Menu

Pesquisar
Close this search box.

Dupla Identidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nossos congressistas votam “não” ou  “sim”, dependendo da votação ser aberta ou secreta


Narciso Mendes*

Anúncios


Quando foram instados a decidir pela manutenção ou pelo relaxamento da prisão do senador Delcídio do Amaral, nossos senadores expuseram o transtorno dissociativo de identidade a que sempre estiveram submetidos. A provar que sim, enquanto as longas discurseiras iam se arrastando, à pretexto de determinar como deveria se processar a votação, se aberta ou secreta, nossos senadores iam revelando a fragilidade das suas convicções políticas, e quem sabe até, as de ordem moral. Quanta desfaçatez!


. Enfim, como confiar numa Casa parlamentar, tida e havida como a mais importante da nossa e em qual outra República, se seus integrantes, majoritariamente, votam “sim” ou votam “não’, dependendo de se expressarem aberta ou secretamente? É disto que precisamos tratar!


Nada contra a decisão do STF-Supremo Tribunal Federal, até porque, o crime imputado ao senador Delcídio do Amaral foi de tal ordem que sua prisão tornou-se inevitável. Aliás, sem precedente em toda a nossa história.


Daí a pergunta que se impõe: quantos senadores teriam votado a favor do relaxamento da prisão do senador Delcídio do Amaral se a decisão houvesse se dado via voto secreto? Muito provavelmente, a grande maioria deles. Mas não por força de suas convicções, até porque, quem as tem, ao invés de escondê-las, optam para expô-las.


. Na Câmara dos Deputados, o absurdo é ainda mais extravagante. Lá, o seu próprio presidente, deputado federal Eduardo Cunha, está correndo o risco de ter o seu mandato parlamentar cassado. Ainda assim dele, e somente dele, depende a abertura de qualquer processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A que ponto chegou a nossa República!


Os exemplos acima citados bastariam para revelar o quanto nossa República foi e continua sendo muitíssima maltratada. Digo “continua”, porque, nunca lhes fora dado o devido e indispensável tratamento. E o pior: enquanto se mantiver o presidencialismo de coalizão vigente em nosso país, somente à base das mais espúrias negociatas, os governantes, particularmente, o presidente de nossa República só conseguirá compor a maioria parlamentar que precisa.


. Nossas crises não surgiram por geração espontânea, e sim, como resultado de décadas e décadas de maus tratos a que fora e continua submetida. É isto que nossa sociedade precisa entender


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido