fbpx
Conecte-se agora

Camisa 10

Publicado

em

Ando relendo por esses dias um livro sobre os maiores camisas 10 do futebol brasileiro. Livro de autoria do jornalista Marcelo Barreto, publicado pela editora Contexto, no ano de 2010. São onze os virtuoses listados pelo jornalista. Onze jogadores tão brilhantes que até pareciam mágicos com a bola grudada nos seus pés!

A lista começa com Zizinho, jogador da década de 1940, e acaba com Kaká, que hoje joga nos Estados Unidos, além de fazer as vezes de reserva na seleção do Dunga. Entre o primeiro e o último aparece na lista do Marcelo Barreto craques da estirpe de Pelé (o maior de todos), Ademir da Guia (o chamado “Divino”), Rivelino, Dirceu Lopes, Zico (o “Rei da Gávea”), Raí, Neto, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.

Os torcedores mais jovens talvez só conheçam o Ronaldinho Gaúcho dessa turma aí. E ainda assim um Ronaldinho já em plena decadência. A esses eu advirto que não se trata do mesmo jogador. A mesma pessoa sim, o mesmo jogador não. Mas para esses existem os filmes. Dá pra saber tudo da maioria dos que não foram vistos.

Como toda lista, essa também pode ser posta em xeque, de acordo com quem toma conhecimento dela. Cada um de nós entende, certamente, que ficou faltando esse ou aquele jogador. O próprio Barreto cita alguns que não entraram na lista, mas que bem poderiam ter entrado. Casos do Zenon, do Dicá, do Juninho Pernambucano, do Sócrates… Mas que todos os listados foram craques, isso não se pode negar não!

Vou passando pelas páginas do livro e os mesmos sentimentos que se apossaram de mim quando da primeira leitura surgem outra vez. Sentimentos opostos: um tanto de felicidade e outro tanto nostalgia. Felicidade por ter tido a oportunidade de ver a maioria deles em ação. Nostalgia porque não consigo, por mais que eu me esforce, ver ninguém como eles nos tempos atuais no futebol brasileiro.

Diga aí, você que chegou até esse ponto desta crônica: existe algum sujeito que veste a camisa 10 no futebol brasileiro de hoje com a capacidade de jogar igual (ou semelhante) aos citados na lista do Marcelo Barreto? Existe? Ou então, diga aí: existe algum menino nas divisões de base que poderá, eventualmente, chegar a esse nível?

Lucas Lima, do Santos? Jadson, do Corinthians? Ganso, do São Paulo? Sim, concordo, ótimos jogadores. Mas nem de longe parecidos àqueles camisas 10 do livro do Barreto. A rigor, de acordo com o meu juízo, fora de série no futebol brasileiro dessa segunda década do século XXI, só mesmo o Neymar. Mas este, independente do número às suas costas, é muito mais um finalizador do que qualquer outra coisa.

É isso, meus caros leitores. Se a gente considerar que nas seleções de base também não se vê nenhuma promessa de camisa 10 acima de qualquer suspeita, então talvez se possa dizer que este seja um produto raro no futebol brasileiro. Animal em risco de extinção. Conclusão imediata: não existe sinal de luz no fim do túnel. Eita!

 

 

Propaganda

Cidades

Xapuri e Independência FC fazem parceria para a disputa do Acreano 2020

Publicado

em

O futebol xapuriense voltará à 1ª divisão do Campeonato Acreano depois de três anos da última participação da Amax – Associação de Militares e Amigos de Xapuri, que manteve durante alguns anos uma equipe na disputa da competição profissional.

A iniciativa se dará por meio de uma medida inédita. Sem a intenção de disputar o certame em 2020, o Independência Futebol Clube vai emprestar a camisa para uma equipe formada por jogadores de Xapuri, com o apoio da prefeitura do município.

A parceria foi apresentada a atletas e pessoas ligadas ao futebol na cidade em uma reunião realizada na noite desta terça-feira, 14, na sede da Fundação Municipal de Cultura e Desportos, localizada nas dependências do estádio municipal Álvaro Felício Abraão.

Participaram do encontro o presidente do clube da capital, José Eugênio de Leão Braga, conhecido como Macapá, o treinador Illimani Suarez, o prefeito Ubiracy Vasconcelos, presidentes dos times de futebol locais e atletas interessados no projeto.

Na reunião, foram explicados os termos da parceria e as exigências da CBF para a inscrição de jogadores no profissionalismo. Illimani Suarez, que não treinará a equipe que disputará o campeonato, afirmou que a parceria representa uma oportunidade para os atletas do município que tem uma bela história no futebol amador.

“Daqui saíram muitos nomes para o futebol acreano e a cidade continua a ser um celeiro de bons jogadores. Valorizando-se essa prata da casa e trazendo alguns nomes de fora, caso necessário, é possível sonhar com o campeonato ou o vice-campeonato que garantem duas vagas para a Copa do Brasil e Série D”, disse.

O Independência entrará apenas como o nome e a camisa, ficando por conta da prefeitura todos os encargos da participação da equipe no campeonato deste ano. O presidente Macapá disse que o objetivo é manter o Independência vivo e disputar o campeonato de igual para igual com as outras equipes.

“Nós temos um compromisso com antigos companheiros, sócios do clube, já falecidos, de não deixar o Independência morrer. E nós não queremos disputar o campeonato simplesmente por disputar, para fazer artilheiros para os adversários, queremos disputar de igual para igual, buscando a classificação para as competições de nível nacional”, afirmou.

O prefeito Ubiracy Vasconcelos considera que a parceria é uma realização possível e que tem o objetivo de proporcionar um horizonte para os atletas do município. Segundo ele, os gastos estão dentro da realidade e têm um retorno garantido, do ponto de vista do investimento no sonho de muitos jovens xapurienses em ser jogadores de futebol.

Uma comissão técnica será formada para definir o grupo de jogadores que vai representar o “Independência xapuriense” na competição acreana. Toda a parte burocrática junto à CBF ficará por conta da direção do tricolor acreano.

Campeonato Acreano

O Campeonato Acreano de 2020 será disputado por 10 equipes. No grupo A estão Atlético Acreano, Rio Branco, Plácido de Castro, Andirá e São Francisco. Na chave B estão Galvez, Independência, Vasco, Humaitá e Náuas.

O jogo de abertura do estadual deste ano será entre Atlético Acreano, atual campeão, e o São Francisco, a partir das 15h do próximo dia 2 de fevereiro. No mesmo dia, o Galvez enfrenta o Náuas, às 17h.

A sequência da primeira rodada ocorrerá no dia 6 (quinta-feira), na Arena Acreana, com Rio Branco x Andirá (17h30) e Independência x Humaitá (19h30).

De acordo com o regulamento deste ano, no primeiro turno as equipes do grupo A enfrentam as do grupo B, classificando-se os dois melhores de cada chave para as fases semifinal e final.

No returno, os times jogam dentro dos próprios grupos, mas os dois clubes com as piores campanhas no primeiro turno ficam fora da disputa, restando apenas oito times na competição.

Na decisão deste ano, haverá saldo de gols como critério, ao contrário do que aconteceu na temporada passada.

Continuar lendo

Cotidiano

Weverton diz que torcida palmeirense cresceu muito no Acre com sua chegada

Publicado

em

O goleiro acreano Weverton disse neste sábado (26) ao Fox Sports que depois que começou a jogar no Palmeiras a torcida do clube paulista cresceu muito no Acre.

“Com certeza hoje as pessoas torcem muito mais para o Palmeiras no Acre. É uma região que tem muito palmeirense. Independente de time e de outras equipes, mas a torcida de lá é maior por eu representar também”, disse o goleiro.

Contratado no final de 2017, Weverton conquistou a titularidade em pouco mais de quatro meses no time paulista e o primeiro título logo em 2018. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o arqueiro foi o titular absoluto na campanha do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com um vasto leque de partidas com a camisa do Palmeiras, um jogo em especial não sai da cabeça de Weverton. Justamente o confronto do título, no Rio de Janeiro. “A vitória mais emocionante foi a partida contra o Vasco, quando fomos campeões e pude comemorar meu primeiro título com a camisa do Palmeiras”. Na tarde de 25 de novembro de 2018, o triunfo por 1 a 0 com um gol de Deyverson, deu o 10° título brasileiro ao Verdão.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Leia Também

Mais lidas