Menu

Depois de ser considerado um dos piores, IFAC faz ponderações sobre avaliação do MEC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A pró-reitora de ensino substituta do IFAC, Paola Alvarez, fez ponderações sobre o desempenho da instituição, considerada uma das piores de nível superior do Brasil, segundo o Ministério da Educação.


034f6c75-ef74-4774-923b-01de1c993252

Depois de ser considerada uma das piores do ensino superior do Brasil, IFAC faz ponderações sobre avaliação do MEC

Publicidade

A pró-reitora informou que o IGC, Índice Geral de Cursos, não é um indicador “isolado” para aferir a qualidade do ensino.


Para ser “reprovada”, uma instituição precisa ficar abaixo da faixa 3 do IGC, que vai de 1 a 5 e é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país. O IFAC obteve média 2.


“É uma avaliação que considera apenas o ENADE. Não havia passado ainda pelo processo de reconhecimento de curso. O processo de reconhecimento de curso é bem mais amplo. Ele envolve visitas in loco, ele envolve a verificação minuciosa a partir de indicadores. Nós já tínhamos ciência que esse poderia não vir o indicador que demonstrasse de forma holística toda nossa estrutura, todo um trabalho que nós tínhamos desenvolvido, tínhamos consciência sobre isso. Queremos esclarecer a nossa comunidade que o IGC é um dos principais indicadores, mas ele não é o indicador isolado de qualidade. Ele não pode ser verificado de forma isolada. Ele se refere a um tempo. Este agora se referiu de 2012 a 2014, assim como nós teremos agora em 2016 o IGC que vem de 2013 a 2015. Aí nós já teremos colhido os frutos desses nossos cursos que já estarão bem melhor avaliados”, disse a pró-reitora.


Como notas 1 e 2 são insuficientes e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC. Uma das medidas possíveis, por exemplo, é a proibição de novos vestibulares até que a instituições aponte soluções para melhora do desempenho.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido