Menu

Pesquisar
Close this search box.

Feira do Peixe começa dia 19 na Ceasa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco, o Governo do Estado do Acre e o Governo Federal, realizam a 4ª edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar Natalina, no período de 19 a 22 de dezembro de 2014, na Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA). A expectativa é que sejam comercializadas 20 toneladas de pescado e 100 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros, proporcionando geração de trabalho e renda, além de melhoria na qualidade de vida aos empreendedores envolvidos com o evento. As feiras temáticas, segundo avaliou o secretário municipal de Agricultura e Floresta, Mário Jorge Fadell, já são tradição em Rio Branco e consolidam um modelo de desenvolvimento da agricultura familiar através dos programas federais, estaduais e municipais. O evento conta com atendimento em saúde e atividades culturais promovidos, respectivamente, pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e Fundação Garibaldi Brasil.


São esperados R$500 mil de movimentação financeira com participação de 50 produtores familiares, 20 piscicultores, 23 empreendimentos da economia solidária e empresas privadas. No dia 19, sábado, a venda de peixe e outros produtos começa às 3h30 e às 7h será feita a abertura oficial com a presença do prefeito Marcus Alexandre e da governadora em exercício Nazaré Araújo e outras autoridades. A comercialização do pescado e de produtos hortigranjeiros terá início todos os dias às 3h30mim e vai até às 18h.

Anúncios


O objetivo geral da feira é promover a exposição e comercialização do pescado e de produtos hortigranjeiros a um preço acessível à população, proporcionando a melhoria da renda aos produtores, piscicultores e comerciantes.


O evento será marcado por atrações culturais como músicas regionais, apresentação de grupos de dança e outros. A feira contará também com atendimento básico de saúde, programas de assistência social, campanhas educativas de saúde e de alimentação saudável.


O público participante são os piscicultores, agricultores familiares, associações de produtores, cooperativas, empresas privadas comerciantes, atacadistas da CEASA, instituições parceiras, empreendimentos solidários e população em geral.


O evento, segundo reafirmou Fadell, proporcionará trabalho, renda, aprendizagem e interação entre os atores e o público envolvido. Dezenas de produtores estarão ofertando mais de 20 toneladas de pescado. Produtores familiares de diferentes comunidades estarão comercializando, conforme já citado, dezenas de toneladas de produtos hortigranjeiros juntamente com os atacadistas da CEASA. Na Praça de Alimentação terá disponível um cardápio variado da culinária amazônica, tendo como prato principal o pescado.


A feira contará com tendas para limpeza do peixe, tendas para expositores e Espaço Institucional, e uma tenda de atendimento básico de saúde. A comercialização do pescado será ao lado do Mercado do Produtor. São parceiros o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), SEBRAE, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL), Associação dos Pescadores do Bujari (Pró Peixe), Hernandes Acre LTDA, RECOL, Granja Carijó, FETACRE, CUT, Kia Motos, DETRAN, Grupo Star, RBTRANS, SENAR, FAEAC, CONAB, COOPEL, e Fórum Acreano de Economia Solidaria, SESI.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido