Menu

No Acre, PR entra no tabuleiro político de 2016 como uma das maiores forças políticas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

PR_01Depois de reorganizado pela ex-deputada federal Antônia Lúcia, o Partido da República (PR) entra no tabuleiro político da disputa das eleições municipais 2016, como uma das maiores forças políticas do Estado. A sigla contará com a filiação de pelo menos cinco prefeitos que disputam a reeleição, além de diversas lideranças políticas espalhadas nos 22 municípios, todos com condições de disputar mandatos de prefeito e cadeiras nas câmaras municipais.


O deputado federal do Amazonas, Silas Câmara, que veio ao Estado para ajudar na organização dos diretórios municipais do PR destaca que o partido surge como uma terceira via, “nem é esquerda nem direita, não é oposição nem situação. O PR não nasceu para ser adversário de ninguém, ele nasceu para construir seu próprio espaço. Manda no PR os 22 diretórios que compõem o diretório estadual. Ele não tem um dono, aqui reina o consenso”.

Publicidade

Câmara destaca que sua presença na organização do PR no Estado e as adesões de diversas lideranças não estariam acontecendo através de barganha. “Sou deputado do Amazonas, o lugar que escolhi para viver, mas nasci no Acre, quero ver este Estado desenvolvido, com políticos comprometidos. Tentar atribuir este projeto do PR a uma pessoa é uma covardia muito grande, até porque como deputado do Amazonas não posso destinar emendas para o Acre”.


Segundo Silas Câmara, os políticos que aderiram ao PR estariam se sentindo tolhidos nos seus antigos partidos, não podendo participar e opinar nas decisões sobre os rumos políticos das siglas. “Mandatos a parte, são lideranças que sonham com renovação. O PR quer fazer uma renovação e construir uma vida nova. Chega de esquerda e direita, precisamos enobrecer o jogo. Vamos construir algo realmente novo, ouvindo e dando voz a todo mundo”, enfatiza.


A ex-deputada Antônia Lúcia, afirma que o primeiro grande desafio do PR será nas eleições deste ano. “O que nós queremos é em outubro de 2016, avaliar este trabalho que está sendo construído a muitas mãos e prosseguir com um projeto de renovação para 2018. Também queremos que os filiados do PR tenham um endereço, um local para que possamos ouvir o choro, compartilhar alegrias. Um endereço fixo para a pessoa se sentirem em casa”, ressalta.


De acordo a presidente do PR, “estamos tentando agregar pessoas que estavam em descrédito com os líderes de suas agremiações, quando o interesse dos antigos partidos era de simplesmente depreciar a liderança, o PR vai valorizar. Esta tática de isolar líderes do interior, nós observamos nos dois blocos que polarizam a política do Acre. Precisamos deixar a política pequena em segundo plano, ouvindo quem conhece os anseios do povo”, diz Antônia Lúcia.


O presidente da executiva municipal de Rio Branco, o médico Carlos Beiruth disse que “a grande vantagem do PR é a possibilidade de dialogar dentro de um padrão democrático naquilo que se pode melhorar . Política se constrói com qualquer pessoa que tenha vontade de trabalhar pela coletividade. Você vai moldando, dando condições didáticas para que esta pessoa se torne um bom político. Vamos trabalhar sem imposição e sem cerceamento de opinião”.


Os dirigentes do PR organizaram um almoço para apresentar alguns dos novos filiados. O secretário-geral da sigla, Paulo Ximenes afirma que o partido não tem rejeição ao diálogo com qualquer sigla. “O PR não será um partido onde as decisões acontecem de cima para baixo. A decisão vai partir da base nos municípios. Em política pode tudo desde que preserve a ética, a coerência das alianças e os interesses da população que é o foco principal”.


Paulo Ximenes informa que entre os novos filiados do PR estão os prefeitos Ale Araújo, de Manoel Urbano; Roney Firmino, de Plácido de Castro; André Hassem, de Epitaciolândia; Betinho, de Assis Brasil; Rivelino, de Santa Rosa; Carlinhos, de Porto Acre. O vice-prefeito de Acrelândia, José Donizete, o ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, o ex-vereador Edmar Rodrigues também se filiaram ao PR que recebeu adesões de políticos de partidos de oposição e situação.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido