Menu

Pesquisar
Close this search box.

Oposição poderá se unir por candidatura única em Sena Madureira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Existe a perspectiva de que os partidos de oposição ao Governo do PT no Acre consigam lançar uma única candidatura em Sena Madureira, em 2016. As informações me foram dadas pelo ex-deputado estadual Mazinho Serafim (PMDB). Ele tem se encontrado frequentemente com todos os pré-candidatos de oposição do município e me garantiu que chegaram a um consenso de que quem vai definir o nome a representar os oposicionistas será uma pesquisa de intenção de votos. Perguntei a ele se todos já aceitaram a proposta e a resposta foi positiva. Sena tem nomes fortes e conhecidos na disputa, a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB), o deputado estadual Gehlen Diniz (PP) e o próprio Mazinho. Indaguei ainda ao ex-deputado se na hora H quando sair o resultado da pesquisa alguém não vai voltar atrás e quebrar o acordo. Mazinho acredita que isso não vai acontecer porque estão de acordo com o Instituto que fará a sondagem e que o resultado será confiável.


Articulador

Anúncios


Mazinho tem sido o propositor da união das oposições em Sena. Nos mais recentes dias já se encontrou na sua fábrica de beneficiamento de castanhas com Toinha Vieira e, neste sábado, 12, o visitante foi o deputado Gehlen Diniz, com quem tomou café da manhã.


Um exemplo de coerência


Se o resultado dessas articulações em Sena se adiantarem e der resultado positivo poderá servir de exemplo para outros municípios. Pelo fato de só haver segundo turno em Rio Branco, a união é fundamental para oposição eleger seus candidatos no interior.


Papéis invertidos


Por outro lado, quem poderá sair rachada na disputa de Sena é a FPA. O atual prefeito Mano Rufino (PSB) é candidato natural à reeleição. E a publicitária Charlene Lima (PV) também já garantiu que não abre mão da sua candidatura.


Das telas para o Senado


Leio que o Dr. Hollywood (PEN) e o modelo acreano Marcelo Bimbi podem ser candidatos ao Senado pelo Acre. Sinceramente só posso concluir que pretender representar o Acre no Parlamento Maior Brasileiro virou brincadeira.


Jogo de Cena


Não conheço nem o Bimbi e nem o Hollywood. Mas se participar de reality show e atender estrelas for qualificação para almejar uma cadeira de senador então realmente a nossa política está desacreditada. Será que o Acre não tem nomes melhores para representá-lo no Congresso Nacional?


Ninguém quer


O fato é que as pessoas sérias querem ficar longe da política que virou símbolo de “negócio sujo”. A maneira que as coisas se desenrolam politicamente no Brasil se tornou propícia ao oportunismo. Não importa a qualidade, mas a popularidade, mesmo que seja vazia.


A volta do macaco Tião


No Rio de Janeiro o povo cansado, nos anos 80, de tanta roubalheira votou em massa num simpático macaco do zoológico da cidade. O voto eletrônico impede esse tipo de manifestação. Mas facilita o apoio às candidaturas escatológicas.

Anúncios


Quem não se lembra


Em Rio Branco mesmo já aconteceu recentemente esse tipo de manifestação de protesto. Quem não se lembra da eleição do vereador Cabide? Sem esquecer que atualmente o deputado federal mais votado do Brasil é literalmente um palhaço, o Tiririca (PR), que aliás faz um mandato bem avaliado.


Bom investimento


Por falar em Senado, Sérgio Petecão (PSD) está destinando emendas para a UFAC oferecer cursos em Senador Guiomard. Ele perguntou a minha opinião sobre o atual reitor Minoru Kimpara. Muito além de qualquer associação política e partidária considero Minoru qualificado. Está fazendo um bom trabalho na UFAC.


Patrulha ideológica


Nos anos 70 e 80 havia uma vigilância da esquerda em relação aos políticos com tendências à direita. Agora, com o descrédito da esquerda e os vários casos de corrupção do PT e associados o papel se inverteu. Os direitistas vigiam os personagens da esquerda. É o ciclo natural da política e da vida.


Desperdício


Particularmente acho que não importa se alguém é de esquerda ou de direita. Mas sim se tem capacidade para representar a população e compromissos com as causas sociais. Ninguém pode ser julgado por opção religiosa, sexual ou política. Se perdem bons gestores e parlamentares por questões ideológicas.


Mundo cor de rosa


Fazia tempo que eu não entrava no Twitter. Esses dias lendo as postagens do pessoal do PT nessa rede social fiquei estarrecido. Parece que vivem ainda num Brasil em que o PT dava as cartas, mandava e desmandava. Não perceberam ainda o que está acontecendo no país e nem os motivos porque isso está acontecendo.


Donos do tempo


Uma das postagens pedia para se mudar novamente o horário do Acre. Isso mesmo, para voltar aquele do então senador Tião Viana (PT) derrotado num Referendo popular. A postagem dizia que o atual horário é o motivo de atraso do Acre em relação ao resto do Brasil. Se fosse isso mesmo seria muito fácil resolver o problema de “atraso” econômico e social do Estado.


O pior cego é aquele que não quer ver


Tem gente que ainda não entendeu que o PT perdeu muito da sua força. Não elegerá mais quem quiser e nem mudará as coisas conforme a sua conveniência. Quase perderam a eleição do Tião Viana, em 2010, para um candidato “quebrado” por conta dessa questão do horário. Em 2014, a vitória só veio no segundo turno, ainda assim muito apertada. O Brasil enlameado com denúncias de corrupção que envolvem diretamente o PT. Será que as pessoas não enxergam o que está acontecendo? Não têm humildade para fazer uma autocrítica e mudar o rumo das coisas? A verdade é que o PT atualmente luta para sobreviver e manter o poder. O discurso de esquerda socialista caiu em descrédito por conta da roubalheira justamente para ganhar seguidas eleições. Poucos ainda acreditam na inocência dos petistas que comandam o país e o Acre. Reconheço que existem bons políticos no PT, assim como nos outros partidos de oposição, mas essa hegemonia e maniqueísmo caíram por terra com a corrupção desenfreada. O PT não é o mais o bem lutando contra o mal porque caiu em tentação. Se elegeram para fazer diferente, mas fizeram exatamente igual aos outros partidos que afundaram o país num mar de corrupção, roubalheira e injustiça social.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido