre arbítrio


A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) não vai tornar o seu partido forte ameaçando não liberar suas emendas pendentes aos prefeitos que não se filiarem, até porque a filiação é de livre arbítrio. O prefeito de Porto Acre, Carlinhos da Saúde, fez uma opção de ficar no PSDB.


Entra como favorita


Caso não cometa uma burrada até a eleição, a vereadora Fernanda Hassem (PT), que foi a mais votada do município, entra como favorita na disputa da prefeitura de Brasiléia. A oposição não consegue se entender em torno de uma candidatura única.


Situação diferente


Para deputado federal, Chicarlos (DEM), teve cerca de 9 mil votos em Feijó. Nadou de braçada por ter sido o candidato do município. Não pense que para prefeito repetirá o feito. É outra eleição e num universo de vários candidatos regionais. Não se engane com a cor da chita.


Com que cara vai se apresentar?


O candidato a prefeito de Tarauacá pelo PDT, Chico Batista, apoiado pelo deputado Jesus Sérgio (PDT), não poderá nem atacar o prefeito Rodrigo Damasceno por ser do PT. Ninguém defende mais na Aleac o governo Tião Viana, que é do PT, que o deputado Jesus Sérgio.


Briga de correligionários


No máximo esta disputa pode ser vista como uma ação entre amigos do mesmo naipe político.


O bem amado


O PT está montando uma chapa de candidatos que não puderam ser abrigados em sua legenda para a disputa da Câmara Municipal de Rio Branco, no PSL. O presidente do PSL, Pedro Longo, é uma espécie de bem amado na cúpula petista.


Se virando nos trinta


Quem está em plena campanha na zona rural, visitando ribeirinhos, colonos, é o deputado Eber Machado (PSDC), numa mostra que não está entrando na corrida pela prefeitura de Rio Branco para ser um mero figurante. Dos candidatos da oposição é o mais ativo.


Descobriu a pólvora


A senadora Marina Silva (REDE) acaba de descobrir a pólvora: “A Dilma não tem mais liderança política no país”. Isso até frentista do Posto de Gasolina de Santa Rosa sabe de cor e salteado.


Cota dos malditos


É aquilo que o senador Fernando Collor (PTB) disse: “a Dilma vai terminar o mandato, mas não conseguirá levantar a cabeça”. Após deixar a presidência deverá entrar para a história como uma das piores presidentes que o Brasil já teve. Simplesmente um desastre.


Pau seco


A presidente Dilma é como pau seco, quando desaba leva quem esta perto para o chão. Conseguiu derrubar o prestígio popular do Lula, que em todas as pesquisas aparece perdendo para o Aécio Neves (PSDB) e para a Marina Silva (REDE), algo jamais previsto há bem pouco.


Sete chaves


Já perguntei a várias figuras da cúpula do PT quem será o candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul pela FPA. E todos com a mesma resposta: “quem vai definir é o Tião Viana”. Só que está só se limita a falar que será um “nome novo”. E o tempo vai passando.


Por que somente agora, depois do bem bom?


Todo dia o senador Sérgio Petecão (PSD) dispara críticas contra a BR-364, contra o então gestor Marcus Alexandre, contra o governador Tião Viana, contra o Jorge Viana, só que estas críticas estão chegando com muito atraso. Deveriam ter sido feitas no auge da construção, quando o PT o colocou como presidente da Assembléia Legislativa e era um dos principais aliados do Jorge Viana e do Tião Viana. E não se registra neste período nenhuma entrevista, declaração, uma leve crítica, contra a forma como estava sendo construída a BR-364, no trecho Rio Branco-Cruzeiro do Sul? Né, Petecão?


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.